Como posso comprar minha passagem de ônibus?
Você está procurando mais informações sobre a compra da sua passagem de ônibus? Sem dúvida você deseja obter mais sobre ofertas, preços ou cupons especiais com desconto? Ou gostaria de saber se as crianças estão autorizados a viajar sozinhas como também quanto custa uma passagem de criança? Há descontos disponíveis para idosos ou pessoas com deficiência?
De fato com a CheckMyBus você vai aprender sobre como adquirir sua passagem e o que você precisa saber em caso de cancelamento ou remarcação. Além disso, nós diremos como você vai receber sua passagem, se por e-mail ou por mensagem para o seu smartphone.
Envie seus comentários e perguntas – Nós estamos aqui para ajudar!
Como comprar a passagem de ônibus?
Visto que hoje em dia quase todas as empresas de ônibus oferecem a possibilidade da compra de passagens online, seja através de um sistema própria ou de plataforma específica.
Com a ferramenta de busca de passagens de ônibus da CheckMyBus, você pode encontrar facilmente todas as passagens que você precisa.
Basta introduzir o lugar de origem, destino e a data da viagem. Assim que você tenha encontrado o ônibus perfeito, levamos você diretamente para a página para que você termine sua compra com segurança. Além disso, cada vez mais estão disponíveis no mercado aplicativos que permitem pesquisar e comprar passagens de ônibus de qualquer lugar.
Caso você tenha internet, existem alternativas. Todavia ainda existem os serviços de venda por telefone e, nas rodoviárias, novos tótens de venda e os tradicionais guichês das empresas de ônibus. Menos comum mas ainda possível, é a venda através de agências de viagens. Além disso, fora das rodoviárias é quase sempre possível comprar a passagem diretamente com o motorista do ônibus, caso ainda existam poltronas livres.
Como pagar a passagem de ônibus?
Aliás não existem grandes diferenças entre os meios de pagamento nas empresas de ônibus. Nas compras online, o pagamento realizado com cartão de crédito tanto companhias nacionais como estrangeiras, não deve encontrar problema algum. Além disso, algumas empresas de ônibus como Viação Catarinense, Cometa, Viação Danúbio Azul, Rápido Federal e Nacional Expresso permitem inclusive o pagamento à prazo e sem juros.
Como encontrar descontos e tarifas especiais?
De fato, todas as empresas de ônibus brasileiras que fazem viagens interestaduais estão obrigadas por lei a reservar duas vagas gratuitas nos carros convencionais para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Entretanto, caso tais poltronas já estejam ocupadas, a empresa deve conceder desconto de 50% na passagem.
Os portadores de necessidades especiais físicas, mentais, visuais ou auditivas comprovadamente carentes, também terão direito à gratuidade em dois assentos em cada veículo do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. No entanto é necessário que o portador de necessidades especiais obtenha o Passe Livre, emitido pelo Ministério dos Transportes.
Crianças com até seis anos incompletos podem viajar gratuitamente desde que não ocupe poltrona e esteja acompanhada por responsável legal, observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores.
A maioria das empresas de ônibus oferece também descontos para estudantes (desde que estes apresentem o passe de estudante que deve ser requerido diretamente na companhia de ônibus) e programas de fidelidade que incluem diferentes benefícios para viajantes frequentes. Para outros detalhes, leia mais sobre Os direitos dos passageiros.
Quais são os termos de compra?
Alguns outros termos de compra devem ser estar bem claros para que sua viagem ocorra tranquilamente. As regras abaixo foram determinadas pela ANTT e são aplicadas por lei a todas as empresas de transporte coletivo de passageiros no território brasileiro. Exceções podem ocorrer mas devem ser observadas para cada companhia de ônibus.
Retirada de passagens | Diretamente nas agências da empresa de ônibus nas rodoviárias ou em seus pontos de venda |
Retirada de passagens por terceiros | O cliente que efetuou a compra deverá indicar o nome completo e RG da pessoa que irá retirar a passagem, preenchendo no comprovante de compra o campo de autorização |
Desistências e cancelamentos | O passageiro só terá direito a devolução do valor pago pela passagem quando a devolução for realizada em uma agência física com até 8 (oito) horas de antecedência do horário de embarque descrito no bilhete. A empresa poderá reter 5% do valor tarifário a título de multa |
Desistências e cancelamentos nas compras online | A devolução dentro do prazo só poderá ser feita através de estorno da importância paga pela operadora do cartão de crédito. Por isso, cliente deverá se apresentar em uma das agências da empresa de ônibus portando o comprovante de compra (passagens não impressas) ou bilhete (passagem impressa). Assim como o cartão de crédito utilizado no momento da compra. |
Transferência da passagem | A transferência da passagem para outro passageiro é permitida, sendo necessária a presença do passageiro cedente ou através da apresentação do documento de identidade original desse, além do ticket e deve ser realizada diretamente no guichê da viação. |
Remarcação da passagem | As solicitações devem ser feitas até três horas antes da realização do embarque e é autorizado às empresas a cobrança de até 20% do valor da passagem para realizar a remarcação. |
*Ainda assim, nas viagens interestaduais, no caso de desistências e cancelamentos; O passageiro só terá direito a devolução do valor pago pelo bilhete quando a devolução for realizada em uma agência física com até 3 (três) horas de antecedência do horário de embarque descrito no bilhete. Contudo, a empresa poderá reter 5% do valor tarifário a título de multa.
De tal forma que ao comprar a passagem de ônibus, leia antes os termos de compra. Ademais, a CheckMyBus também tem um blog que explica os direitos e obrigações tanto dos passageiros quanto das companhias de transporte.
129 Comments
MARIA DA PENHA SIMÃO BARBOSA
Bom dia!
Tenho uma viagem marcada para Veneza, onde terei que fazer translado entre aeroportos em Londres (Heathrow para Gatwinck), preciso portanto adquirir serviço de translado entre aeroportos, o horário de chegado no aeroporto de Heathrow será as 15h15min, onde terei que pegar a outra aeronave no aeroporto de Gatwick as 18h50min.
Como faço para comprar este translado, gostaria de orientações de qual o melhor horário para que eu não corra o risco de perder o voo, pois o intervalo entre os aeroportos é de 3 horas.
A viagem está marcada para dia 03/07/2019
Gostaria também de saber o valor a ser pago.
Atenciosamente.
CheckMyBus Suporte
Olá Maria,
Tem um transfer directo do aeroporto de Heathrow para o aeroporto de Gatwick. A viagem tem uma duração de 1 hora e 30 minutos e o preço ronda os R$ 50.
Para encontrar a melhor viagem basta pesquisar na nossa Home as cidades de origem e destino da viagem e a data escolhida. Logo em seguida você verá uma lista com todas as passagens, de diferentes companhias, disponíveis nesta data. Clicando em “Ver Oferta” você será redirecionado automaticamente para a página da empresa de ônibus e, assim, poderá comprar sua passagem. A partir daí é só arrumar as malas!
Obrigada por sua mensagem!
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
elivaldo
Bom dia.
Eu preciso uma viagem de ônibus Belém para Rio de janeiro IDA e VOLTA.
Mas nas tuas ofertas eu não sei que os preços são só para ida ou para ida e volta.
Comer sabe?
Obrigado.
CheckMyBus Suporte
Olá Elivaldo,
Após selecionar as cidades de origem e destino (Belém – Rio de Janeiro) e as datas de ida e volta, você deve clicar em Buscar! Logo abaixo, você verá uma lista com os ônibus e preços. Escolha um deles e clique entao em “Selecionar”. Na próxima tela você verá os ônibus de ida e de volta, com os preços para cada trecho. Se ainda tiver alguma pergunta, escreva-nos novamente.
Obrigada por sua mensagem!
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
PAULO EDUARDO VIEIRA
Comprei hoje uma passagem da ALSA de Lisboa para Madri. Fiz o pagamento, mas não recebi o número do meu bilhete. Como entro em contato com a empresa para resolver o problema. Vocês poderiam me ajudar nisso, por favor?
CheckMyBus Suporte
Olá Paulo,
A CheckMyBus somente compara os preços de passagens de ônibus e redireciona você para a página da empresa de ônibus. A compra da passagem é feita diretamente no site da empresa de ônibus que você escolheu. Por isso, pedimos que você entre em contato com a empresa de ônibus com a qual você realizou a compra. Sugerimos também que você olhe no “spam” em seus emails ou na caixa de emails indesejados. Talvez esta mensagem esteja lá. Se depois disso você ainda precisar de ajuda, por favor, não exite em entrar novamente em contato conosco.
Obrigada por sua mensagem!
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
JESSICA SOUSA
BOA TARDE, NO SITE INFORMA QUE CRIANÇAS ATÉ 6 ANOS NÃO PAGAM. MAIS QUANDO COLOCO OS DADOS DA MA MINHA FILHA QUE TEM 6 ANOS A PASSAGEM DELA É COBRADA NORMALMENTE. O QUE DEVO FAZER?
CheckMyBus Suporte
Olá Jessica,
De acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), na Resolução 4.282, não pagam passagem em viagens de ônibus intermunicipais as crianças com até 6 anos de idade incompletos, desde que a criança não ocupe uma poltrona, ou seja, ela precisa ir no colo da mãe, pai ou responsável. Caso você ainda esteja encontrando problemas para comprar a passagem, sugerimos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus com a qual irá viajar. Se depois disso você ainda precisar de ajuda, por favor, não exite em entrar novamente em contato conosco.
Obrigada por sua mensagem!
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Iaslan Gaston
Bom dia
Moro no Brasil e estarei chegando na Itália (Roma) no dia 11/06. Gostaria de confirma a compra do meu bilhete, não estou conseguindo encontrar o número de telefone e Whatsap físico do Brasil e da Itália de vocês. E em qual rodoviária vocês estão localizados.
Me repassem por favor para que eu possa confirma.
Obrigado
CheckMyBus Suporte
Olá Iaslan,
A CheckMyBus somente compara os preços de passagens de ônibus e redireciona você para a página da empresa de ônibus. A compra da passagem é feita diretamente no site da empresa de ônibus que você escolheu. Por isso, pedimos que você entre em contato com a empresa de ônibus com a qual você realizou a compra. Sugerimos também que você olhe no “spam” em seus emails ou na caixa de emails indesejados. Talvez esta mensagem esteja lá. Se depois disso você ainda precisar de ajuda, por favor, não exite em entrar novamente em contato conosco.
Obrigada por sua mensagem!
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
adriana falkembach
ola, nao consigo efetuar a compra das passagens com meu cartao de credito, ele é mastercard black internacional, e não esta aceitando. Oque devo fazer? aguardo retorno. obrigado
CheckMyBus
Olá Adriana,
Antes de mais nada, agradecemos seu contato.
Sugerimos que entre em contato com a empresa diretamente e informe a sua condição.
Esperamos ter atendido a sua dúvida. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Dilma Oliveira de Souza
Boa tarde uma dúvida criança de 3 anos paga?
CheckMyBus
Olá Dilma,
Antes de mais nada, agradecemos seu contato.
Ate 6 anos a criança não paga.
Esperamos ter atendido a sua dúvida. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Lucimeire Oliveira
Estava efetuando a compra e ao digitar o numero do cartão de crédito, houve um erro e apagou todos os dados digitados.
Como posso saber se a compra realmente não foi efetuada, para que eu possa refazer a compra com outro cartão????
Agradeço e aguardo retorno.
CheckMyBus
Olá Lucimeire,
Antes de mais nada, agradecemos seu contato.
Normalmente quando a compra e efetuada, você recebera a confirmação da empresa que comprou a passagem. Outra maneira e verificar com seu cartão de credito se houve ou não uma cobrança.
Esperamos ter atendido a sua dúvida. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
CheckMyBus
Olá Lucimeire,
Antes de mais nada, agradecemos seu contato.
O passageiro tem direito de levar no bagageiro do ônibus, gratuitamente, até 30 quilos de bagagem no bagageiro e um volume máximo de 300 m³. No porta-embrulhos (compartimento acima do passageiro) são permitidos 5 kg de peso total e dimensões que se adaptem ao compartimento de bagagem sem colocar o passageiro em situação de perigo ou desconforto.
No caso de um tamanho maior, entre em contato com a empresa de Ônibus diretamente e verifique a possibilidade e custo.
Caso tenha uma quantidade maior, sera cobrada pela empresa. portanto sugerimos que faca o contato direto com a empresa para verificar o custo.
Esperamos ter atendido a sua dúvida. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Fabiana Mara Botelho Rocha
Boa Tarde,
Comprei hoje a passagem, mas a data estava errada.
Como faço para cancelar ou alterar a data?
CheckMyBus
Olá Fabiana,
Antes de mais nada, agradecemos seu contato.
Sugerimos que entre em contato rapidamente com a empresa que presta o serviço para uma substituição do bilhete.
Esperamos ter atendido a sua dúvida. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Nádia Sanches Anez
Bom dia meu nome é Nádia não entrei em contato com nenhuma empresa na verdade estou em busca de uma para comprar passagens de Assunção para Rosário (Argentina),seria possível disponibilizar o endereço de alguma de preferência que eu possa comprar online.
CheckMyBus
Olá Nadia,
Antes de mais nada, agradecemos seu contato.
Oferecemos diversas opções de Assunção a Rosario aqui no site CheckMyBus. Oferecemos passagens das empresas El Pulqui e Flecha Bus.
Entre em nosso site checkmybus.com.br e inclua os destinos e datas desejadas.
Esperamos ter atendido a sua dúvida. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente
Nádia Sanches Anez
Boa tarde entrei no site de vocês e encontrei passagens para as datas que gostaria de viajar, são elas : 03/01/2019 com volta para dia 26/01/2019. Seriam 3 passagens na verdade, vi o valor mais não consegui ir adiante para ver como faria o pagamento. Vocês poderiam me orientar pois pretendo fazer a reserva e compra o mais rápido possível. Desde já agradeço a atenção e o atendimento.
CheckMyBus
Olá Nadia,
Antes de mais nada, agradecemos seu contato.
Precisamos saber qual a origem da viagem para te informar.
Sugerimos que entre em nosso site checkmybus.com.br e inclua os destinos e datas desejadas.
Esperamos ter atendido a sua dúvida. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente