De fato, em razão da grande rede rodoviária e das melhorias nos ônibus, como aquelas realizadas pelas empresas Cometa, 1001, Gontijo ou Águia Branca, hoje é mais fácil que nunca viajar pelo Brasil de ônibus. Com toda a certeza, algumas dúvidas aparecem antes da viagem. Por isso, aqui em nosso Ônibus FAQ, você encontrará uma lista com as perguntas mais comuns entre passageiros. E tudo dividido em temas.
Vale lembrar que além dos baixos preços das passagens, os ônibus oferecem também muitas outras vantagens quando comparados com outros meios de transporte. Além disso, viajar de ônibus é muito mais prazeroso graças ao wi-fi grátis a bordo e dos assentos leito e semi-leito, sem falar que podemos levar também, muito mais bagagem. Por certo, tentamos esclarecer as perguntas sobre os ônibus nesse blog.
Ônibus FAQ: Perguntas frequentes dos passageiros
A. Compra, modificação e cancelamento de passagem
B. Bagagem, equipamento esportivo e animais de estimação
C. Rodoviárias, horários e atrasos
D. Descontos para estudantes e pessoas maiores de 60 anos
E. Crianças e pessoas portadoras de necessidades especiais
A. Compra, modificação e cancelamento de passagem
1. Como posso comprar minha passagem de ônibus com a CheckMyBus?
A CheckMyBus é uma ferramenta de busca de ônibus que te ajuda a encontrar a melhor viagem de ônibus em poucos cliques. Desse modo, somente digite seu ponto de saída e de chegada, e nós buscamos as diferentes opções para você chegar até seu destino. Em cada uma delas, você encontrará toda a informação que precisa para sua viagem de ônibus, o local exato das rodoviárias e estações de saída e chegada, incluindo um mapa com o trecho. Afinal, assim que você encontrar o ônibus que te ofereça a melhor viagem, basta clicar em “Ver oferta”. Dessa forma, levamos você diretamente para a página da empresa de ônibus, onde poderá comprar sua passagem.
Importante: Para alterações, cancelamento ou reembolso de passagens, é necessário entrar em contato com a empresa que com a qual fez a compra e envia um email de confirmação de compra para detalhes e suporte.
2. Onde posso comprar minha passagem?
De fato, há diferentes canais disponíveis para a compra de passagens de ônibus. A maioria das empresas de ônibus já possuem a venda online em suas página. Isto é, quando você escolhe um ônibus aqui na CheckMyBus, você compara todas e compra sua passagem diretamente com a empresa que você escolheu para reservar sua viagem.
Por outro lado, nas rodoviárias existem os guichês de cada empresa onde se realiza a venda direta. Outros canais de venda são as agências de viagens e, em alguns casos, é possível comprar a passagem diretamente no ônibus. Assim sendo, não é necessário comprar a passagem muito antes, mas com certeza é melhor para evitar problemas com a falta de lugares, sobretudo, nos trechos mais vendidos e longos.
Afinal, a grande vantagem da compra, em especial na compra online, é a possibilidade de se buscar e comparar descontos e ofertas especiais.
3. Como posso pagar minha passagem?
Cada empresa de ônibus tem seus próprios meios de pagamento, e muitos! A princípio, com um cartão de crédito ou débito pode-se comprar passagens em quase todas as empresas.
4. Como posso viajar com as passagens compradas pela internet?
Por certo, existem várias opções dependendo da empresa de ônibus que você está viajando. Visto que em alguns casos você poderá imprimir a passagem e apresentá-la na porta do ônibus no embarque, mostrar o número identificador, um e-ticket enviado por sms em seu celular. Por outro lado, você também pode imprimir sua passagem nos tótens de algumas empresas nas rodoviárias. Antes de tudo, é necessário sempre apresentar um documento de identificação original com foto.
5. Posso transferir minha passagem para outra pessoa?
Na maioria das companhias de ônibus é possível transferir a passagem desde que o titular da passagem compareça no guichê da empresa de ônibus, junto com o viajante que irá utilizá-la. Nesse sentido, ambos deverão apresentar documento original com foto, os mesmos utilizados na compra da passagem.
6. Como posso trocar ou cancelar minha passagem?
A saber que a troca ou cancelamento da passagem devem ser feitas diretamente com a empresa de ônibus e com no mínimo de até 3 horas antes da viagem.
Segundo as norma da ANTT (Associação Nacional de Transportes Terrestres), a transferência de horário dependerá se houver passagens na data e horário desejados pelo passageiro.
7. Posso escolher meu assento no ônibus?
Sim, as empresas de ônibus oferecem quais assentos estão disponíveis para a venda, tornando possível a escolha de uma poltrona de acordo com a preferência do passageiro. Por outro lado, as empresas de ônibus reservam-se o direito de bloquear a marcação antecipada de poltronas, assim como de cancelar ou alterar poltronas reservadas sem a necessidade de aviso antecipado
B. Bagagem, equipamento esportivo e animais de estimação
8. Quantas malas ou quanto peso posso levar no ônibus?
No bagageiro (ou porta-malas) do ônibus, são permitidos até 30 kg de peso total e volume máximo de 300 dm³. Só que no porta-embrulhos (compartimento acima do passageiro) são permitidos 5 kg de peso total e dimensões que se adaptem ao compartimento de bagagem sem colocar o passageiro em situação de perigo ou desconforto. Entretanto, o excesso de bagagem ou peso implicará em cobrança de taxa. Veja mais sobre o assunto em nossa página sobre bagagem no ônibus.9. O que fazer em caso de extravio ou dano de bagagem?
Nesse caso, o passageiro deve informar o motorista e a empresa de ônibus. Além disso, o passageiro tem direito a uma indenização que deverá ser paga pela empresa de ônibus.10. Posso viajar com meu animal de estimação?
Sim, os passageiros de ônibus interestaduais e intermunicipais podem viajar com seus animais domésticos desde que não incomode o conforto dos outros passageiros. De fato, algumas regras podem variar de empresa para empresa. Por isso, é melhor que você leia diretamente as instruções dadas pela empresa de ônibus com a qual irá viajar.Algumas orientações comuns a todas as empresas:
- Apenas tem autorização para o embarque cães e gatos de pequeno e médio porte.
- O passageiro deve apresentar documento assinado por médico veterinário, atestando boas condições de saúde do animal. Este atestado tem validade de 10 dias e, caso a viagem ultrapasse este tempo, será necessário providenciar outro atestado no local de destino.
- A carteira de vacinação do animal atualizada deve ser apresentada.
- Ademais, o transporte deve ser feito em contêiner feito de fibra de vibro ou similar, garantindo as condições de higiene, segurança e conforto do animal o qual deverá ficar no assoalho do ônibus, próximo ao passageiro, não ocupando o espaço físico de outras poltronas ou corredor. O contêiner deve estar em boas condições de higiene e, se necessário, nas paradas deve ser feita nova limpeza.
- O animal deve ficar no contêiner ao longo da viagem (exceto nas paradas, quando pode deixar o veículo e o contêiner).
- Se a empresa assim desejar, poderá ser cobrada tarifa pelo assento a mais utilizado para o transporte de animal. Se o ônibus dispor de compartimento apropriado, com boas condições de iluminação, ventilação e segurança, os animais podem ser levados neste espaço.
- Porém ele poderá ser sedado durante a viagem, segundo orientação de um médico veterinário. Se por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, seja comprometido o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros, não será permitido o transporte do mesmo.
- Contudo o transporte de aves e animais silvestres apenas será permitido com autorização por escrito emitida pelo IBAMA, sem autorização o ato será considerado crime.
C. Rodoviárias, horários e atrasos
11. De onde sai meu ônibus? Onde posso encontrar o endereço das rodoviárias e paradas de ônibus?
O endereço exato das rodoviárias, paradas de ônibus e estações você poderá encontrar em algumas páginas das empresas de ônibus e também na página da CheckMyBus. Bem como, para encontrar mais informações com a ajuda de nossa ferramenta de busca, clique no símbolo “+” situado à esquerda e aparecerão os detalhes da viagem, dentre os quais se encontram o endereço das rodoviárias de partida e chegada dos ônibus e o itinerário, da viagem.12. Com quanto tempo de antecipação devo estar na rodoviária para embarcar?
De fato, é sempre melhor chegar na rodoviária entre 20 – 30 minutos antes do horário de partida do seu ônibus.13. O que acontece que meu ônibus chega ou parte com atraso?
Sem dúvida, as empresas de ônibus não se responsabilizam por atrasos, por fortuito ou origem de força maior, ou ainda por atender a exigências legais ou administrativas. Caso contrário, contate diretamente a empresa de ônibus para poder realizar sua reclamação.D. Descontos para estudantes e pessoas maiores de 60 anos
14. Como estudante, tenho direito a pagar meia passagem?
Posto que diferentemente do que acontece com as entradas em shows, espetáculos e cinemas, não existe uma lei que defina ou garanta o pagamento de 50% do valor da passagem rodoviária para estudantes. Portanto, é melhor que o estudante interessado entre em contato direto com a empresa de ônibus para se informar sobre esta possibilidade.15. Tenho 60 anos ou mais, quais são os meus direitos?
Só para exemplificar, com o Estatuto do Idoso, as empresas de ônibus tem o dever de reservar, em cada um de seus ônibus convencionais, duas poltronas gratuitas para passageiros com idade mínima de 60 anos e com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se acaso as poltronas estejam ocupadas, as empresas devem conceder desconto de no mínimo 50% na compra de passagens.E. Crianças e pessoas portadoras de necessidades especiais
17. Crianças menores de 12 anos podem viajar sozinhas?
18. A partir de qual idade crianças são obrigadas a pagar passagem?
Afinal, crianças de até 5 anos podem viajar gratuitamente nos ônibus desde que não ocupem uma poltrona individual, ou seja, viagem no colo do responsável. Vale repetir: a apresentação do Registro de Nascimento ou Carteira de Identidade do menor, original ou cópia autenticada, é o suficiente para o embarque do mesmo. Se acaso o menor viajar em companhia dos pais, avós e outros parentes amparados pela Lei e descritos no item anterior. Caso contrário, além de apresentar um dos documentos citados, ainda será necessária a apresentação de Autorização Judicial.19. Sou deficiente físico, consigo comprar minha passagem online?
Sim, você consegue comprar sua passagem online normalmente. Ademais, é preferido entrar em contato com a empresa de ônibus para que, no momento do embarque, seja atendido em todas as suas necessidades.20. Sou deficiente físico, quais são os meus direitos?
Aliás, as empresas de ônibus tem o dever de reservar, em cada um de seus ônibus convencionais, duas poltronas gratuitas para passageiros portadores de necessidades especiais (física, mental, auditiva ou visual) que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo. Assim sendo, o passageiro deverá apresentar o Passe Livre emitido pelo Ministério dos Transportes.F. Serviços e comodidades a bordo
21. Que comodidades e serviços os ônibus podem oferecer?
Certamente apesar de suas diferenças, todas as empresas de ônibus têm algo em comum e buscam oferecer o maior conforto possível para seus passageiros. Além disso, em todos os ônibus encontramos lâmpadas individuais para leitura a bordo e assentos reclináveis. Na maioria dos ônibus também podemos encontrar banheiros e ar condicionado. Contudo, nos ônibus executivo, semi-leito ou leito, outros serviços fazem parte da viagem: fones de ouvido, filmes, tomadas, conexão wi-fi gratuita, mantas, catering e poltronas com muito mais espaço. De fato, em alguns ônibus ainda é possível encontrar salas de reuniões e câmeras de segurança. Finalmente, algumas empresas de ônibus tornam a espera do passageiro na rodoviária muito mais agradável nas salas VIP.G. E-ticket rodoviário
22. O que é o E-ticket?
O E-ticket, também chamado Bilhete de Passagem Eletrônico ou BPe, é o bilhete eletrônico que permite o embarque direto no ônibus rodoviário. Afinal, antes dele o passageiro só poderia embarcar no ônibus com a passagem impressa pela empresa de ônibus em uma impressora fiscal, emitida no guichê da companhia de ônibus. Ou seja, o passageiro tinha que passar no guichê da empresa de ônibus para retirar a passagem. Todavia, usando agora o E-ticket o passageiro pode imprimir a passagem em casa e embarcar direto no ônibus, facilitando a experiência do usuário.23. Como funciona o E-ticket?
É muito simples: após a compra no site ou aplicativo da CheckMyBus e parceiros, o passageiro receberá um e-mail com a confirmação de compra e o voucher que servirá como passagem, no caso das empresas que já aderiram ao E-ticket. Isto é, o viajante deve então imprimir este voucher e entregar para o motorista no momento do embarque.24. Essa tecnologia já foi homologada pela ANTT?
De fato, sim. O E-ticket ou BPe é um documento válido no transporte rodoviário e por isso já está funcionando.25. É preciso pagar algum valor extra além da passagem?
Não, o uso do E-ticket não implica em preço diferente do praticado na passagem. Afinal, ele funciona do mesmo jeito como uma nota fiscal eletrônica, ou seja, sua emissão é gratuita.26. O passageiro deve encaminhar-se até o guichê na rodoviária antes de embarcar?
Não, usando o E-ticket o passageiro imprime a passagem em casa e embarca direto no ônibus.27. O passageiro precisa apresentar algum documento ao embarcar?
Sim, o motorista do ônibus deverá pedir que o passageiro apresente um documento com foto (o mesmo utilizado na hora da compra), além do E-ticket. Além disso, para crianças com menos de 16 anos, é necessário viajar com maior de idade e com posse de um documento com foto. No caso de viagem com pessoas que não tenham parentesco de até 2º, o responsável deve apresentar uma autorização assinada pelos responsáveis e registrada em cartório.28. Para que serve a linha pontilhada no E-ticket?
De fato, essa linha serve para destacar o documento: o lado esquerdo é a via do passageiro e o direito fica com o motorista.29. Ocorreu um erro na leitura do QR Code. O que fazer?
De tal forma que se der um erro de leitura, o motorista sempre tem a opção de digitar um dado do passageiro, como nome ou documento, e assim encontrar os dados para o embarque.30. É possível cancelar a passagem comprada através do E-ticket?
Acima de tudo, sim! Afinal, o passageiro continua seguindo as mesmas regras de cancelamento das passagens convencionais, observando os prazos e requisitos de cancelamento de passagem.31. E se o passageiro quiser remarcar o horário da passagem, é possível?
Decerto, o passageiro deve entrar em contato com a empresa de ônibus com a qual fará a viagem, com no mínimo 3 horas antes da viagem.32. O passageiro pode revender ou repassar a passagem?
De fato, não! Afinal, a passagem é pessoal e intransferível.H. Coronavírus
33. Qual o impacto da pandemia no transporte de ônibus?
Antes de tudo, o impacto do coronavírus no setor de transporte e, portanto, nas operadoras de ônibus tem sido devastador. Afinal. a CheckMyBus tem trabalhado a fundo neste assunto durante o ano passado e continuará a reunir e fornecer informações e dicas a todos os viajantes sobre a pandemia.
Contudo se você tem dúvidas sobre viajar durante a pandemia de Corona, por favor leia nossos artigos sobre o assunto:
I. Outras perguntas
34. Tenho direito a seguro em caso de acidente?
Sim, em qualquer viagem você tem direito aos seguros DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestre) e de Responsabilidade Civil.
35. Quais documentos devo levar em viagens internacionais na América Latina?
Passageiros brasileiros:
- Adultos: RG ou Passaporte,
- Menor de 18 anos;
- Acompanhado dos pais ou responsável legal: RG ou Passaporte (não serve a certidão de nascimento),
- Desacompanhado dos pais: RG ou Passaporte, (não serve Certidão de Nascimento) e autorização do Juizado de Menores com foto recente.
Para passageiros de outras nacionalidades:
- Turistas estrangeiros: devem apresentar o passaporte para embarcar.
- Residentes estrangeiros no país: RNE e Passaporte.
- Estrangeiros com vistos vencidos: deverão encaminhar-se até a Polícia Federal.
- Para retirar passagem em trechos internacionais é necessário apresentar documentos originais dos passageiros.
Esperamos que tenha encontrado a resposta para todas as suas perguntas sobre as viagens de ônibus. Entretanto, se você ainda tem alguma dúvida, visita nossa página Suporte ônibus. Ali você poderá nos deixar uma mensagem e a responderemos o mais rápido possível.