Viajando com seu bebê de ônibus? Fique de olho nessas dicas!

viajando com bebe de onibus

Viajar com um bebê de ônibus pode parecer um desafio, mas temos aqui algumas boas dicas! A maioria dos pediatras já permite que bebês a partir do terceiro mês de vida viagem porque esse é o período máximo recomendado para tomar as principais vacinas do calendário.

Mas antes, você deve saber que não há uma recomendação específica sobre viajar com seu bebê no ônibus, como existe no caso dos veículos particulares em que é obrigatório o uso de cadeirinhas ou assentos de elevação.

Sabe por quê? Geralmente bebês e crianças de até seis anos incompletos viajam no colo dos responsáveis e não pagam pela passagem.

Lembre-se de tomar os cuidados para se proteger da COVID-19. Manter distância, higienizar as mãos e usar máscara. A Organização Mundial de Saúde sugere que crianças menores de 5 anos não necessitam usá-las.

1. Documentos

Documento de identidade

Muitas vezes com poucos meses de idade os bebês ainda não têm carteira de identidade. Nesse caso, apresente a certidão de nascimento original ou uma cópia autenticada, junto com os documentos pessoais dos pais.

Entretanto, para viajar com um bebê de ônibus com parentes ou amigos, sem a presença dos pais, além dos documentos da criança, os responsáveis devem apresentar obrigatoriamente uma autorização dos pais. Saiba que este documento pode ser feito em postos de atendimento do Juizado de Menores, presentes muitas vezes nas próprias rodoviárias.

Isso também é válido para pai ou mãe que irão viajar sozinho com seu bebê, sem a presença do outro.

2. Suprindo as necessidades do seu bebê

Necessidades do bebê

Calcule uma média do quanto gastará de fraldas e leve na mala de mão juntamente com outros ítens que ele precisará durante a viagem, como mamadeira ou papinha, trocas de roupa para todas as temperaturas e até mesmo uma touca, pois normalmente o ar condicionado dos ônibus fica ligando ao longo de todo o percurso.

Além disso, inclua uma manta ou cobertor para mantê-lo aquecido. Na mala não se esqueça de levar sabonete, xampu, creme para assaduras, lenço umedecido e trocador portátil.

Portanto separe muitas fraldas e toalhas e não se esqueça de levar o bebê ao pediatra antes da viagem para verificar medicamentos que devem ser levados. E, finalmente, amamente ou dê a mamadeira antes e durante a viagem.

3. Cuidados na estrada

Cuidados na estrada

Primeiramente, os bebês de até seis meses são transportados facilmente no colo dos pais, não havendo a necessidade de comprar um assento extra para eles.

A dica para que o cansaço de carregar o bebê durante a viagem seja amenizado é usar o sling. Além disso, prefira a poltrona do corredor, assim você poderá circular com mais facilidade para ir ao banheiro ou pegar uma mala.

Decerto, outra precaução é afivelar o cinto de segurança apenas no adulto porque em caso de uma freada brusca, se o cinto estiver preso ao adulto e ao bebê, o peso do pai ou da mão pode machucar a criança.

4. Desfrute o tempo com seu bebê de ônibus

Pequenos momentos tão preciosos

Acima de tudo, a viagem com o seu bebê de ônibus é uma oportunidade para ficar bem pertinho dele. Esses pequenos momentos são tão preciosos que ficarão guardados para sempre no seu coração e na sua memória!

Dica CheckMyBus

Dica CheckMyBus: Baixe agora GRÁTIS o aplicativo CheckMyBus!

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

Para mais informações, como por exemplo, sobre o que fazer em caso de atraso ou cancelamento da sua viagem, confira em Direito dos passageiros.

Compartilhe este post:

110 Comments

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Bom dia Leonardo!
      Viajar com criança pequena não é fácil mas também nao é impossível! Para uma viagem longa como essa, leve tudo o que seu filho irá precisar como comida, bebida, fraldas, chupeta, mamadeira, manta e até uma touca por causa do ar condicionado. Leve também algum brinquedo para distraí-lo. Seu filho pode viajar no colo gratuitamente. Se seu plano é viajar mais confortavelmente e com segurança, recomendamos que você realmente compre uma passagem extra para poder acomodá-lo numa cadeirinha na poltrona ao seu lado. Siga nossas digas no nosso blog! Esperamos ter ajudado!
      Espero que dê tudo certo e tenha uma ótima viagem,
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Patricia Reis Antunes

    Bom dia…
    Tenho um filho de 4 anos e 10 meses e o pai quer fazer uma viagem com ele de aproximadamente 8 horas . Ele (o pai) quer levá-lo no colo. Fiquei preocupada com a segurança e falei que seja usada a cadeirinha no onibus de viagem, que apesar de menos confortável, acredito ser mais segura. Gostaria de saber se tem alguma regra e opinião de vocês sobre o que seria mais correto. Obrigada…

    • cmbblogadmin

      Bom dia Patrícia e obrigado por nos escrever.
      Viajar com criança pequena não é fácil mas seu filho pode viajar no colo gratuitamente e você pode usar o cinto em você, mas realmente não é o mais adequado. Se seu plano é viajar mais confortavelmente e com segurança, recomendamos que você realmente compre uma passagem extra para poder acomodá-lo numa cadeirinha na poltrona ao seu lado. Mas ainda tenha cuidado o ideal é que o ônibus tenha o cinto de três pontos, por isso recomendamos que você entre em contato com a empresa de ônibus para saber.
      Esperamos ter ajudado!
      Espero que dê tudo certo e tenha uma ótima viagem,
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Gracie

    Oi. Ganhei uma viagem de excursão pra praia serão 11h de viagem. Gostaria de levar meu bebê de 8 meses. Oq vc me sugere? As vezes penso em desistir… Sou medrosa, me dê dicas por favor

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Gracie, bom dia!
      Viajar é sempre uma oportunidade de ver coisas novas! Claro que viajar com um bebê pode parecer um desafio, mas o segredo é planejamento! Leve com você tudo o que seu bebê precisa para se sentir confortável: leite, papinha, água, uma manta e algum brinquedinho para se distrair. Além disso, levar o bebê conforto também pode ser uma vantagem para vocês dois se sentirem mais confortáveis. Certifique-se de instalar o bebê conforto direitinho no assento do ônibus. Verifique também os documentos, seu e do seu bebê (autorização por escrito do pai) que você precisa levar na viagem. E lembre-se, o principal ele já tem que é você!
      Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Carolina,
      Crianças com menos de seis anos viajam no colo dos responsáveis gratuitamente. Se você prefere levar seu bebê no bebê conforto e usar a poltrona do seu lado, recomendamos que você compre uma passagem para ele também. Veja mais sobre outras perguntas frequentes sobre viagem de ônibus em nossa página abaixo:
      https://blog.checkmybus.com.br/info-onibus/onibus-faq/
      Obrigado pela mensagem e desejamos a você uma ótima viagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

        • Avatar photo

          CheckMyBus Suporte

          Olá José!
          Sim, com certeza seu bebê pode viajar com vocês. Caso ele vá no colo, a viagem será gratuita. Se for colocá-lo em um bebê conforto e usar uma poltrona afivelando o bebê conforto com o cinto de segurança, vocês precisarão pagar uma passagem. Para fazer uma viagem tranquila dê uma olhada nas dicas do nosso blog e se precisar de mais alguma informação é só escrever novamente!
          Obrigado por sua mensagem!
          CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Cissa

    Tenho uma bebê de dois anos e pretendo viajar de ônibus com um assento para ela. É seguro usar o cinto de segurança do assento normal do ônibus para uma criança de dois anos? Obrigada

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Bom dia Cissa,
      Nesse caso, asegure-se de fixar o cinto de segurança do ônibus no assento da sua bebê – assim como fazemos nos carros. Essa é a forma correta e bem segura para ela viajar! Desejamos uma ótima viagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Nina Rosa

    Olá bom dia , meu filho tem 19 dias de nascido e foi um parto normal, vou viajar de ônibus pra minha cidade e é cerca de 19 horas , já comprei a passagem e tudo , ao chegar pra embarcar podem me impedirem por causa que meu bebê é novinho?

    • cmbblogadmin

      Bom dia Nina,
      Se você e seu bebê não tem nenhum problema de saúde e realmente precisam viajar, um recém nascido pode viajar de carro, ônibus ou trem alguns dias depois de nascer com os devidos cuidados. Algumas dicas estão temos em nosso blog.
      Entretanto, recomendamos que entre em contato com o pediatra e com o médico que a acompanha no pós parto para pedir uma orientação e também verificar quais os riscos de uma viagem tão longa.
      Espero que dê tudo certo e que vocês tenham uma viagem bem tranquila!
      Também siga-nos no Facebook e qualquer coisa, por favor basta nos escrever.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Karina

    Olá eu tenho uma viajem para fazer mês que vem mais ainda estou com umas dúvidas por ser minha primeira viajem com minha filha de 5 anos
    1 dúvida é obrigatório o uso do assento elevado no ônibus?
    2 dúvida é no caso eu preciso de alguma autorização judicial mesmo sendo mãe para viajar cm minha filha?

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Karina, bom dia!
      O assento elevatório não é obrigatório, mas ele garante mais segurança para a criança, que também deve usar o cinto de segurança caso ela viaje numa poltrona para ela. Lembre-se que a lei garante a viagem gratuita para crianças com até cinco anos de idade, se forem sentadas no colo. Sobre os documentos: sim, você vai precisar da assinatura do pai da sua filha para poder viajar sozinha com ela.
      Esperamos ter ajudado. Procure o guichê da empresa de ônibus com que você irá viajar ou entre em contato por telefone para se informar como fazer este documento.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Kellyn

    Vou fazer uma viagem de aproximadamente 8 horas e quero comprar a passagem da minha filha de 2 anos pois acho perigoso ela ir no colo sem sinto de segurança. Porém minha dúvida é se o sinto da poltrona seria seguro para uma criança pequena. Ou devo leva-la no colo presa a mim num sling? Como tornar a viagem o mais segura possível para ela?

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Oi Kellyn, bom dia.
      O melhor realmente é que seu filho viaje em uma cadeira para ele, usando o cinto de segurança. Entre em contato com a empresa e pergunte sobre a possibilidade de usar a cadeirinha do carro no banco do ônibus. Se isso for possível fixe cadeirinha com o cinto de segurança. Se ainda tiver alguma pergunta escreva para a gente novamente!
      Obrigado por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

      • cmbblogadmin

        Bom dia Milene,
        Obrigado pelo seu comentário.
        Poderão viajar sem pagamento de passagem e desde que não ocupem assentos todas as crianças MENORES DE 06 (seis) ANOS, ou seja, crianças com até 5 (cinco) anos, 11 meses e 29 dias.
        Lei n° 14.834/2016, inciso XVI, do art. 22, que trata dos direitos do passageiros.
        Se precisar de alguma coisa entre em contato conosco novamente.
        Siga nos também no Facebook para outras informações de viagens de nosso blog e ofertas de passagens.
        CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Claudete Lopes

    Boa noite!
    Minha prima ganhou bebê a 25 dias e foi cesarea. Esta querendo ir de Campinas para Rondônia. .. São três dias de viagem. Já tentamostrou falar pra ela não ir, esperar mais uns meses . Mas ela não aceita opiniões. A risco dela esta semi operada e com bebênfase de dias em uma viagem de três dias. Detalhes a bebê só chora. Acho que além do perIgor a o incômodo aos outros passageiros. .. Gostaria de uma orientação pra passar pra ela entender.
    Obrigada

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Claudete, bom dia.
      Entendemos sua preocupação. O melhor que podemos recomendar seria que sua prima entrasse em contato com o pediatra e com o médico que a acompanha no pós parto para verificar quais as possibilidades, as dificuldades e os riscos de uma viagem tão longa nessa situação especial.
      Esperamos que dê tudo certo e que vocês encontrem a melhor solução.
      Obrigado por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Regiane Santarém

    Olá!

    Vou fazer uma viagem para o norte de Minas com uma bebê de 3 meses e uma de 10 anos.
    Gostaria de saber o que devo levar é quais cuidados devo ter?

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Regiane,
      Se seu plano é viajar mais confortavelmente e com segurança, recomendamos que compre uma passagem extra para poder acomodar o bebê na poltrona ao lado. Verifique se é possível no ônibus prender a cadeirinha com o cinto de segurança. O ideal é que o ônibus tenha o cinto de três pontos, por isso recomendamos que você entre em contato com a empresa de ônibus.
      Agora na pandemia você deve tomar alguns cuidados extras, como tomar a distância necessária dos outros passageiros, limpar as mãos com mais frequência e usar máscara (essa recomendação vale para adultos, as crianças podem mas não precisam). Se seu bebê for tomar mamadeira, leve na sua babagem de mão tudo o suficiente para preparar as mamadas durante a viagem.
      Outra coisa importante: você precisará dos documentos dos seus filhos e da assinatura do pai para poder viajar sozinha com suas crianças. O restante das dicas você encontra no nosso blog!
      Esperamos ter ajudado.
      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.