Bagagem no ônibus

Bagagem no ônibus

O que é permitido levar comigo no ônibus?

Está procurando informações sobre bagagem no ônibus? O que você está autorizado a levar com você no ônibus? Você quer saber se poderá levar sua bicicleta ou apenas enviá-la? Mas como funciona o serviço de envio de bagagem e encomenda?

CheckMyBus Suporte Bagagem

Tudo o que você precisa saber está aqui! Além disso, encontre as empresas que enviam encomendas para todo o país. Peça um orçamento sem compromisso.

Quantas bagagens posso levar no ônibus

No bagageiro (ou porta-malas) do ônibus, é  permitido por passageiro bagagem de até 30 quilos com dimensão de até um metro.

Acima de tudo, ao viajar de ônibus você pode levar muitas malas. Embora as empresas de ônibus tenham regras de bagagens mais tranquilas do que outros meios de transporte, ainda assim se estiver na dúvida, consulte rapidamente a empresa para  evitar qualquer problema.

O que pode levar de bagagens de mão no ônibus?

No porta-embrulhos, ou compartimento acima do passageiro, são permitidos 5 kg de peso total e dimensões que se adaptem ao compartimento de bagagem. Ainda que, sem colocar os outros passageiros em situação de perigo ou desconforto.

É importante dizer que o excesso de bagagem ou de peso implicará em cobrança de taxas que variam conforme cada empresa, mas geralmente custam 0,5% do valor do bilhete de ônibus.

Posso levar materiais esportivos, carrinhos de bebê e cadeiras de rodas?

De fato, equipamentos de esporte como bicicletas e pranchas de surf podem ser transportados no bagageiro do ônibus. Por razões óbvias de espaço limitado no porão do ônibus geralmente o número de objetos a serem transportados é limitado em cada veículo. Em suma, a lei determina que passageiro tem o direito de levar gratuitamente um volume máximo de 300 dm³ no bagageiro do ônibus.

Da mesma forma para os passageiros com mobilidade reduzida que precisam usar cadeira de rodas e não viajam nela, o transporte é realizado gratuitamente no porão do ônibus. O mesmo vale para carrinhos de bebê, que devem sempre estar no compartimento de bagagem do ônibus devidamente dobrados.

O que é proibido levar na sua bagagem no ônibus?

Assim como nos aeroportos, para as viagens de ônibus também existem algumas proibições quanto a produtos e equipamentos que não podem fazer parte da bagagem do passageiros. De modo geral, é proibido transportar materiais considerados perigosos. Isto é, fazem parte desta lista armas, explosivos e produtos químicos.

Além disso, a lei determina que o transporte de animais silvestres é considerado crime ambiental, punido com multa e detenção.

Como funciona o serviço de bagagens desacompanhadas?

Você precisa enviar um pacote para outra cidade? Uma boa solução é enviar sua encomenda por ônibus. Acima de tudo, este tipo de serviço é mais rápido e mais barato do que serviços de encomendas normais. Uma das desvantagens é que você tem que levar o pacote pessoalmente até a rodoviária e buscá-lo na chegada. Mas isso é o que torna possível que o pacote chegue ao seu destino mais rápido.

Entretanto, outras empresas agora oferecem o serviço de coleta e entrega na porta. Só dependendo da necessidade de cada um.

Busca por passagens? Baixe GRÁTIS o aplicativo da CheckMyBus!

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

Encontre as empresas de ônibus que enviam encomendas para todo o Brasil.

Peça agora um orçamento sem compromisso!

EmpresaInformações
Águia Branca
  • Em 7 Estados (BA, ES, MG, PE, RJ, SP e SE)
  • Certificações ANVISA e ISO

Pedir orçamento e outras informações

Buslog Encomendas
  • Atua nos estados de MG, RJ, SP, PR, SC e RS
  • 1001, Cometa e Catarinense

Pedir orçamento e outras informações

Eucatur encomendas
  • Atende mais de 800 cidades
  • Há 54 anos no mercado

Pedir orçamento e outras informações

Itex
  • Encomenda expressa
  • Mais de 800 destinos

Pedir orçamento e outras informações

Satelite Norte
  • Encomendas para MG, GO, TO, PA, MA, PI e CE, SP, MG e PR
  • Solicitar coleta

Pedir orçamento e outras informações

  • Agências no RJ, SP, MG, DF e GO
  • UTIL, Sampaio ou Brisa

Pedir orçamento e outras informações

Envie seus comentários e perguntas – Nós estamos aqui para ajudar!

deixar uma mensagem

O que fazer quando a minha bagagem e danificada ou extraviada no ônibus?

Os volumes acomodados no bagageiro são de responsabilidade das empresas de ônibus, que devem protegê-los contra danos e extravios. Por isso, a empresa tem um funcionário para receber e devolver estes objetos no início e final da viagem. Na falta deste funcionário, a atividade é de responsabilidade do motorista.

Ademais, ao depositar a bagagem no bagageiro o passageiro deve receber um comprovante que deve manter consigo até a retirada dos volumes no final da viagem. Em caso de dano ou extravio, o passageiro deve comunicar o problema logo ao final da viagem, registrando a reclamação em formulário indicado pela empresa responsável pelo transporte.

Contudo, as empresas de ônibus serão responsáveis por indenizar os clientes que tiverem a passagem extraviada ou danificada no prazo de 30 dias a partir da data de reclamação. O cálculo da indenização é feito de acordo com a tarifa do serviço convencional.

Posso viajar com animais de estimação?

De fato, os passageiros de ônibus interestaduais e intermunicipais podem viajar com seus animais domésticos desde que não haja prejuízo ao conforto dos outros passageiros. Algumas condições de transporte podem variar de empresa para empresa. Portanto, informe-se antes com a companhia de ônibus.

Algumas orientações comuns a todas as empresas, estão listadas a seguir:

    • Em princípio, apenas tem autorização para o embarque cães e gatos de pequeno e médio porte.
    • O passageiro deve apresentar documento assinado por médico veterinário, atestando boas condições de saúde do animal. Este atestado tem validade de 10 dias e, caso a viagem ultrapasse este tempo, será necessário providenciar outro atestado no local de destino.
    • O passageiro deve apresentar carteira de vacinação do animal atualizada.
    • O transporte deve ser feito em contêiner feito de fibra de vibro ou similar, garantindo condições de higiene, segurança e conforto do animal.
    • O contêiner deverá ficar no assoalho do ônibus, próximo ao passageiro, não ocupando o espaço físico de outras poltronas ou corredor.
    • O contêiner deve estar em boas condições de higiene e, se necessário, nas paradas deve ser feita nova higienização.
    • O animal deve ficar confinado no contêiner ao longo da viagem (exceto nas paradas, quando pode deixar o veículo e o contêiner).
    • Os animais não podem viajar com patas atadas ou outro método que produza sofrimento ou stress.
    • Se a empresa assim desejar, poderá ser cobrada tarifa pelo assento para o transporte de animal.
    • Se o ônibus possuir um compartimento isolado apropriado, com boas condições de iluminação, ventilação e segurança, os animais podem ser transportados neste espaço.
    • O animal poderá ser sedado durante a viagem, segundo orientação de um médico veterinário.
    • Não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.
    • O transporte de animais silvestres sem autorização do IBAMA é considerado crime.

1.266 Comments

  • Rosangela Correa de Moraes

    Boa tarde
    Como faço e quanto custa enviar uma peca de metal de aproximadamente 12 kgs X 0.60 altura de Sao Paulo capital para a cidade de Ourinhos SP
    Agradeço

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Rosangela, bom dia.
      Você pode procurar no nosso site qual empresa de ônibus faz o trecho que você precisa, apenas inserindo na Home as cidades de origem e destino da viagem e a data da viagem. A partir daí você verá no resultado da busca quais empresas de ônibus operam o trecho. Entre em contato direto com elas para saber como despachar essa bagagem. Qualquer outra dúvida, escreva-nos novamente.
      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá João, bom dia.
      Você pode procurar no nosso site qual empresa de ônibus faz o trecho que você precisa, apenas inserindo na Home as cidades de origem e destino da viagem e a data da viagem. A partir daí você verá no resultado da busca quais empresas de ônibus operam o trecho. Entre em contato direto com elas para saber como despachar essa bagagem. Qualquer outra dúvida, escreva-nos novamente.
      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Helena de oliveira matos nascimento

    Gostaria de saber se posso viajar com uma TV 50 polegadas sem os documentos do Espírito Santo cachoeiro de Itapemirim para o Rio de Janeiro.

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Helena, bom dia.
      você pode levar seu televisor gratuitamente no bagageiro, desde que ele pese até 30 quilos e sua maior dimensão (altura, comprimento ou profundidade) tenha até um metro ou um volume máximo de 300 dm³. Caso esteja fora desses padrões, recomendamos que você entre direto em contato com a empresa de ônibus com a qual irá viajar para esclarecer como a melhor forma de transportar o televisor. Informe-se também com a Itapemirim sobre a nota fiscal – muitas empresas não exigem isso para o transporte quando você leva como sua bagagem.
      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Maria da penha Jesus

    Boa noite,moro no Rio de janeiroas viajo muito pra franca SP.estou com problemas pois ganhei muitos presentes de casamento está todos encaixados tem umas 10cx ao total não tenho como pagar uma picape ou um carro pra trazer, vocês tem com me informar como fazer e a quem recorrer.
    Agradeceria ,obrigada.

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Maria da Penha, bom dia.
      Recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus que faz o trecho em questão e informe-se sobre se eles oferecem o serviço de entregas/transporte de mercadorias ou se é melhor o pagamento de uma taxa de bagagem extra. Deixamos aqui o contato da Expresso União – telefones:
      0800 942 3061; 0800 940 2535 (Deficientes auditivos ou de fala).
      Esperamos que essas informações sejam úteis.
      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Roberta, bom dia.
      De modo geral, é proibido o transporte de materiais considerados perigosos. Fazem parte desta lista armas, explosivos e produtos químicos. Quase todas as tintas são inflamáveis em função da incorporação de solventes e redutores, que liberam vapores inflamáveis durante a aplicação. Para que você não tenha problemas, recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus com a qual irá viajar para esclarecer se é possível transportar as latas de tinta. Caso você não encontre o telefone, escreva-nos novamente com o nome da empresa e lhe enviamos o número.
      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Bianca, bom dia.
      Para levar seu instrumento musical no ônibus é preciso tomar alguns cuidados. Lembre-se que no bagageiro seu instrumento e a sua mala estarão junto com a babagem dos outros passageiros, e um bag não é resistente ou forte o suficiente para aguentar fortes impactos e variações de temperatura ou até mesmo peso de outras malas em cima. Você tem algumas opções para evita danos, uma delas é colocar o instrumento dentro de um case rígido, que suporte variações de temperatura sem que comprometa o seu instrumento e se possível coloque ele dentro de outro case. Peça ao motorista para você colocar por último o seu instrumento. Mesmo com essas possibilidades, se conseguir e não for atrapalhar os demais passageiros, sempre opte por levar o instrumento junto com você. E fique de olho nas regras de transporte de bagagem: a bagagem que vai no bagageiro do ônibus precisa estar dentro das regras do transporte rodoviário de passageiros regulada pela ANTT, ou seja, você pode levar uma mala que com peso de até 30 quilos e dimensão máxima de um metro (altura, comprimento ou profundidade) ou um volume máximo de 300 dm³. Caso precise entrar em contato com a empresa de ônibus, escreva-nos novamente e lhe forneceremos o número de telefone.
      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Sandro Gomes

    Boa noite.

    Eu e minha esposa estaremos viajando de Lisboa para Porto.
    Gostaria de saber se seria possível levar 02 bicicletas montadas no bagageiro? E se algum valor adicional será comprado por essa bagagem?

    Antecipadamente agradeço a atenção e aguardo retorno.

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Sandro, bom dia.
      A Rede Expressos tem as seguintes regras para o transporte de bicicletas: O transporte de bicicletas ou pranchas de surf implica um acréscimo no preço do bilhete de 5 euros. Apenas é permitido o transporte mediante a compra prévia, exclusivamente online, mediante o pagamento da referida taxa. Dada a limitação de espaço, é permitido um total de quatro unidades, entre bicicletas e pranchas de surf, por veículo. Estas devem estar em condições de viajar sem provocar danos nas restantes bagagens ou volumes, sendo obrigatório desmontar a roda da frente, colocando-a sobre o quadro e estando o respetivo conjunto embalado numa caixa ou bolsa preparada para o transporte. Se não houver espaço para mais bicicletas no horário escolhido, a célula de seleção de viagem com bicicleta não estará disponível. Depois de adquirir o bilhete, o passageiro deve apresentar-se para embarque, com a sua bicicleta/prancha de surf, com uma antecedência mínima de 15 minutos antes da saída. Outras bagagens especiais: serão aplicáveis os mesmos preços e condições a todos aqueles equipamentos e acessórios de desporto e/ou lazer equiparáveis, similares aos descritos anteriormente e que, pelas suas dimensões e/ou características, devam ser transportados no porão do autocarro. Estas bagagens devem estar em condições de viajar sem provocar danos nas restantes bagagens ou volumes, sendo obrigatório o respetivo embalamento para o transporte.
      A Flixbus já é possível comprar a passagem da bicicleta no mesmo momento em que você faz a compra da sua passagem, mas é necessário verificar se na data da vaigem há a possibilidade de levar sua bike, porque cada ônibus tem lugares somente para algumas bikes. Por exemplo, no período 01.11.2019 – 29.02.2020 há um aviso de que não há encaixes de bicicleta disponíveis.
      Esperamos que essas informações sejam úteis.
      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Sandro Gomes

    Boa noite.

    Eu e minha esposa estaremos viajando de Lisboa para Sagres.
    Gostaria de saber se seria possível levar 02 bicicletas montadas no bagageiro? E se algum valor adicional será comprado por essa bagagem?

    Antecipadamente agradeço a atenção e aguardo retorno.

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Gessica,
      Note que a CheckMyBus é a melhor página online para comparar os preços de passagens de ônibus em todo o mundo mas não operamos os servicos.
      Mas para despachar uma encomenda de Belo Horizonte a Brasília recomendamos que você entre em contato com a Kaissara no telefone: SAC: 0800 723 2121 ou a Expresso União SAC 0800 942 3061 pois essas empresas fazem esse trecho.
      Esperamos que esta informação seja útil.
      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Saulo,
      Nós oferecemos a busca de passagens mas se você entrar com o nome das cidades em nossa busca, você encontrará qual empresa de ônibus faz o trecho que precisa.
      Depois entre em contato por favor direto com a empresa para obter informações que precisa.
      O prazo para entrega dentro do Estado é de até 3 dias úteis, a entrega para fora do estado demora até 7 dias úteis.
      Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.