Viajar de ônibus com crianças

Primeiramente já podemos dizer que os ônibus são definitivamente uma das formas mais econômicas e ecológicas para viajar. Em contrapartida não necessariamente a mais rápida. Sobretudo para viajar de ônibus com crianças você precisa ter tempo e paciência. Em outras palavras, nesse caso uma viagem de ônibus pode se tornar um verdadeiro desafio.

Assim se você é um iniciante nesse assunto, aqui você pode aprender algumas dicas. Ao contrário, se você é um expert compartilhe sua experiência, truques e dicas. Viajar de ônibus com crianças pode ser uma experiência maravilhosa e inesquecível. Os outros passageiros também serão gratos!

Viaje de ônibus com toda a família

Antes de começar a planejar a próxima viagem de ônibus com as crianças, tenha em mente quais são as condições para a compra de passagem e embarque de crianças válidas dentro do território brasileiro. Acima de tudo quando se trata de viagens de ônibus no exterior o assunto fica ainda mais interessante. Descubra aqui algumas regras!

Vamos começar com o básico

Como comprar uma passagem de ônibus para criança?

Atualmente em todo o Brasil é direito do passageiro responsável pelo menor de idade, transportar gratuitamente uma criança de até seis anos incompletos desde que a criança não ocupe uma poltrona. Nesse sentido para viagens interestaduais é preciso emitir um bilhete de gratuidade. Depois que completou seis anos a criança deve pagar o valor integral da passagem.

Quais os documentos para embarcar com a criança?

Afinal, todos os adultos e crianças precisam apresentar documento próprio para embarcarem. Os menores de 12 anos só poderão viajar acompanhados por parentes (pais, avós, tios ou irmãos maiores de 18 anos) apresentando os documentos oficiais do adulto e da criança, comprovando o grau de parentesco. Para viajar com terceiros é preciso apresentar os documentos oficiais do adulto e da criança e ainda autorização judicial dos pais.

Quais são os documentos considerados oficiais?

Acima de tudo, certidão de nascimento (apenas para menores de doze anos incompletos), carteira de identidade, passaporte brasileiro, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação ou outro documento de identificação com fotografia são reconhecidos em todo território nacional.

Viajar de ônibus com crianças no exterior!

Viajar no exterior também é possívelFrequentemente para viajar na Europa com seus pequenos, ao comprar suas passagens é importante tomar conhecimento se há bilhetes especiais para crianças. Igualmente veja também se você pode reservar os bilhetes online ao alterar a categoria.

Assim como ALSA algumas empresas de ônibus como permitem a seleção da primeira etapa da pesquisa e a diferenciação entre as crianças ente 4 a 11 anos e crianças entre 0 e 3 anos. Ao passo que outras, como FlixBus ou OuiBus, oferecem essa opção ao escolher o ônibus com o qual você quer viajar.

Descontos para crianças e bebês

Ao contrário do que ocorre no Brasil, cada empresa de ônibus decide se concederá ou não descontos para menores de idade. Por exemplo em algumas empresas, como na ALSA, todas as crianças menores de 4 anos viajam gratuitamente. Por outro lado em outras empresas de ônibus existem descontos de 50%, como é o caso do OuiBus ou 80% para as crianças de até 4 anos como na Eurolines.

EmpresaCriança
Bebês
ALSADesconto de 40 % para crianças de 4 a 11 anos
Grátis para crianças de 0 a 3 anos
FlixBusDescontos para crianças de até 1 ano e meio
Desconto para crianças de 0 a 1 ano e meio
OuiBusDescontos para crianças de até 2 anos
50 % de desconto para crianças de 0 a 2 anos
National ExpressDesconto de 50% para menores de até 15 anos
Grátis para crianças de 0 a 2 anos

Como preparar sua viagem?

Viajar de ônibus com criançasFrequentemente os ônibus oferecem mais vantagens que outros meios de transporte. Constantemente encontramos passagens com preços baratos. Juntamente com isso, a possibilidade de alcançar as partes mais remotas do país. E é por isso que cada vez mais famílias decidem viajar de ônibus. Por outro lado, é preciso gastar mais tempo na viagem e acima de tudo, você tem que estar preparado se viajando com seu bebê de ônibus!

De antemão o básico de cada viagem são entretenimento, comida, bebida e sono. Desde já algumas empresas já oferecem petiscos ou cafeteria a bordo. Do mesmo modo recomendamos que você leve uma lancheira com o que seu filho. Assim também um travesseiro e cobertor ajudam com o ar condicionado. Nesse meio tempo, quanto ao entretenimento, cada criança é diferente. Então tenha com você passatempos diferentes. Seja como for, o wi-fi do ônibus pode te ajudar muito mas ainda assim é sempre bom ter em mãos entretenimentos off-line.

Lembre-se: a apresentação dos documetos da criança no embarque é obrigatória!

Compartilhe este post:

30 Comments

  • Jeferson Vargas

    Boa noite
    Em questão de segurança, tenho duvidas sobre o cinto de segurança ao viajar com uma criança muito pequena 1 ano ou menos. Se a criança não pagante precisa ficar no colo do responsável eu devo passar o cinto nela junto cmg? N é perigoso machuca-la em caso de uma freiada brusca? Ou devo apenas segurar com as mãos? Oq tbm é muito perigoso

    • cmbblogadmin

      Bom dia Jeferson,
      Obrigada por sua mensagem!
      A criança pode viajar no colo do adulto mas sem passá-la o cinto para não machucá-la em caso de freadas bruscas. Nesse caso, o adulto deve estar sempre em alerta e segurando a criança para proteção.
      Se for uma viagem longa e seu plano é viajar mais confortavelmente, recomendamos que você compre uma passagem extra para poder acomodá-la numa cadeirinha na poltrona ao seu lado. Melhor também, entrar em contato com a empresa de ônibus para confirmar sobre o tamanho da poltrona, a fim de acomodar a cadeirinha da melhor forma e evitar qualquer contratempo.
      Veja outras dicas em Viajando com seu bebê de ônibus? Fique de olho nessas dicas!
      Esperamos ter esclarecido da melhor forma e desejamos uma ótima viagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • CheckMyBus Suporte

      Olá Diana!
      Para viajar de ônibus com bebês é necessário apresentar a certidão de nascimento original ou uma cópia autenticada, junto com os documentos de identificação dos pais. Já para viajar de ônibus com bebês sem a presença do pai, além dos documentos, é necessário apresentar uma autorização do pai. Recomendamos que você entre em contato com a empresa de ônibus para saber mais detalhes e evitar imprevistos.
      Esperamos ter ajudado!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.