Você é contra ou à favor da padronização visual dos ônibus?

Você é contra ou à favor da padronização visual dos ônibus?Você já ouviu falar sobre a padronização visual dos ônibus? Pois bem, essa discussão vem sendo arduamente travada desde que o governo de São Paulo anunciou que passará a organizar as operações de ônibus rodoviários, que atendem 152,6 milhões de passageiros, que por ano e se deslocam pelos 645 municípios paulistas.

A Artesp (Agência que regula os transportes rodoviários em São Paulo) confirmou que já recebeu as primeiras sugestões no processo de consulta pública para a licitação do sistema de ônibus rodoviários e suburbanos do Estado. Ainda não foi definida como será a padronização, se a exigência vai se limitar aos adesivos de informações e identificações de registros ou licenças, ou se vai obrigar a mudança nas pinturas dos ônibus. De qualquer modo, as companhias de ônibus terão dois anos para adequar bilheterias, guichês e as passagens à padronização que vai ser estipulada pela portaria e cinco anos para mudar o padrão visual da frota.

Sobre o assunto, um blog sobre ônibus acabou reunindo argumentos contrários à padronização visual. Acompanhe aqui e descubra se você é contra ou à favor desta medida.

  1. a identidade visual do ônibus é a primeira associação que o passageiro faz quando um novo ônibus chega ao terminal rodoviário, ou seja, você reconhece o ônibus da empresa através do logo da mesma.
  1. Marca e identidade visual são patrimônios intangíveis da empresa, algo que está na memória do consumidor e à qual ele atribui seu nível de confiança em um determinado produto ou serviço.
  1. As empresas aéreas de transporte coletivo de passageiros nunca foram obrigadas a adotar padronizações visuais em suas aeronaves.
  1. A relação direta com a empresa prestadora do serviço empodera o passageiro no julgamento da qualidade do serviço e na cobrança por melhorias da empresa de ônibus.
  1. Todos devem estar atentos ao uso político dos sistemas de transporte público em virtude do mau uso pela administração pública.
  1. Padronização de pintura não significa redução de custos operacionais.
  1. Os ônibus padronizados desumanizam o sistema de transporte de qualquer cidade e fazem que as pessoas o percebam realmente como um sistema frio, impessoal e desumano. Perde-se o lado lúdico nos ônibus padronizados.

As cores e marcas dos ônibus brasileiros são um patrimônio único e, em nenhum outro país vê-se tamanha diversidade de cores, desenhos e formas nas pinturas dos ônibus A liberdade na identificação visual da frota é um ativo valioso da empresa e carrega toda uma história, por si só.

CheckMyBusAgora você já está por dentro do assunto. O que você pensa? Deixe seus comentários aqui, queremos saber sua opinião.

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