Bagagem no ônibus

Bagagem no ônibus

O que é permitido levar comigo no ônibus?

Está procurando informações sobre bagagem no ônibus? O que você está autorizado a levar com você no ônibus? Você quer saber se poderá levar sua bicicleta ou apenas enviá-la? Mas como funciona o serviço de envio de bagagem e encomenda?

CheckMyBus Suporte Bagagem

Tudo o que você precisa saber está aqui! Além disso, encontre as empresas que enviam encomendas para todo o país. Peça um orçamento sem compromisso.

Quantas bagagens posso levar no ônibus

No bagageiro (ou porta-malas) do ônibus, é  permitido por passageiro bagagem de até 30 quilos com dimensão de até um metro.

Acima de tudo, ao viajar de ônibus você pode levar muitas malas. Embora as empresas de ônibus tenham regras de bagagens mais tranquilas do que outros meios de transporte, ainda assim se estiver na dúvida, consulte rapidamente a empresa para  evitar qualquer problema.

O que pode levar de bagagens de mão no ônibus?

No porta-embrulhos, ou compartimento acima do passageiro, são permitidos 5 kg de peso total e dimensões que se adaptem ao compartimento de bagagem. Ainda que, sem colocar os outros passageiros em situação de perigo ou desconforto.

É importante dizer que o excesso de bagagem ou de peso implicará em cobrança de taxas que variam conforme cada empresa, mas geralmente custam 0,5% do valor do bilhete de ônibus.

Posso levar materiais esportivos, carrinhos de bebê e cadeiras de rodas?

De fato, equipamentos de esporte como bicicletas e pranchas de surf podem ser transportados no bagageiro do ônibus. Por razões óbvias de espaço limitado no porão do ônibus geralmente o número de objetos a serem transportados é limitado em cada veículo. Em suma, a lei determina que passageiro tem o direito de levar gratuitamente um volume máximo de 300 dm³ no bagageiro do ônibus.

Da mesma forma para os passageiros com mobilidade reduzida que precisam usar cadeira de rodas e não viajam nela, o transporte é realizado gratuitamente no porão do ônibus. O mesmo vale para carrinhos de bebê, que devem sempre estar no compartimento de bagagem do ônibus devidamente dobrados.

O que é proibido levar na sua bagagem no ônibus?

Assim como nos aeroportos, para as viagens de ônibus também existem algumas proibições quanto a produtos e equipamentos que não podem fazer parte da bagagem do passageiros. De modo geral, é proibido transportar materiais considerados perigosos. Isto é, fazem parte desta lista armas, explosivos e produtos químicos.

Além disso, a lei determina que o transporte de animais silvestres é considerado crime ambiental, punido com multa e detenção.

Como funciona o serviço de bagagens desacompanhadas?

Você precisa enviar um pacote para outra cidade? Uma boa solução é enviar sua encomenda por ônibus. Acima de tudo, este tipo de serviço é mais rápido e mais barato do que serviços de encomendas normais. Uma das desvantagens é que você tem que levar o pacote pessoalmente até a rodoviária e buscá-lo na chegada. Mas isso é o que torna possível que o pacote chegue ao seu destino mais rápido.

Entretanto, outras empresas agora oferecem o serviço de coleta e entrega na porta. Só dependendo da necessidade de cada um.

Busca por passagens? Baixe GRÁTIS o aplicativo da CheckMyBus!

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

Encontre as empresas de ônibus que enviam encomendas para todo o Brasil.

Peça agora um orçamento sem compromisso!

EmpresaInformações
Águia Branca
  • Em 7 Estados (BA, ES, MG, PE, RJ, SP e SE)
  • Certificações ANVISA e ISO

Pedir orçamento e outras informações

Buslog Encomendas
  • Atua nos estados de MG, RJ, SP, PR, SC e RS
  • 1001, Cometa e Catarinense

Pedir orçamento e outras informações

Eucatur encomendas
  • Atende mais de 800 cidades
  • Há 54 anos no mercado

Pedir orçamento e outras informações

Itex
  • Encomenda expressa
  • Mais de 800 destinos

Pedir orçamento e outras informações

Satelite Norte
  • Encomendas para MG, GO, TO, PA, MA, PI e CE, SP, MG e PR
  • Solicitar coleta

Pedir orçamento e outras informações

  • Agências no RJ, SP, MG, DF e GO
  • UTIL, Sampaio ou Brisa

Pedir orçamento e outras informações

Envie seus comentários e perguntas – Nós estamos aqui para ajudar!

deixar uma mensagem

O que fazer quando a minha bagagem e danificada ou extraviada no ônibus?

Os volumes acomodados no bagageiro são de responsabilidade das empresas de ônibus, que devem protegê-los contra danos e extravios. Por isso, a empresa tem um funcionário para receber e devolver estes objetos no início e final da viagem. Na falta deste funcionário, a atividade é de responsabilidade do motorista.

Ademais, ao depositar a bagagem no bagageiro o passageiro deve receber um comprovante que deve manter consigo até a retirada dos volumes no final da viagem. Em caso de dano ou extravio, o passageiro deve comunicar o problema logo ao final da viagem, registrando a reclamação em formulário indicado pela empresa responsável pelo transporte.

Contudo, as empresas de ônibus serão responsáveis por indenizar os clientes que tiverem a passagem extraviada ou danificada no prazo de 30 dias a partir da data de reclamação. O cálculo da indenização é feito de acordo com a tarifa do serviço convencional.

Posso viajar com animais de estimação?

De fato, os passageiros de ônibus interestaduais e intermunicipais podem viajar com seus animais domésticos desde que não haja prejuízo ao conforto dos outros passageiros. Algumas condições de transporte podem variar de empresa para empresa. Portanto, informe-se antes com a companhia de ônibus.

Algumas orientações comuns a todas as empresas, estão listadas a seguir:

    • Em princípio, apenas tem autorização para o embarque cães e gatos de pequeno e médio porte.
    • O passageiro deve apresentar documento assinado por médico veterinário, atestando boas condições de saúde do animal. Este atestado tem validade de 10 dias e, caso a viagem ultrapasse este tempo, será necessário providenciar outro atestado no local de destino.
    • O passageiro deve apresentar carteira de vacinação do animal atualizada.
    • O transporte deve ser feito em contêiner feito de fibra de vibro ou similar, garantindo condições de higiene, segurança e conforto do animal.
    • O contêiner deverá ficar no assoalho do ônibus, próximo ao passageiro, não ocupando o espaço físico de outras poltronas ou corredor.
    • O contêiner deve estar em boas condições de higiene e, se necessário, nas paradas deve ser feita nova higienização.
    • O animal deve ficar confinado no contêiner ao longo da viagem (exceto nas paradas, quando pode deixar o veículo e o contêiner).
    • Os animais não podem viajar com patas atadas ou outro método que produza sofrimento ou stress.
    • Se a empresa assim desejar, poderá ser cobrada tarifa pelo assento para o transporte de animal.
    • Se o ônibus possuir um compartimento isolado apropriado, com boas condições de iluminação, ventilação e segurança, os animais podem ser transportados neste espaço.
    • O animal poderá ser sedado durante a viagem, segundo orientação de um médico veterinário.
    • Não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.
    • O transporte de animais silvestres sem autorização do IBAMA é considerado crime.

1.266 Comments

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Marcio, bom dia!
      Por favor, entre em contato com as empresas Eucatur e Itex. Entre no link abaixo e pergunte por uma cotação.
      https://blog.checkmybus.com.br/suporte/bagagem-onibus#encomendas
      Você só precisa clicar em “Pedir orçamento e outras informações” e fazer uma cotação gratuitamente.
      Caso você ainda encontre dificuldades, por favor, entre em contato novamente.
      Esperamos ter atendido a sua dúvida.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Emily

    Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida, estou com um computador montado e um monitor para sair de Maceió-AL até o Rio de Janeiro, gostaria de saber se irei precisar despachar os mesmos (área interna do ônibus) e também tenho bagagem para despache, minha mala convencional. A dúvida é: o peso do computador+monitor+bagagem pode atingir os 30kg para não exceder o peso? Se puder responder, ficarei grata.

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Emily, bom dia!
      O transporte gratuito de bagagem deve obedecer às seguintes regras: a bagagem que vai no bagageiro pode pesar até 30 quilos e sua maior dimensão (altura, comprimento ou profundidade) pode ter até um metro ou um volume máximo de 300 dm³. No caso do computador, recomendamos que ela leve na bagagem de mão, já que as empresas não se resposabilizam por perdas ou danos. Veja também se a empresa de ônibus precisa da nota fiscal do computador. Por isso, recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus e se informe sobre esses detalhes. Esperamos ter ajudado!
      Obrigado por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • GUSTAVO RODRIGUES

      Olá, estava viajando e levei comigo uma caixa com uma TV de 32P, porém ao embarcar no ônibus fui informando que não podia levar sem paga a taxa extra (40,00) mesmo a bagagem não excedendo o peso máximo De 30kg, pesava uns 8 eu acho. Alegaram por ser eletrônico não era bagagem e sim encomenda, eles podem cobrar isso?

      • Avatar photo

        CheckMyBus Suporte

        Olá Gustavo,
        Obrigado por nos escrever.
        Pela suas descrições, o transporte deveria ser gratuíto (se você também estava viajando e era sua bagagem) pois o peso e a dimensão eram menores do que o exigido para extras.
        Recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus para saber se a cobrança foi abusiva ou se realmente a empresa possui regras específicas vigentes.
        Espero que nossa resposta seja útil e que você esclareça o ocorrido.
        CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Bom dia Robert,
      note que CheckMyBus é um portal de comparação de preços de ônibus de todo o mundo mas não opera ônibus.

      Existem várias empresas que fazem essa linha e possuem diferente taxas.
      Por favor, recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus para saber melhor sobre os custos. Entre neste link https://www.checkmybus.com.br/sao-paulo/rio-de-janeiro para comparar os precos da passagem e entre em contato com a empresa:

      Caso precise do contato telefônico da empresa, por favor, escreva-nos novamente.
      Obrigada pore sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Bom dia Déborah,
      O transporte gratuito de bagagem deve obedecer às seguintes regras:
      – a bagagem que vai no bagageiro pode pesar até 30 quilos e sua maior dimensão (altura, comprimento ou profundidade)
      – pode ter até um metro ou um volume máximo de 300 dm³.
      Recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus se você tiver em dúvida.
      SAC da Catedral Turismo é 0800 8801 315
      SAC da Expresso Guanabara: 0800 728 1992
      Aqui o link para pesquisar preços e reservar sua passagem.
      https://www.checkmybus.com.br/fortaleza/mossoro
      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • MARIA REGINA ROCHA DA SILVA

    Olá, boa tarde!

    No dia 30 de Janeiro, embarquei na rodoviária do Tietê em São Paulo com destino para Porto Seguro, Juntamente com minha mâe idosa de nome Antoniêta e minhas filhas menores, Debora e Eliza. Ocorre que o onibus da Gontijo quebrou na estrada e tivemos que trocar de onibus no meio da noite e ao chegar na rodoviária de Porto Seguro, após o desembarque, minha filha Debora de 1 aninhos estava chorando muito e pedir minha mãe para receber e conferir nossas malas. Ocorreu que quando fui conferir minhas malas para pegar um taxi, observei que faltava uma mala, de imediato fui até a garagem da Gontijo em Porto Seguro, mais o motorista não estava mais e um funcionário da garagem realizou a busca no ônibus e não encontrou minha mala e me orientou a retornar no dia seguinte. No dia 01 de Fevereiro pela manhã retornei a garagem e ninguém soube me informar onde minha mala se encontrava e sigo até o momento sem informações da minha mala que continua meus pertences pessoais e de minha filha, bem como documentos e objetos de valor, totalizando um prejuízo de mais de R$ 5.000,00 se não devolverem minha mala. Por favor, preciso que alguém me ajude a resolver e encontrar minha mala. Aguardo retorno.

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Bom dia Maria Regina,
      Obrigado pela sua mensagem e lamento muito pelo ocorrido. Espero que tudo termine bem.
      Por favor, note que CheckMyBus é um portal de comparação de preços de ônibus em todo o mundo e não opera ônibus ou terminais.
      Gostaríamos de ajuda-la e fornecer o telefone para contatar diretamente a Gontijo de Porto Seguro: +55 73 3288-1198 ou SAC 0800 728 0044.
      Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Dayana Teixeira

    Ola! Preciso de um frete de Colombo/Paraná para Recife/Pernambuco.
    1 tv 32 polegadas
    20 caixas do tamanho de um fogão 4 bocas( nessas caixas vão mais roupas e louças, eletrônicos)

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Bom dia Dayana,
      A CheckMyBus é um portal de busca de passagens e serviços de ônibus mas não operamos ônibus.
      Por favor, entre no link abaixo e entre em contato com a empresa que opera a área do frete.
      https://blog.checkmybus.com.br/suporte/bagagem-onibus#encomendas
      Clique em “Pedir orçamento e outras informações” e pergunte por uma cotação.
      É muito fácil e sem nenhum compromisso. Esperamos ter atendido a sua dúvida.
      Obrigado por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Josivalda Mafra

      Oiii boa tarde, gostaria de saber se é proibido por lei federal, transportar 6 kilos de peixe congelados em um isopor, no ônibus. Minha filha comprou a passagem e só foi saber na hora de embarcar q não podia. Tinha q descartar o peixe (jogar fora se ela quisesse ir de Florianópolis para Crisciúma) ela não quis jogar fora, e não embarcou e também não devolveram o dinheiro das passagens. Obs o isopor pesou 23 kilos mas não continha só peixes.isso é realmente legal gente?

      • Avatar photo

        CheckMyBus Suporte

        Olá Josivalda, bom dia!
        As regras para transporte de alimentos perecíveis em viagens de ônibus é mais rigorosa que para viagens de avião. Nos ônibus é permitido que passageiros levem apenas pequenos lanches, que devem ser consumidos durante a viagem e podem ser transportados na bagagem de mão. Não é permitido, no entanto, transportar alimentos perecíveis a serem entregues no destino final. Apesar da regra, muitas vezes o controle na rodoviária é pouco e, por isso, muitas pessoas acabam embarcando nos ônibus com perecíveis em suas malas ou isopor. E, realmente, quando a empresa faça o controle eles podem pedir para que você deixe o produto na rodoviária para que um parente ou amigo venha buscá-lo, ou remarque sua viagem para outra data – essa seria uma alternativa para não perder a passagem.
        Espero ter ajudado!
        Obrigado por sua mensagem!
        CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.