O que é permitido levar comigo no ônibus?
Está procurando informações sobre bagagem no ônibus? O que você está autorizado a levar com você no ônibus? Você quer saber se poderá levar sua bicicleta ou apenas enviá-la? Mas como funciona o serviço de envio de bagagem e encomenda?
Tudo o que você precisa saber está aqui! Além disso, encontre as empresas que enviam encomendas para todo o país. Peça um orçamento sem compromisso.
Quantas bagagens posso levar no ônibus
No bagageiro (ou porta-malas) do ônibus, é permitido por passageiro bagagem de até 30 quilos com dimensão de até um metro.
Acima de tudo, ao viajar de ônibus você pode levar muitas malas. Embora as empresas de ônibus tenham regras de bagagens mais tranquilas do que outros meios de transporte, ainda assim se estiver na dúvida, consulte rapidamente a empresa para evitar qualquer problema.
O que pode levar de bagagens de mão no ônibus?
No porta-embrulhos, ou compartimento acima do passageiro, são permitidos 5 kg de peso total e dimensões que se adaptem ao compartimento de bagagem. Ainda que, sem colocar os outros passageiros em situação de perigo ou desconforto.
É importante dizer que o excesso de bagagem ou de peso implicará em cobrança de taxas que variam conforme cada empresa, mas geralmente custam 0,5% do valor do bilhete de ônibus.
Posso levar materiais esportivos, carrinhos de bebê e cadeiras de rodas?
De fato, equipamentos de esporte como bicicletas e pranchas de surf podem ser transportados no bagageiro do ônibus. Por razões óbvias de espaço limitado no porão do ônibus geralmente o número de objetos a serem transportados é limitado em cada veículo. Em suma, a lei determina que passageiro tem o direito de levar gratuitamente um volume máximo de 300 dm³ no bagageiro do ônibus.
Da mesma forma para os passageiros com mobilidade reduzida que precisam usar cadeira de rodas e não viajam nela, o transporte é realizado gratuitamente no porão do ônibus. O mesmo vale para carrinhos de bebê, que devem sempre estar no compartimento de bagagem do ônibus devidamente dobrados.
O que é proibido levar na sua bagagem no ônibus?
Assim como nos aeroportos, para as viagens de ônibus também existem algumas proibições quanto a produtos e equipamentos que não podem fazer parte da bagagem do passageiros. De modo geral, é proibido transportar materiais considerados perigosos. Isto é, fazem parte desta lista armas, explosivos e produtos químicos.
Além disso, a lei determina que o transporte de animais silvestres é considerado crime ambiental, punido com multa e detenção.
Como funciona o serviço de bagagens desacompanhadas?
Você precisa enviar um pacote para outra cidade? Uma boa solução é enviar sua encomenda por ônibus. Acima de tudo, este tipo de serviço é mais rápido e mais barato do que serviços de encomendas normais. Uma das desvantagens é que você tem que levar o pacote pessoalmente até a rodoviária e buscá-lo na chegada. Mas isso é o que torna possível que o pacote chegue ao seu destino mais rápido.
Entretanto, outras empresas agora oferecem o serviço de coleta e entrega na porta. Só dependendo da necessidade de cada um.
Busca por passagens? Baixe GRÁTIS o aplicativo da CheckMyBus!
Encontre as empresas de ônibus que enviam encomendas para todo o Brasil.
Peça agora um orçamento sem compromisso!
Empresa | Informações |
| |
| |
| |
| |
| |
|
Envie seus comentários e perguntas – Nós estamos aqui para ajudar!
O que fazer quando a minha bagagem e danificada ou extraviada no ônibus?
Os volumes acomodados no bagageiro são de responsabilidade das empresas de ônibus, que devem protegê-los contra danos e extravios. Por isso, a empresa tem um funcionário para receber e devolver estes objetos no início e final da viagem. Na falta deste funcionário, a atividade é de responsabilidade do motorista.
Ademais, ao depositar a bagagem no bagageiro o passageiro deve receber um comprovante que deve manter consigo até a retirada dos volumes no final da viagem. Em caso de dano ou extravio, o passageiro deve comunicar o problema logo ao final da viagem, registrando a reclamação em formulário indicado pela empresa responsável pelo transporte.
Contudo, as empresas de ônibus serão responsáveis por indenizar os clientes que tiverem a passagem extraviada ou danificada no prazo de 30 dias a partir da data de reclamação. O cálculo da indenização é feito de acordo com a tarifa do serviço convencional.
Posso viajar com animais de estimação?
De fato, os passageiros de ônibus interestaduais e intermunicipais podem viajar com seus animais domésticos desde que não haja prejuízo ao conforto dos outros passageiros. Algumas condições de transporte podem variar de empresa para empresa. Portanto, informe-se antes com a companhia de ônibus.
Algumas orientações comuns a todas as empresas, estão listadas a seguir:
- Em princípio, apenas tem autorização para o embarque cães e gatos de pequeno e médio porte.
- O passageiro deve apresentar documento assinado por médico veterinário, atestando boas condições de saúde do animal. Este atestado tem validade de 10 dias e, caso a viagem ultrapasse este tempo, será necessário providenciar outro atestado no local de destino.
- O passageiro deve apresentar carteira de vacinação do animal atualizada.
- O transporte deve ser feito em contêiner feito de fibra de vibro ou similar, garantindo condições de higiene, segurança e conforto do animal.
- O contêiner deverá ficar no assoalho do ônibus, próximo ao passageiro, não ocupando o espaço físico de outras poltronas ou corredor.
- O contêiner deve estar em boas condições de higiene e, se necessário, nas paradas deve ser feita nova higienização.
- O animal deve ficar confinado no contêiner ao longo da viagem (exceto nas paradas, quando pode deixar o veículo e o contêiner).
- Os animais não podem viajar com patas atadas ou outro método que produza sofrimento ou stress.
- Se a empresa assim desejar, poderá ser cobrada tarifa pelo assento para o transporte de animal.
- Se o ônibus possuir um compartimento isolado apropriado, com boas condições de iluminação, ventilação e segurança, os animais podem ser transportados neste espaço.
- O animal poderá ser sedado durante a viagem, segundo orientação de um médico veterinário.
- Não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.
- O transporte de animais silvestres sem autorização do IBAMA é considerado crime.
1.266 Comments
Kattyane
E sobre moto eles levam????
CheckMyBus Suporte
Olá Kattyane,
Por favor entre em contato direto com uma empresa que faz o trecho para obter informações sobre cotação do serviço.
Para saber qual empresa basta colocar na primeira página da CheckMyBus nos campos origem e destino a cidade de onde você vai sair e a cidade para onde você quer viajar, respectivamente.
Depois disso é só clicar em “Buscar!” e você vai ver uma lista com todas as companhias que operam o trecho desejado.
A CheckMyBus apenas compara os melhores preços de passagens de ônibus em todo o Brasil mas não opera serviços.
Obrigada por sua mensagem e espero que a resposta seja útil.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Maria Madalena da Silva
Fazendo um viagem de são José dos Campos a são Paulo, proibiram que eu transportasse comigo um cooler contendo alguns intens comestíveis como bolo de pote, dizendo que não era permitido e tendo que deixar no bagageiro do ônibus, isso é regra, não pode mesmo, ou só estavam de palhaçada comigo?
CheckMyBus Suporte
Olá Maria,
As regras sobre bagagens dizem que no porta-embrulhos do ônibus, o passageiro pode levar 5 (cinco) quilos de peso total, com dimensões que se adaptem ao porta-embrulhos, desde que não sejam comprometidos o conforto, a segurança e a higiene dos passageiros.
Ocorre que nos últimos tempos muitas empresas estão impedindo que os passageiros acomodem cooler ou caixas dentro do ônibus. As empresas de ônibus alegam que os mesmos podem deslocar e comprometer a sua segurança e dos demais passageiros. Isso também está sendo controlado pela polícia rodoviária e, caso algo ocorra, a empresa de ônibus também pode ser multada.
Obrigada por sua mensagem!
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Erica
Posso levar fogão e algumas caixas de papelão com roupas e ultilidades domésticas?
CheckMyBus Suporte
Olá Erica,
A bagagem que será transportada no ônibus deve ficar dentro das regras de bagagem: no bagageiro pode pesar até 30 quilos e sua maior dimensão (altura, comprimento ou profundidade) pode ter até um metro ou um volume máximo de 300 dm³. Caso sua bagagem exceda o peso, por favor entre em contato antes com a empresa que faz o trecho para saber o valor a ser cobrado.
Obrigada por sua mensagem!
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Ana Cláudia P da Camara
Qual o ônibus que posso contratar para levar minha bagagem do Rio de janeiro para natal/RN
CheckMyBus Suporte
Olá Ana,
A CheckMyBus apenas compara os melhores preços de passagens de ônibus em todo o Brasil mas não opera serviços. Entretanto, recomendamos que você entre em contato com a Kaissara no telefone: SAC: 0800 723 2121 pois essa empresa oferece parte da rota para Natal.
Esperamos que esta informação seja útil.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Diego
Olá, boa tarde!
Tive um problema com a empresa princesa que não deixou embarcar com televisão, pois televisão não se enquadra no conceito de bagagem. Está correto essa informação?
Aguardo retorno.
CheckMyBus Suporte
Boa tarde Diego,
Primeiramente lamentamos o acontecido. Checamos sobre transporte de bagagem e não encontramos especificação alguma sobre o transporte de eletrodomésticos em ônibus rodoviários intermunicipais e interestaduais, de maneira que entendemos não haver problema no transporte desde que o produto se enquadre nas regras de transporte rodoviário de passageiros, ou seja, a bagagem que vai no bagageiro pode pesar até 30 quilos e sua maior dimensão (altura, comprimento ou profundidade) pode ter até um metro ou um volume máximo de 300 dm³. Para que não haja danos ou avarias o produto deve estar devidamente embalado. Esta regra está disposta nas normas da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), no item XI da Resolução ANTT Nº1383/2016, sobre “Direitos e Deveres dos Passageiros”. Existe ainda uma regra sobre o excesso de peso da bagagem. Neste caso, o passageiro pode levar a bagagem desde que pague uma taxa, determinada como “até meio por cento do preço da passagem correspondente ao serviço convencional, pelo transporte de cada quilograma de excesso”. Ou seja, dois quilos a mais são 1% do preço da passagem.
Em todo o caso, recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus e verifique se a empresa possui alguma regra específica sobre o transporte de eletrodoméstico em ônibus. Caso esta não exista, recomendamos que você faça uma queixa formal.
Obrigada por sua mensagem!
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Raissa Alegri
Como levar tv 32 polegadas, sem caixa própria é possivel
CheckMyBus Suporte
Olá Raissa,
No geral, é o seguinte: o transporte gratuito da bagagem que vai no bagageiro pode pesar até 30 quilos e sua maior dimensão (altura, comprimento ou profundidade) pode ter até um metro ou um volume máximo de 300 dm³.
Caso sua bagagem exceda o peso, você ainda pode levá-la pagando uma taxa. Recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus que faz o trecho.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Leide
Gostaria de saber se pode transportar televisão sem nota fiscal,foi uma doação, será que com uma carta do doador pode viajar,e é seguro?
CheckMyBus Suporte
Bom dia Leide,
Nós oferecemos a busca de passagens mas se você entrar com o nome das cidades em nossa busca, você encontrará qual empresa de ônibus faz o trecho que precisa.
Depois entre em contato por favor direto com a empresa para obter informações que precisa.
O prazo para entrega dentro do Estado é de até 3 dias úteis, a entrega para fora do estado demora até 7 dias úteis.
Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Kethelyn
Olá gostaria de saber se posso levar duas malas grande e 4 brinquedos grandes
CheckMyBus Suporte
Olá Kethelyn,
No geral, é o seguinte: o transporte gratuito da bagagem que vai no bagageiro pode pesar até 30 quilos e sua maior dimensão (altura, comprimento ou profundidade) pode ter até um metro ou um volume máximo de 300 dm³.
A bagagem de mão não pode exceder cinco quilos. É importante que não tenha cheiro ruim ou incomode de alguma forma os outros passageiros.
Caso sua bagagem exceda o peso, você ainda pode levá-la pagando uma taxa. Recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus que faz o trecho.
Ache em nossa busca as melhores opções.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
samuel Teixeira
Gostaria de saber se vcs fazem a linha do góias para Matogrosso pois gostaria de leva uma moto
CheckMyBus Suporte
Olá Samuel,
Você poderá usar o serviço de entrega de encomendas oferecido por empresas que fazem o trecho.
Entre com o nome das cidades em nossa busca e descubra qual empresa de ônibus, depois entre em contato por favor direto com a empresa para obter informações sobre cotação ou coleta de mercadoria.
Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Daiane Jorge
Estava de viagem de Belo Horizonte a Araçuai,eu e mais 6 pessoas da minha família pela Empresa GONTIJO e a mesma não nos deixou fazer o transporte de algumas plantas de pequeno porte como suculentas e violetas embaladas em uma caixa de papelão, Gostaria de saber se a empresa tem esse direito? Tivemos que doar as plantas para um vendedor ambulante na rodoviária de BH. Estamos indignado pois essas plantas tinham um valor sentimental muito grande.
CheckMyBus Suporte
Olá Daiane, bom dia.
Infelimente a legislação não é muito explícita sobre esse caso. Somente encontramos a informação que para o transporte de animais e plantas silvestres é preciso uma autorização especial do IBAMA. Recomendamos que você entre em contato direto com o serviço de atendimento ao consumidor da empresa de ônibus e cadastre uma reclamação formal. Esperamos que essa informação tenha sido útil.
Obrigada por sua mensagem!
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente