Viaje pela Europa através de 5 pratos típicos

Viaje pela Europa através de 5 pratos típicos

Devido ao coronavírus, milhões de pessoas em todo o mundo estão sendo forçadas a ficarem em casa. Claro que viajar,  não é uma boa opção no momento mas isso não deve parar nosso desejo de descobrir outras culturas! Uma maneira simples e eficaz de mergulhar em uma cultura estrangeira é cozinhando. Viaje pela Europa através de 5 pratos típicos!

1. Molho à Bolonhesa

Molho à Bolhonhesa
Com o mesmo nome da cidade de Bolonha, a capital italiana da região da Emília Romana, esse é um dos molhos mais versáteis da Itália. Você pode realmente sentir o sabor caseiro do molho da Nonna com esta receita deliciosa. Para preparar tudo, você precisa fazer o seguinte:

  • Aqueça o azeite de oliva em uma panela, adicione cebola, salsão e cenoura picados em cubinhos. Adicione bacon (100g, em cubos pequenos) e refogue por 10 minutos até a cebola estar transparente e os legumes al´ dente.
  • Adicione 400g de carne moída (200g de carne bovina, 200g de carne de porco) e refogue até dourar e toda a umidade evaporar. Aumente o fogo e adicione 200 ml de vinho tinto, deixe evaporar.
  • Adicione 3 colheres de sopa de extrato de tomate. Adicione 200 ml de caldo de legumes e mexa a carne.
  • Reduza o fogo para baixo, cubra com uma tampa e deixe cozinhar lentamente por 1 hora aproximadamente. Experimente e acerte o sal. Enquanto isso, cozinhe a massa de sua escolha seguindo as instruções da embalagem.

Dica CheckMyBusDica CheckMyBus: como um toque extra, você pode adicionar uma ou duas folhas de louro e um anis estrelado, uma pitada de pimenta do reino e meia colher de chá de cada erva doce ou cominho. Não acredita? Experimente, é delicioso!

2. Tarte Tatin

Tarte Tatin
Essa receita é um clássico francês originário do sul de Paris. A melhor coisa dessa sobremesa é que ela é realmente muito fácil de fazer e impressiona todo mundo. Sirva com crème fraiche ou sorvete de baunilha.

  • Tudo o que você precisa é de 500g de massa folhada, 5 maçãs, 90g de açúcar refinado, 1 fava de baunilha e 50g de manteiga.
  • Pré-aqueça o forno a 180°C. Descasque as maçãs, parta-as ao meio e retire o miolo.
  • Coloque o açúcar em uma frigideira de 20 cm de diâmetro que possa ir ao forno e leve ao fogo médio.
  • Derrata o açúcar até dourar, acrescente um pouco de água e a fava de baunilha cortada ao meio até a mistura se transformar em caramelo leve. Lembre-se de não tocar ou provar o caramelo quente e cuidado quando adicionar a água!
  • Quando o caramelo se formar, adicione as maçãs cortadas ao meio, mexendo cuidadosamente por cinco minutos ou até as maçãs amolecerem um pouco. Misture a manteiga e retire do fogo. Organize os quartos da maçã com o lado arredondado para baixo.
  • Coloque sobre a massa folhada estendida e dobre cuidadosamente as bordas da massa para dentro usando uma espátula.
  • Leve ao forno por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar e vire a torta em uma travessa grande.

3. Pão Pita com Bacon e Queijo (Flammkuchen)

Pão Pita com Bacon e Queijo (Flammkuchen)
Ao lado de pretzels e salsichas, outra comida popular na Alemanha é o Flammkuchen, um pão pita originário da região próxima à fronteira francesa. O Flammkuchen pode servido como lanche da tarde ou como entrada para uma saborosa refeição!

  • Pré-aqueça o forno a 220°C.
  • A massa é uma mistura simples de farinha, sal, água e óleo. Misture bem e amasse até formar uma massa lisa e macia. Enquanto descansa, é hora de preparar as coberturas.
  • Em uma panela, refogue cerca de 200g de bacon defumado até que esteja crocante.
  • Frite 2 cebolar em fatias bem finas na gordura do bacon até que elas fiquem macias e levemente caramelizadas. Como alternativa, o flammkuchen pode ser coberto com cebolinha.
  • Estique a massa para formar um círculo ou um retângulo.
  • Espalhe o crème fraiche sobre a massa deixando apenas uma borda fina. Cubra com bacon, cebola ou cebolinha e queijo.
  • Asse por cerca de 15 minutos e, quando terminar, adicione pimenta do reino moída na hora. Sirva com um bom vinho branco.

4. Churros

Churros
Essa é uma deliciosa sobremesa originária da Espanha. Não é muito difícil de fazer e irá agradar seu paladar acompanhado de calda de chocolate ou doce de leite. Churros também são perfeitos com um chá quentinho!

  • Primeiro, misture cerca de 100g de açúcar e 1-2 colheres de chá de canela e reserve.
  • Em seguida, adicione em uma tigela 250 ml de água fervente, extrato de baunilha, 50g manteiga, 1 colher de chá de açúcar e uma pitada de sal em uma panela grande e mexa delicadamente até obter um molho suave e brilhante. Mantenha quente em fogo baixo.
  • Adicione a farinha aos poucos mexendo constantemente até que a mistura se una. Deixe esfriar por cinco minutos. Adicione um ovo grande e misture com uma colher ou uma batedeira até obter uma massa homogênea. Deixe descansar.
  • Transfira a massa para um saco de confeitar com um bico estrela de 1-2 cm.
  • No final, coloque bastante óleo em uma panela até que esteja em temperatura de fritura, ou seja, não muito quente e nem frio. Corte a massa com uma tesoura no comprimento desejado.

5. Café da manhã inglês

Café da manhã inglês
A nossa viagem para a Europa chega ao fim. Última parada do nosso ônibus (neste caso, de dois andares!): Londres. Este clássico é uma saudável opção para o café da manhã e oferece muita energia para começar o dia. É perfeito para toda a família e você vai querer repetir!

  • Pré-aqueça o forno a 180° C. Aqueça uma colher de chá de azeite em uma panela pequena. Adicione 1 cebola cortada em fatias finas e refogue em fogo médio até amolecer e começar a dourar. Adicione 1-2 alhos esmagados e páprica, refogando por mais um minuto. Em seguida, adicione uma lata de feijão cannellini escorrido junto com meia lata de tomate pelado e uma colher de chá de molho inglês. Abaixe o fogo e deixe ferver durante dez minutos, mexendo de vez em quando. Finalize adicionando algumas ervas;
  • Em seguida, coloque em uma bandeja alguns tomates cereja, cogumelos, tomilho, óleo, alho amassado e pimenta do reino moída na hora. Asse por 10 a 12 minutos.
  • Frite oito salsichas ou linguiças em uma frigideira ou grelha.
  • Sirva seus legumes assados com salsichas, ovos mexidos ou fritos e feijão.

Esperamos que estas cinco receitas européias bem simples tragam à você um gostinho de novas e emocionantes culturas.

Para ver mais dicas do que fazer na quarentena, entre em Descubra 5 maneiras de viajar pelo mundo durante a quarentena. Fique em casa e se cuide!

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.