Viajando com seu pet – conheça as regras válidas para as viagens de ônibus

Viajando com pet: regras no ônibus

Gostaria de sair viajando com seu pet de ônibus? Será que você pode viajar de ônibus com seu bichinho companheiro? Aliás, na hora de viajar com seu pet de estimação existem algumas regras importantes. Se você deixar seu carro em casa e decidir uma forma alternativa de mobilidade coletiva como viajar de ônibus, prepare-se com antecedência para não ser pego de surpresa com as regras de algumas empresas.

Quer ver as ofertas direto no seu celular? Baixe GRÁTIS o aplicativo CheckMyBus!

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

No geral, os passageiros de ônibus interestaduais e intermunicipais podem viajar com seus animais domésticos desde que não haja prejuízo ao conforto dos outros passageiros. Entretanto algumas condições de transporte podem variar de empresa para empresa. Por isso recomendamos verificar as intruções dadas pela empresa de ônibus com a qual a viagem será realizada.

Mas algumas orientações são comuns a todas as empresas de ônibus. Pensando nisso, a CheckMyBus preparou um resumo com os principais pontos que você deverá prestar atenção quando estiver viajando com seu pet.

Regras principais:

🐕 autorização para o embarque cães e gatos de pequeno e médio porte no máximo, 10 kg. Assim como apenas dois animais por veículo e um por pessoa são autorizados.

🐈 o passageiro deve apresentar documento assinado por médico veterinário, atestando e o comprovando que a vacinação está atualizada e o animal tem boas condicoes de saúde. Este atestado, dentro dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, é válido por três dias, mas em viagens entre dois estados, a validade é maior, de até 10 dias. Assim sendo, caso a viagem ultrapasse este tempo, será necessário providenciar outro atestado no local de destino.

🐕 o transporte deve ser feito em contêiner feito de fibra de vibro ou similar, forrado com tapete higiênico, para evitar vazamentos durante o transporte. Dessa forma, garantindo as condições de higiene, segurança e conforto do animal.

🐈 o contêiner deverá ficar no assoalho do ônibus, próximo ao passageiro, não ocupando o espaço físico de outras poltronas ou corredor.

🐕 o contêiner deve estar em boas condições de higiene e, assim que necessário, nas paradas deve ser feita nova higienização.

🐈 o animal deve ficar confinado no contêiner ao longo da viagem (exceto nas paradas, quando pode deixar o veículo e o contêiner).

🐕 se a empresa assim desejar, poderá ser cobrada tarifa pelo assento a mais utilizado para o transporte de animal.

Adicionais:

🐾 caso o ônibus disponha de compartimento isolado apropriado, com boas condições de iluminação, ventilação e segurança, os animais podem ser transportados neste espaço.

🐹 os animais não podem viajar com patas atadas ou outro método que produza sofrimento ou stress.

🐾 o animal poderá ser sedado durante a viagem, segundo orientação de um médico veterinário.

🐹 não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.

🐾 Cães-guias e animais de acompanhamentos especiais também são permitidos e inclusive a isenção da taxa para esses bichinhos é prevista por lei.

Mas atenção, o IBAMA terá que emitir uma autorização por escrito permitindo o transporte de aves e animais silvestres. O transporte de animais silvestres sem autorização do IBAMA é considerado crime.

Viajando com seu pet – conheça as regras válidas para as viagens de ônibus

Uma viagem tranquila começa com um bom planejamento!

Dica para antes da viagem: Brincar um pouco para cansar o bichinho vai ajudá-lo a dormir durante a viagem.

Como transportar: A caixa ou contêiner de transporte estão disponíveis em diferentes tamanhos, formatos, cores e materiais. Em caso seu animal não estiver acostumado, é importante que você introduza a caixa no dia a dia do animal antes da viagem. Portanto, passeie algumas vezes com seu animal dentro da caixa e a deixe por um tempo para que ele possa se acostumar. Com isso, o animal já estará familiar com a caixa de transporte na hora de viajar.

Contate a empresa antes da viagem: Bem como, sugerimos também a contatar a empresa antes da sua viagem para tirar todas as dúvidas. Algumas empresas possuem um limite para o numero de animais transportados.  Alem disso, algumas empresas possuem normas específicas.  Uma delas e a obrigatoriedade do animal a ocupar um assento ao lado de seu dono. Algumas empresas exigem que o dono compre a passagem do animal para que ele ocupe o assento ao seu lado. Porém, outras empresas não possuem essa regra e permitem que o animal fique no colo do tutor (dentro da caixa de transporte).

Durante a viagem com seu pet de ônibus, aproveite as paradas para levá-lo a fazer suas necessidades, dar água e também esticar as patas. Além disso, você pode medicar o o animal para a viagem de acordo com as instruções do veterinário.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.