Como posso comprar minha passagem de ônibus?
Você está procurando mais informações sobre a compra da sua passagem de ônibus? Sem dúvida você deseja obter mais sobre ofertas, preços ou cupons especiais com desconto? Ou gostaria de saber se as crianças estão autorizados a viajar sozinhas como também quanto custa uma passagem de criança? Há descontos disponíveis para idosos ou pessoas com deficiência?
De fato com a CheckMyBus você vai aprender sobre como adquirir sua passagem e o que você precisa saber em caso de cancelamento ou remarcação. Além disso, nós diremos como você vai receber sua passagem, se por e-mail ou por mensagem para o seu smartphone.
Envie seus comentários e perguntas – Nós estamos aqui para ajudar!
Como comprar a passagem de ônibus?
Visto que hoje em dia quase todas as empresas de ônibus oferecem a possibilidade da compra de passagens online, seja através de um sistema própria ou de plataforma específica.
Com a ferramenta de busca de passagens de ônibus da CheckMyBus, você pode encontrar facilmente todas as passagens que você precisa.
Basta introduzir o lugar de origem, destino e a data da viagem. Assim que você tenha encontrado o ônibus perfeito, levamos você diretamente para a página para que você termine sua compra com segurança. Além disso, cada vez mais estão disponíveis no mercado aplicativos que permitem pesquisar e comprar passagens de ônibus de qualquer lugar.
Caso você tenha internet, existem alternativas. Todavia ainda existem os serviços de venda por telefone e, nas rodoviárias, novos tótens de venda e os tradicionais guichês das empresas de ônibus. Menos comum mas ainda possível, é a venda através de agências de viagens. Além disso, fora das rodoviárias é quase sempre possível comprar a passagem diretamente com o motorista do ônibus, caso ainda existam poltronas livres.
Como pagar a passagem de ônibus?
Aliás não existem grandes diferenças entre os meios de pagamento nas empresas de ônibus. Nas compras online, o pagamento realizado com cartão de crédito tanto companhias nacionais como estrangeiras, não deve encontrar problema algum. Além disso, algumas empresas de ônibus como Viação Catarinense, Cometa, Viação Danúbio Azul, Rápido Federal e Nacional Expresso permitem inclusive o pagamento à prazo e sem juros.
Como encontrar descontos e tarifas especiais?
De fato, todas as empresas de ônibus brasileiras que fazem viagens interestaduais estão obrigadas por lei a reservar duas vagas gratuitas nos carros convencionais para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Entretanto, caso tais poltronas já estejam ocupadas, a empresa deve conceder desconto de 50% na passagem.
Os portadores de necessidades especiais físicas, mentais, visuais ou auditivas comprovadamente carentes, também terão direito à gratuidade em dois assentos em cada veículo do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. No entanto é necessário que o portador de necessidades especiais obtenha o Passe Livre, emitido pelo Ministério dos Transportes.
Crianças com até seis anos incompletos podem viajar gratuitamente desde que não ocupe poltrona e esteja acompanhada por responsável legal, observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores.
A maioria das empresas de ônibus oferece também descontos para estudantes (desde que estes apresentem o passe de estudante que deve ser requerido diretamente na companhia de ônibus) e programas de fidelidade que incluem diferentes benefícios para viajantes frequentes. Para outros detalhes, leia mais sobre Os direitos dos passageiros.
Quais são os termos de compra?
Alguns outros termos de compra devem ser estar bem claros para que sua viagem ocorra tranquilamente. As regras abaixo foram determinadas pela ANTT e são aplicadas por lei a todas as empresas de transporte coletivo de passageiros no território brasileiro. Exceções podem ocorrer mas devem ser observadas para cada companhia de ônibus.
Retirada de passagens | Diretamente nas agências da empresa de ônibus nas rodoviárias ou em seus pontos de venda |
Retirada de passagens por terceiros | O cliente que efetuou a compra deverá indicar o nome completo e RG da pessoa que irá retirar a passagem, preenchendo no comprovante de compra o campo de autorização |
Desistências e cancelamentos | O passageiro só terá direito a devolução do valor pago pela passagem quando a devolução for realizada em uma agência física com até 8 (oito) horas de antecedência do horário de embarque descrito no bilhete. A empresa poderá reter 5% do valor tarifário a título de multa |
Desistências e cancelamentos nas compras online | A devolução dentro do prazo só poderá ser feita através de estorno da importância paga pela operadora do cartão de crédito. Por isso, cliente deverá se apresentar em uma das agências da empresa de ônibus portando o comprovante de compra (passagens não impressas) ou bilhete (passagem impressa). Assim como o cartão de crédito utilizado no momento da compra. |
Transferência da passagem | A transferência da passagem para outro passageiro é permitida, sendo necessária a presença do passageiro cedente ou através da apresentação do documento de identidade original desse, além do ticket e deve ser realizada diretamente no guichê da viação. |
Remarcação da passagem | As solicitações devem ser feitas até três horas antes da realização do embarque e é autorizado às empresas a cobrança de até 20% do valor da passagem para realizar a remarcação. |
*Ainda assim, nas viagens interestaduais, no caso de desistências e cancelamentos; O passageiro só terá direito a devolução do valor pago pelo bilhete quando a devolução for realizada em uma agência física com até 3 (três) horas de antecedência do horário de embarque descrito no bilhete. Contudo, a empresa poderá reter 5% do valor tarifário a título de multa.
De tal forma que ao comprar a passagem de ônibus, leia antes os termos de compra. Ademais, a CheckMyBus também tem um blog que explica os direitos e obrigações tanto dos passageiros quanto das companhias de transporte.
129 Comments
sandro bonani barbosa
Comprei uma passagem de São Paulo x Uberlandia do terminal Tiete saida dia 19/01 as 8 hrs da manhã teve um recado que não efetuou mas observei no meu cartão e foi descontato e agora como sei se ocorreu tudo bem , ROTAS
sandro Bonani Barbosa
CheckMyBus Suporte
Olá Sandro,
bom dia.
A CheckMyBus compara todas as passagens e mostra qual o melhor ônibus para você viajar. A compra da passagem é feita diretamente na página da empresa de ônibus, assim como o parcelamento. Por isso recomendamos que você entre em contato direto com a empresa com a qual você efetuou a compra.
Qualquer outra dúvida é só nos escrever.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Lucicleide Santana Ribeiro
ola boa tarde, queria comprar minhas passagens com vcs, mais ao finalizar com o cartão percebi que vcs não divide no cartão, é isso mesmo?
CheckMyBus Suporte
Oi Lucicleide, bom dia.
A CheckMyBus está prensente em mais de 60 países com 610 linhas e milhares de partidas semanais, sempre comparando os preços de passagens de todas as companhias de ônibus e mostrando qual o ônibus mais barato, mais rápido ou aquele que oferece melhores comodidades em sua viagem.
Provavelmente o site da empresa de ônibus que você escolheu teve algum problema na página no momento do pagamento. Para verificarmos isso precisamos saber com qual empresa de ônibus você tentou comprar sua passagem ou então você pode tentar novamente.
Em último caso recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço!
CheckMyBus Serviço de atendimento ao cliente
Eliana Sílvia Piveta Delgadinho
Boa tarde! Podemos comprar a passagem de Praga à Berlim na estação rodoviária de Praga? Há um guichê da empresa no terminal rodoviário? Podemos comprar em Euro ou apenas na moeda Tcheca?
Obrigada
Eliana Piveta
CheckMyBus Suporte
Oi Eliana, bom dia.
Sim, você pode efectuar a compra das passagens na estação rodoviária de Praga, mas nós recomendamos sempre fazer a compra online antes da viagem de forma a evitar encontrar um ônibus já cheio ou preços superiores aos que estão indicados online. No nosso site você tem a hipótese de mudar a moeda do pagamento, na parte superior do site junto à bandeira.
Esperamos ter atendido a sua dúvida.
Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus Serviço de atendimento ao cliente
Ligia Ferreira Leao
Boa tarde,
Não consigo encontrar passagens Podgorica-Kotor e Kotor-Dubrovnik.
Em qual site consigo comprar? Viajarei em outubro/2018 mas preciso de fazer as compras antecipadas para em seguida procurar os hoteis.
Obrigada,
Ligia
CheckMyBus Suporte
Olá Ligia, bom dia.
De momento ainda não temos o trecho Podgorica-Kotor e Kotor-Dubrovnik. Estamos trabalhando para que em breve possamos atender melhor o seu pedido. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus Serviço de atendimento ao cliente
Helio de oliveira
Comprei duas passagens nao recebi o cartao de embarque como posso ver as passagens?
CheckMyBus Suporte
Olá Hélio, bom dia.
A CheckMyBus é um portal de comparação de passagens de ônibus. Conosco você consegue encontrar os melhores preços de passagens de ônibus, avião, trens e caronas, no Brasil e no exterior. Para ver as passagens de ônibus, recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus onde você comprou seus bilhetes de viagem. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Dorival Markwardt
Por favor, solicito informaçoes como adquirir 2 passagens para Idoso, para Foz do Iguaçu ida e volta marcados.
CheckMyBus
Olá Dorival,
bom dia.
Temos várias empresas de ônibus que fazem a viagem até Foz do Iguaçu, mas para pesquisarmos o preço da passagem precisamos saber qual a cidade onde você vai pegar o ônibus. O estatuto do idoso diz que todos os ônibus convencionais devem ter duas cadeiras reservadas para pessoas com mais de 60 anos. Vá até a rodoviária e pergunte no guichê de ônibus sobre isso.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Luiza Lima
Preciso comprar 7 passagens de sp capital para Camacan Bahia no dia 09 de janeiro de 2018. Não consigo nem saber ,dia e horário, nem empresa que faz o percurso. Necessito ajuda. Obrigado
CheckMyBus Suporte
Olá Luiza,
Infelizmente ainda não há nenhuma rota direta de ônibus entre sp capital e Camacan Bahia. Você pode viajar através do Ilhéus ou Porto Seguro com a Gontijo.
Lembre-se que, com algunas empresas só é possível realizar reservas com alguns meses de antecedência.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Luciana Catarine dos Santos Monteiro
Olá boa noite!
Efetuei uma compra com vocês em 13/08/17 e gostaria de fazer uma correção em relação ao e -mail no cadastro:
e-mail correto: ***@hotmail.com
CheckMyBus Suporte
Olá Luciana, bom dia.
Qualquer alteração, deve ser feita diretamente com a empresa de ônibus com a qual você viajaria. A CheckMyBus é uma ferramenta de busca de passagens de ônibus na internet. A compra da passagem é feita diretamente com a empresa que você escolheu.
Esperamos que tudo tenha dado certo.
Qualquer outra dúvida não deixe de nos escrever.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Edinalva
Bom dia
Efetuei uma compra com vcs e era pra eu parcelar como faço agora que já foi autorizada a compra????
Fico no aguardo
CheckMyBus Suporte
Olá Edinalva,
bom dia.
A CheckMyBus compara todas as passagens e mostra qual o melhor ônibus para você viajar. A compra da passagem é feita diretamente na página da empresa de ônibus, assim como o parcelamento. Por isso recomendamos que você entre em contato direto com a empresa com a qual você efetuou a compra.
Qualquer outra dúvida é só nos escrever.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
William
Olá, bom dia.
Eu consigo comprar duas passagens de ida com meu RioCard ?
Tenho uma filha de 5 anos, ela também paga a passagem ?
Desde já agradeço
CheckMyBus Suporte
Olá William, bom dia!
Infelizmente você não pode usar o cartão RioCard porque ele é válido somente para ônibus urbanos, ou seja, dentro da cidade somente. Sobre sua filha, a lei no Brasil determina que todas as crianças com até 6 anos incompletos podem viajar gratuitamente desde que não ocupem uma poltrona. Qualquer outra dúvida entre em contato conosco.
Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente