Viajar de ônibus com crianças

Primeiramente já podemos dizer que os ônibus são definitivamente uma das formas mais econômicas e ecológicas para viajar. Em contrapartida não necessariamente a mais rápida. Sobretudo para viajar de ônibus com crianças você precisa ter tempo e paciência. Em outras palavras, nesse caso uma viagem de ônibus pode se tornar um verdadeiro desafio. Assim se você é um iniciante nesse assunto, aqui você pode aprender algumas dicas. Ao contrário, ee você é um expert compartilhe sua experiência, truques e dicas. Viajar de ônibus com crianças pode ser uma experiência maravilhosa e inesquecível. Os outros passageiros também serão gratos!

Viaje de ônibus com toda a família

Antes de começar a planejar a próxima viagem de ônibus com as crianças, tenha em mente quais são as condições para a compra de passagem e embarque de crianças válidas dentro do território brasileiro. Acima de tudo quando se trata de viagens de ônibus no exterior o assunto fica ainda mais interessante. Descubra aqui algumas regras! Vamos começar com o básico

Como comprar uma passagem de ônibus para criança?

Atualmente em todo o Brasil é direito do passageiro responsável pelo menor de idade, transportar gratuitamente uma criança de até seis anos incompletos desde que a criança não ocupe uma poltrona. Nesse sentido para viagens interestaduais é preciso emitir um bilhete de gratuidade. Depois que completou seis anos a criança deve pagar o valor integral da passagem.

Quais os documentos para embarcar com a criança?

Afinal, todos os adultos e crianças precisam apresentar documento próprio para embarcarem. Os menores de 12 anos só poderão viajar acompanhados por parentes (pais, avós, tios ou irmãos maiores de 18 anos) apresentando os documentos oficiais do adulto e da criança, comprovando o grau de parentesco. Para viajar com terceiros é preciso apresentar os documentos oficiais do adulto e da criança e ainda autorização judicial dos pais.

Quais são os documentos considerados oficiais?

Acima de tudo, certidão de nascimento (apenas para menores de doze anos incompletos), carteira de identidade, passaporte brasileiro, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação ou outro documento de identificação com fotografia são reconhecidos em todo território nacional.

Viajar de ônibus com crianças no exterior!

Viajar no exterior também é possívelFrequentemente para viajar na Europa com seus pequenos, ao comprar suas passagens é importante tomar conhecimento se há bilhetes especiais para crianças. Igualmente veja também se você pode reservar os bilhetes online ao alterar a categoria. Assim como ALSA algumas empresas de ônibus como permitem a seleção da primeira etapa da pesquisa e a diferenciação entre as crianças ente 4 a 11 anos e crianças entre 0 e 3 anos. Ao passo que outras, como FlixBus ou OuiBus, oferecem essa opção ao escolher o ônibus com o qual você quer viajar.

Descontos para crianças e bebês

Ao contrário do que ocorre no Brasil, cada empresa de ônibus decide se concederá ou não descontos para menores de idade. Por exemplo em algumas empresas, como na ALSA, todas as crianças menores de 4 anos viajam gratuitamente. Por outro lado em outras empresas de ônibus existem descontos de 50%, como é o caso do OuiBus ou 80% para as crianças de até 4 anos como na Eurolines.
EmpresaCriança
Bebês
ALSADesconto de 40 % para crianças de 4 a 11 anos
Grátis para crianças de 0 a 3 anos
FlixBusDescontos para crianças de até 1 ano e meio
Desconto para crianças de 0 a 1 ano e meio
OuiBusDescontos para crianças de até 2 anos
50 % de desconto para crianças de 0 a 2 anos
National ExpressDesconto de 50% para menores de até 15 anos
Grátis para crianças de 0 a 2 anos

Como preparar sua viagem?

Viajar de ônibus com criançasFrequentemente os ônibus oferecem mais vantagens que outros meios de transporte. Constantemente encontramos passagens com preços baratos. Juntamente com isso, a possibilidade de alcançar as partes mais remotas do país. E é por isso que cada vez mais famílias decidem viajar de ônibus. Por outro lado, é preciso gastar mais tempo na viagem e acima de tudo, você tem que estar preparado se viajando com seu bebê de ônibus! De antemão o básico de cada viagem são entretenimento, comida, bebida e sono. Desde já algumas empresas já oferecem petiscos ou cafeteria a bordo. Do mesmo modo recomendamos que você leve uma lancheira com o que seu filho. Assim também um travesseiro e cobertor ajudam com o ar condicionado. Nesse meio tempo, quanto ao entretenimento, cada criança é diferente. Então tenha com você passatempos diferentes. Seja como for, o wi-fi do ônibus pode te ajudar muito mas ainda assim é sempre bom ter em mãos entretenimentos off-line. Lembre-se: a apresentação dos documetos da criança no embarque é obrigatória!
Compartilhe este post:

16 Comments

    • CheckMyBus Suporte

      Bom dia Keila!
      A lei garante que crianças de até 5 anos podem viajar gratuitamente nos ônibus.
      No seu caso é preciso comprar uma passagem inteira para seu filho, a não ser que a empresa de ônibus tenha alguma regra diferente. Por isso recomendamos que você entre direto em contato com a empresa de ônibus. Se precisar de mais alguma informação estamos à disposição.
      Obrigado por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • CheckMyBus Suporte

      Olá Josiane,
      Os menores de 12 anos (incompletos) só poderão viajar acompanhados por: parentes (pais, avós, tios e/ou irmãos maiores de 18 anos), apresentando os documentos oficiais do adulto e da criança, comprovando o grau de parentesco. Se ele tem mais de 12 anos, apenas os documentos do adulto e da criança como comprovante que é um sobrinho ou neto será o suficiente. Se ainda tiver insegura, contate a Unesul diretamente para ficar mais tranquila.
      Lembre-se de usar nossa busca para encontrar todas as melhores ofertas online.
      Espero que ajude e boa viagem.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • JANAINA

    Boa noite.
    Viajo de foz do Iguaçu para sao paulo no final da proxima semana.
    Minha bebe tem 3 meses.
    Eu sendo a mae ainda preciso da autorização dopai.
    Ou so para viagens pra fora do pais?

    • CheckMyBus Suporte

      Oi Janaina,
      Para viajar de ônibus com menores de idade, inclusive bebês, é necessário apresentar a certidão de nascimento original ou uma cópia autenticada, junto com os documentos de identificação dos pais. Como o pai do seu bebê não irá viajar junto, também é preciso uma autorização com a assinatura dele. Por isso recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus e informe-se sobre qual modelo de autorização deve fazer. Caso ainda tenha dúvidas, escreva-nos novamente.
      Esperamos que você tenha uma ótima viagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Thaiz

    Olá, tira minha dúvida
    Vou viajar com meus dois filhos um de um ano e outro de 5 anos só que vou comprar a passagem para o meu filho de 5 anos tem desconto na passagem dele

    • CheckMyBus Suporte

      Olá Thaiz, bom dia.
      De acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), na Resolução 4.282, não pagam passagem em viagens de ônibus intermunicipais as crianças com até 6 anos de idade incompletos, desde que a criança não ocupe uma poltrona, ou seja, ela precisa ir no colo da mãe, pai ou responsável. Prepare também os documentos necessários para viajar com seus filhos caso esteja sem o pai deles. No caso, crianças menores de 12 anos devem ter documentos de identidade originais com foto e a autorização escrita pelo pai da criança, com firma reconhecida contendo o nome do completo do acompanhante, e cidades de ida e de volta, além de estar anexada a uma cópia autenticada da identidade de quem autorizou a viagem e do documento da criança. Obs.: Caso a criança possua o novo Passaporte brasileiro (emitido à partir de Julho de 2015), esta autorização já vem contida no mesmo. Por isso, para evitar ter mais trabalho, confira se o passaporte do seu filho já traz essa autorização explícita.
      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Gustavo Leal

    Olá, temos viagem programada de forma a comprar passagem em Faro/PT até Sevilha..vamos com nosso filho de 3 anos. Li no site da Alsa q menores de 4 anos tem gratuidade…só que na hora que faço a cotação para comprar bilhete e selecionou o campo específico para menores de 4 anos, existe uma soma de bilhetes que alcança quase o valor do preço do adulto..ora..não era pra ser gratuito? Ou então posso comprar somente a minha passagem e lá na hora ele embarca no meu colo?

    • CheckMyBus Suporte

      Olá Gustavo, bom dia!
      Muito obrigada pela sua mensagem. Após sua pergunta verificamos que estamos com um problema técnico no nosso site em relação aos descontos oferecidos em geral e descontos para crianças. Estamos trabalhando para solucionar isso rapidamente. Por hora, recomendamos que você entre direto no site da empresa de ônibus ALSA e realize a compra diretamente com eles. Você encontrará um campo onde é possível colocar as idades dos passageiros, seu filho(a) se enquadra como bebê (faixa etária de 0 a 3 anos de idade), viajando com uma taxa muito menor que a de adulto.
      Caso encontre mais alguma dúvida, entre em contato novamente.
      Atenciosamente,
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Priscila

    Olá. Gostaria de saber se para viajar com uma bebê de 2 anos é necessário cadeirinha para o Bus? Na Europa. Esta é minha maior dúvida. Se ela viaja no colo ou tem que ir no ascento com cadeirinha! Fico grata desde já pela resposta.

    • CheckMyBus

      Olá Priscila,

      Antes de mais nada, agradecemos seu contato.

      Não existe a necessidade da cadeirinha. Sugerimos a entrar em contato diretamente com a empresa que presta o serviço para mais informações.

      Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.

      Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Edson

      Olá Priscila! Também estou com a mesma divida. Preciso comprar bilhetes e no site da flixbus informa que menores de 3 devem viajar em cadeirinha. Isso está sendo um problema. Enviei email para a empresa, mas ainda não obtive retorno. Se alguém tiver algum esclarecimento, seria legal compartilhar. Abraços.

      • CheckMyBus

        Olá Edson/Priscila,

        Antes de mais nada, agradecemos seu contato.

        Segue aqui algumas regras para os passageiros da FlixBus que estão viajando com crianças:

        A segurança dos nossos pequenos passageiros é especialmente importante para nós. Portanto, observe o seguinte:

        0 – 3 anos: Você deve trazer uma cadeirinha que possa ser presa usando um cinto de dois pontos.
        Até 12 anos: Por favor, esteja sempre acompanhado por alguém com pelo menos 17 anos de idade.
        13-16 anos: Crianças entre 13 e 16 anos podem viajar sozinhas se tiverem uma declaração de consentimento de seus pais ou responsável legal (a ser fornecida no momento da reserva). Por favor, entenda que os motoristas de ônibus não podem assumir funções de supervisão. Por favor, envie apenas seu filho para viajar sozinho, se tiver certeza de que seu filho é capaz de fazê-lo.
        Além disso, o seu filho só pode viajar em viagens sem transferências entre as 6:00 e as 22:00.

        Carrinhos de criança

        Os carrinhos de criança serão transportados de graça se a criança viajar com você. Basta ligar para o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente, pelo menos 48 horas antes da sua partida planejada, para registrar seu carrinho de passeio.

        Além dos 17 anos, não há obstáculos para viajar sozinho. Apenas certifique-se de que seu filho tenha todos os documentos e identificações necessários.

        Esperamos ter atendido a sua dúvida. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.

        Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
        CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.