Como posso comprar minha passagem de ônibus?
Você está procurando mais informações sobre a compra da sua passagem de ônibus? Sem dúvida você deseja obter mais sobre ofertas, preços ou cupons especiais com desconto? Ou gostaria de saber se as crianças estão autorizados a viajar sozinhas como também quanto custa uma passagem de criança? Há descontos disponíveis para idosos ou pessoas com deficiência?
De fato com a CheckMyBus você vai aprender sobre como adquirir sua passagem e o que você precisa saber em caso de cancelamento ou remarcação. Além disso, nós diremos como você vai receber sua passagem, se por e-mail ou por mensagem para o seu smartphone.
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Como comprar a passagem de ônibus?
Visto que hoje em dia quase todas as empresas de ônibus oferecem a possibilidade da compra de passagens online, seja através de um sistema própria ou de plataforma específica.
Com a ferramenta de busca de passagens de ônibus da CheckMyBus, você pode encontrar facilmente todas as passagens que você precisa.
Basta introduzir o lugar de origem, destino e a data da viagem. Assim que você tenha encontrado o ônibus perfeito, levamos você diretamente para a página para que você termine sua compra com segurança. Além disso, cada vez mais estão disponíveis no mercado aplicativos que permitem pesquisar e comprar passagens de ônibus de qualquer lugar.
Caso você tenha internet, existem alternativas. Todavia ainda existem os serviços de venda por telefone e, nas rodoviárias, novos tótens de venda e os tradicionais guichês das empresas de ônibus. Menos comum mas ainda possível, é a venda através de agências de viagens. Além disso, fora das rodoviárias é quase sempre possível comprar a passagem diretamente com o motorista do ônibus, caso ainda existam poltronas livres.
Como pagar a passagem de ônibus?
Aliás não existem grandes diferenças entre os meios de pagamento nas empresas de ônibus. Nas compras online, o pagamento realizado com cartão de crédito tanto companhias nacionais como estrangeiras, não deve encontrar problema algum. Além disso, algumas empresas de ônibus como Viação Catarinense, Cometa, Viação Danúbio Azul, Rápido Federal e Nacional Expresso permitem inclusive o pagamento à prazo e sem juros.
Como encontrar descontos e tarifas especiais?
De fato, todas as empresas de ônibus brasileiras que fazem viagens interestaduais estão obrigadas por lei a reservar duas vagas gratuitas nos carros convencionais para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Entretanto, caso tais poltronas já estejam ocupadas, a empresa deve conceder desconto de 50% na passagem.
Os portadores de necessidades especiais físicas, mentais, visuais ou auditivas comprovadamente carentes, também terão direito à gratuidade em dois assentos em cada veículo do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. No entanto é necessário que o portador de necessidades especiais obtenha o Passe Livre, emitido pelo Ministério dos Transportes.
Crianças com até seis anos incompletos podem viajar gratuitamente desde que não ocupe poltrona e esteja acompanhada por responsável legal, observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores.
A maioria das empresas de ônibus oferece também descontos para estudantes (desde que estes apresentem o passe de estudante que deve ser requerido diretamente na companhia de ônibus) e programas de fidelidade que incluem diferentes benefícios para viajantes frequentes. Para outros detalhes, leia mais sobre Os direitos dos passageiros.
Quais são os termos de compra?
Alguns outros termos de compra devem ser estar bem claros para que sua viagem ocorra tranquilamente. As regras abaixo foram determinadas pela ANTT e são aplicadas por lei a todas as empresas de transporte coletivo de passageiros no território brasileiro. Exceções podem ocorrer mas devem ser observadas para cada companhia de ônibus.
Retirada de passagens | Diretamente nas agências da empresa de ônibus nas rodoviárias ou em seus pontos de venda |
Retirada de passagens por terceiros | O cliente que efetuou a compra deverá indicar o nome completo e RG da pessoa que irá retirar a passagem, preenchendo no comprovante de compra o campo de autorização |
Desistências e cancelamentos | O passageiro só terá direito a devolução do valor pago pela passagem quando a devolução for realizada em uma agência física com até 8 (oito) horas de antecedência do horário de embarque descrito no bilhete. A empresa poderá reter 5% do valor tarifário a título de multa |
Desistências e cancelamentos nas compras online | A devolução dentro do prazo só poderá ser feita através de estorno da importância paga pela operadora do cartão de crédito. Por isso, cliente deverá se apresentar em uma das agências da empresa de ônibus portando o comprovante de compra (passagens não impressas) ou bilhete (passagem impressa). Assim como o cartão de crédito utilizado no momento da compra. |
Transferência da passagem | A transferência da passagem para outro passageiro é permitida, sendo necessária a presença do passageiro cedente ou através da apresentação do documento de identidade original desse, além do ticket e deve ser realizada diretamente no guichê da viação. |
Remarcação da passagem | As solicitações devem ser feitas até três horas antes da realização do embarque e é autorizado às empresas a cobrança de até 20% do valor da passagem para realizar a remarcação. |
*Ainda assim, nas viagens interestaduais, no caso de desistências e cancelamentos; O passageiro só terá direito a devolução do valor pago pelo bilhete quando a devolução for realizada em uma agência física com até 3 (três) horas de antecedência do horário de embarque descrito no bilhete. Contudo, a empresa poderá reter 5% do valor tarifário a título de multa.
De tal forma que ao comprar a passagem de ônibus, leia antes os termos de compra. Ademais, a CheckMyBus também tem um blog que explica os direitos e obrigações tanto dos passageiros quanto das companhias de transporte.
129 Comments
Marcia Regina Sicari Semmler
Preenchi os dados pra compra mas não foi efetivado
Gilson de Assis Faria
Boa tarde, tem possibilidade de trocar o número da poltrona?
cmbblogadmin
Bom dia,
Obrigado pela sua mensagem.
Observe que CheckMyBus é um portal de comparação de preços de ônibus intermunicipais e não vende passagens nem opera ônibus. Ao clicar em “ver oferta” em uma rota de ônibus em nosso mecanismo de busca, você será redirecionado para a página da operadora para reservar e pagar. Para mais informações, entre em contato diretamente com a operadora do ônibus.
Sinceramente,
Sua equipe de suporte CheckMyBus