Informações gerais sobre o ônibus

Você tem perguntas adicionais sobre a sua viagem de ônibus?

CheckMyBus Suporte GeralVocê está procurando mais informações sobre as suas viagens de ônibus? Você tem perguntas sobre um trecho de ônibus ou sobre uma parada específica?

Encontre o ônibus perfeito com a CheckMyBus!

Envie seus comentários e perguntas – Nós estamos aqui para ajudar!

deixar uma mensagem

Qual e o endereço da rodoviária e dos pontos de parada ?

Ao obter os resultados de pesquisa na CheckMyBus, você pode facilmente verificar o endereço exato das rodoviárias ou paradas de ônibus. Você encontrará também um mapa com esta localização. Onde você pode encontrar esta informação? Muito simples. Basta clicar no símbolo “+” que você encontra na extremidade esquerda de cada resultado e obter todas as informações necessárias, tanto a rota quanto as paradas. Para mostrar o mapa das rodoviárias e paradas você só precisa clicar em “Ver mapa” – localizado no endereço das paradas.

E quando atrasa a partida do ônibus ?

As empresas de transporte de passageiros não respondem aos atrasos que não são diretamente sua culpa, ou seja, produzidos por acidente ou cumprimento de exigências administrativas ou legais.

Se a causa do atraso é responsabilidade da empresa, é necessário fazer uma queixa formal para exigir uma compensação adequada pelos danos que possam terem sido causados ao viajante. Neste caso, o passageiro deve provar o dano e seu impacto econômico, apresentando todas as faturas e recibos, mostrando os custos incorridos relevantes.

Em caso de falha durante a viagem, a empresa de ônibus deve encontrar meios alternativos para o transporte do passageiro até seu destino final, o mais rápido possível, arcando com todos os custos extras.

Com qual antecedência deve-se chegar na rodoviária ?

Naturalmente, existem diferentes fatores que afetam a quantidade de tempo necessária com a qual o viajante deve se encaminhar para a rodoviária ou ponto de partida do ônibus. No caso das viagens domésticas, com a passagem impressa e sem bagagem especial, geralmente 10 a 15 minutos antes do horário de partida do ônibus são suficientes. Já quando o passageiro tem alguma bagagem especial, recomendamos que você chegue na rodoviária com uma antecedência mínima de 30 minutos antes do horário de partida do ônibus.

Se você viaja com sua bicicleta, com um carrinho de bebê ou têm necessidades especiais para cobrir durante a viagem, as empresas de ônibus requerem que você se apresente pelo menos 30 minutos de tempo para evitar circunstâncias imprevistas, independentemente de se tratar de viagem nacional ou internacional.

Nossa recomendação: é sempre melhor ficar relaxado e com tempo de sobra do que chegar correndo ou até mesmo perder o ônibus se você chegar tarde demais.

O que fazer se perder o ônibus ?

Caso tenha perdido o horário do ônibus, você tem até 1 ano para utilizar sua passagem. Caso a data da viagem já tenha passado, a empresa de ônibus pode cobrar até 20% do valor como taxa de reagendamento. Para remarcar sua passagem basta apresentar-se no guichê da empresa de ônibus com antecedência.

Caso a data e horário ainda não tenham passado, a mudança de datas não inclui taxas ou encargos extras.

Como um menor pode viajar desacompanhado?

O menor de 12 anos de idade somente pode viajar sozinho dentro de regiões metropolitanas. Em caso de viagens intermunicipais cujo itinerário inclua diferentes regiões metropolitanas, é preciso que o menor tenha autorização judicial concedida pelo Posto do Juizado de Menores ou pelo Poder Judiciário da comarca local, e requerida pelos pais ou responsável legal.

Também é preciso notar que, desde de março de 2019, o Estatuto da Criança e do Adolescente alterou as regras para as viagens de adolescentes. Assim, atualmente adolescentes entre 12 e 16 anos de idade só podem viajar desacompanhados se apresentarem autorização judicial, também como no caso dos menores de 12 anos. A exceção é para cidades vizinhas ou, se o adolescente estiver com alguém da família, como avós e tios, também está dispensado da autorização judicial.

Para conseguir a autorização, é preciso ir a uma Vara da Infância e da Juventude. Os pais devem se programar com antecedência para os filhos não perderem a viagem. A autorização é gratuita. À partir dos 17 anos o adolescente pode viajar sozinho desde que apresente um documento de identificação original com foto atualizada.

Um menor pode viajar somente com a mãe ou com o pai?

Crianças menores de 12 anos podem viajar acompanhadas de um parente de até 3º grau (mãe, pai, avós, irmãos, tios ou sobrinhos maiores de 18 anos, guardião ou tutor legal), desde que estejam munidas de documentos de identidade originais com foto (RG) e apresentem uma autorização escrita pelo pai ou pela mãe da criança, com firma reconhecida contendo o nome do completo do acompanhante, e cidades de ida e de volta, além de estar anexada a uma cópia autenticada da identidade de quem autorizou a viagem e do documento da criança.

Obs.: Caso a criança possua o novo Passaporte brasileiro (emitido à partir de Julho de 2015), esta autorização já vem contida no mesmo. Por isso, para evitar ter mais trabalho, confira se o passaporte do seu filho já traz essa autorização explícita.

42 Comentários em “Informações gerais sobre o ônibus

    1. Olá Roxanne,
      Obrigado,seu comentário é muito importante para nós! Estamos sempre fazendo o melhor aos nossos usuários.
      Siga-nos também no Facebook para outras informações de viagens!
      Obrigada por sua mensagem e um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  1. Boa noite. Primeiro gostaria de parabenizar vocês pelo excelente trabalho. Há tempos que eu não achava uma informação e achei aqui. Estou com uma dúvida. Tenho alguns materiais pequenos que gostaria de trazer de Lima até o Rio de Janeiro. Gostaria de saber se a empresa faz esse tipo de serviço que é comum nas empresas nacionais rodoviárias. Valeu!!

    1. Olá Lucas, bom dia.
      Primeiramente obrigada! Seu feedback é muito importante para nós. No caso de encomendas, recomendamos que você entre direto em contato com a empresa de ônibus Ormeño para verificar a possibilidade do envio de pacote/encomenda. No nosso blog “De São Paulo a Lima de ônibus é ótima para quem realmente gosta de viajar” você encontrará mais informações sobre esse trecho, assim como na nossa HOME inserindo as cidades de partida e destino no trecho São Paulo – Lima e uma data na quinta-feira (dia em que os ônibus partem de SP). Existem Guichês da empresa também no Rio de Janeiro.
      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    1. Olá Priscilla,
      Obrigada pelo seu contato. Enviaremos um email o mais breve possível.

      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    1. Olá Rogério, bom dia.
      Pude verificar que a empresa Eurolines S.A oferece algumas boas opções para esse trajeto com apenas uma troca. Se por algum motivo não foi possível fazer a reserve online, por favor tente novamente com um outro browser e se persistir por favor entre em contato diretamente com a empresa Eurolines S.A pelo telefone: 0 892 891 200 (da Franca) ou +33(0)1 41 86 24 21 (do exterior).
      Eles com certeza poderam ajudá-lo adiante com a reserva.
      Obrigado por sua mensagem e boa viagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  2. Boa tarde, uma pessoa chegara do Peru no aeroporto de Guarulhos e seu destino sera ATIBAIA, ele tem o certificado do cão que acompanha ele como suporte psicológico e ele paga um acento no avião, pode ele acompanhar no ônibus, agradeço o esclarecimento.

    1. Olá Nelly, bom dia.
      O portador de deficiência pode viajar com seu cão guia, mas algumas regras da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre) devem ser seguidas. Para que não ocorram imprevistos, recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus com a qual o passageiro irá viajar e certifique-se sobre esta situação. Se você precisar do contato da empresa de ônibus, por favor escreva-nos novamente.
      Confira abaixo a lista dos requisitos solicitados pela ANTT:
      1. Carteira ou plaqueta de identificação expedidas pelo Centro de Treinamento de cães-guia ou pelo instrutor autônomo, que devem conter as seguintes informações:
      No caso da carteira de identificação:
      – nome do usuário e do cão-guia;
      – nome do centro de treinamento ou do instrutor autônomo;
      – número da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ do centro ou da empresa responsável pelo treinamento ou o número da Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF do instrutor autônomo;
      – foto do usuário e do cão-guia.
      No caso da plaqueta de identificação:
      – nome do usuário e do cão-guia;
      – nome do centro de treinamento ou do instrutor autônomo;
      – número do CNPJ do centro de treinamento ou do CPF do instrutor autônomo.
      – carteira de vacinação atualizada, com comprovação da vacinação múltipla e anti-rábica, assinada por médico veterinário com registro no órgão regulador da profissão.
      – equipamento do animal, composto por coleira, guia e arreio com alça.
      No transporte público, a pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia ocupará, preferencialmente, o assento mais amplo, com maior espaço livre à sua volta ou próximo de uma passagem, de acordo com o meio de transporte.
      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  3. comprei uma passagem DIA 04.09.2019 pelo este site , de BERLIN PARA DRESDEN DIA 28.09 , na FLIXBUS paguei no meu cartão no entanto não recebi o código de minha reserva , gostaria de receber o código e demais dados de minhas passagens. gOSTARIA DE SABER O QUE DEVO FAZER

    1. Olá Maria Gorette, bom dia.
      Pedimos que você verifique seus emails recebidos, inclusive na caixa de “Spam” (“Indesejados”). A Flixbus envia por email os dados da viagem e ocorre, muitas vezes, que esse email acaba caindo na caixa dos emails indesejados. Caso ainda encontre problemas, por favor entre em contato direto com a empresa pelo telefone +49 30 300137300. Se ainda encontrar dificuldades ou não conseguir obter seus dados, por favor, escreva-nos novamente.
      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  4. Oi bom dia!

    Estou com duas dificuldades tremendas pra encontrar um trajeto onde eu pegue apenas um onibus para me deslocar.. voces poderiam me ajudar?

    1o trajeto:
    de: Avenida Emilio Bosco 1875 (ROSSI IDEAL FLAMBOYANT)
    para: Faculdade Anhanguera de Sumaré (Rua Eugenia Bianca Duarte)

    2o trajeto
    de: de: Avenida Emilio Bosco 1875 (ROSSI IDEAL FLAMBOYANT)
    para: Faculdade Anhanguera 4 – Campinas, bairro jd morumbi (ouro verde)

    queria apenas ter que usar 1 transpoirte pra ir e outro pra voltar, sem ter que ficar fazendo troca de onibus.
    desde ja agradeço. obrigado

    1. Olá Eduardo, bom dia!
      Todos esses trajetos são feitos por ônibus metropolitanos e, por isso, ainda não oferecemos os trechos na CheckMyBus. Mas encontramos informações que podem ajudá-lo:
      *trecho 1: você pega o ônibus 666 Paulínia(Centro) na Avenida Três M, n. 139. O percurso dura cerca de 36 min. e você desembarca na Avenida Emílio Bôsco, 1604. Depois seu destino fica à 2 min. à pé., aproximadamente 200 metros.
      Valor: R$ 16,35. Para mais informações entrar em contato direto com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, telefone: 00 55 800 724 0555
      *trecho 2: para este trecho infelizmente não encontramos opções de ônibus direto. Recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus, no mesmo número acima.
      Atenciosamente,
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  5. Boa noite q idade crianças paga pq eu to querendo viaja no final de ano e tenho quanto crianças com idade diferente um do outro então eu gostaria de saber até q idade eles paga pq eu quero compra as passagens logo

    1. Olá Felipe,
      Conforme a legislação brasileira, crianças até cinco anos não pagam a passagem, mas também não podem levar bagagem e nem ocupar uma poltrona – isso siginfica que têm que viajar sentadas no seu colo. Se seus filhos têm 6 anos ou mais, pagam o preço normal da passagem e então podem contar 30kg de bagagem para cada um deles, além da sua. Na parte de cima do ônibus cada passageiro pagante pode levar ainda 5 kg. Se você ainda tiver alguma pergunta, por favor, escreva-nos novamente. Também dê uma conferida nos documentos necessários para a viagem – crianças precisam da autorização materna e paterna para a viagem, além dos documentos com fotos.
      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  6. Boa noite, por favor estou precisando de ajuda, meu filho mora na Alemanha, e ontem, ou melhor hoje ele pegou um ônibus da sua companhia de Darmstadt a Stutgart, para o aeroporto, acredito que foi o a 01:50Hs…,
    Pois então ele esqueceu a carteira dele no bolso do banco, e estamos tentando falar na Alemanha e ele precisa de um formulário da empresa para saber se foi achado a carteira, mas a empresa não manda esse tal formulário, gostaria se você pode me ajudar, estão todos os documentos dele, me ajudem por favor ele é um Universitário.
    Agradeço sua atenção.

    1. Olá Cibeli,

      A CheckMyBus somente compara os preços de passagens de ônibus e redireciona você para a página da empresa de ônibus. A compra da passagem é feita diretamente no site da empresa de ônibus que você escolheu. Por isso, pedimos que você entre em contato com a empresa de ônibus com a qual seu filho realizou a viagem.

      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  7. boa noite quais os valores das Passagens ate santana do livramento ? se Pessoas idosas tem direito a Passagens grátuita? e se o Onibús faz parada na cidade de registro para embarque de Passageiros e se posso comprar as Passagens se ser no terminal de s/p (rodoviaria de s/p) obrigada.

    1. Olá Zayra,

      Para encontrar a melhor viagem ate Santana do Livramento basta pesquisar na nossa Home as cidades de origem e destino da viagem e a data escolhida. Logo em seguida você verá uma lista com todas as passagens, de diferentes companhias, disponíveis nesta data. Clicando em “Ver Oferta” você será redirecionado automaticamente para a página da empresa de ônibus e, assim, poderá comprar sua passagem. A partir daí é só arrumar as malas!

      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    1. Olá Heloisa,

      Antes de mais nada, agradecemos seu contato.
      Sugerimos que entre em contato com a empresa de ônibus diretamente e informe a sua condição.

      Esperamos ter atendido a sua dúvida. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.

      Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    2. Olá Heloisa,
      A CheckMyBus somente compara os preços de passagens de ônibus. A compra da passagem é feita diretamente no site da empresa de ônibus que você escolheu. Por isso, pedimos que você entre em contato urgente com a empresa de ônibus com a qual você realizou a compra. Sugerimos também que você olhe no “spam” em seus emails ou na caixa de emails indesejados. Talvez esta mensagem esteja lá. Se depois disso você ainda precisar de ajuda, por favor, não exite em entrar novamente em contato conosco.
      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    1. Olá Sarah,

      Antes de mais nada, agradecemos seu contato.

      Nao encontramos uma conexão direta de ônibus de Goiania ate Carmo do Rio Claro. Sugerimos que faca uma troca em Uberlândia ou Belo Horizonte.

      Faca a pesquisa diretamente em nosso site CheckMyBus.

      Esperamos ter atendido a sua dúvida. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.

      Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

      1. Boa tarde.
        Ja tentei inumeros contatos com o suporte da empresa, seja por telefone e pelosite e nao consigo uma solução e nem mesmo uma resposta.Tendo clara as diretrizes Legais.
        Meu email é cgc13031988@gmail.com preciso que entrem em contato comigo, pois eu estou 2 dias buscando todos os meios de contato da empresa e não consigo.
        Estou doente com infecção e pelas diretrizes Legal tenho meu direitos.

        1. Olá Camila,

          Antes de mais nada, agradecemos seu contato.
          Sugerimos que entre em contato com a empresa diretamente e informe a sua condição.

          Esperamos ter atendido a sua dúvida. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.

          Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
          CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  8. Boa Tarde,

    Gostaria de saber como comprar passagens de Roma (aeroporto) para Siena.
    2 adultos 08/07 apartir das 09:00hs
    retorno 19/07 apartir das 15:00hs

    Sou de uma agencia de viagens e gostaria de parceria.
    Aguardo ,

    1. Olá Camila,

      Antes de mais nada, agradecemos seu contato.

      Encontramos as seguintes opções:

      Roma estacão Tiburtina para Siena estacão de trem
      Saida: 9:15 AM (2 hr 35 min) Chegada:11:50 AM

      Siena Piazza Gramsci para Roma estacão Tiburtina
      2:20 PM 3 hr 0 min 5:20 PM

      Para fazer as reservas e compra da passagem, por favor fazer diretamente em nosso site CheckMyBus.

      Esperamos ter atendido a sua dúvida. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.

      Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    1. Olá Giovanna , bom dia.

      A CheckMyBus é um portal de comparação de passagens de ônibus. Conosco você consegue encontrar os melhores preços de passagens de ônibus, avião, trens e caronas, no Brasil e no exterior. Para ver as passagens de ônibus, recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus onde você comprou seus bilhetes de viagem. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.
      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.

      CheckMyBus Serviço de atendimento ao cliente

  9. Peguei um ônibus em Jacobina com destino a Salvador, que deveria chegar no máximo 19 horas aqui na capital. Só que o motorista fez inúmeras paradas desnecessárias, e chegou muito atrasaado em Feira de Santana, e fez com que os passageiros que iam para Salvador migrasse para um outro onibus que não era da Falcão Real, um ônibus de passeio, sem ar condicionado sem lugar para sentar e sem nenhuma cobertura de seguro. Até as malas tivemos que pegar sem ajuda do ônibus carona”.

    1. Olá Nádia, bom dia.

      Sentimos muito pelo stress causado em sua vaigem e recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus para informar o ocorrido. Esperamos que esta situação não volte a se repetir.

      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    1. Olá Julia,
      bom dia.

      Você provavelmente viajará pela empresa de ônibus La Sepulvedana no trecho Madri – Segovia, certo? O endereço do ponto de partida em Madri é: Madrid Moncloa Terminal C/ Princesa 89, 28008 Madrid (Espanha). Você pode comprovar o endereço em nosso site quando digita o trecho no qual deseja viajar e, já nos resultados da busca, clicar no símbolo + . Ali você encontrará todo o roteiro da viagem. Sobre voltar mais cedo para Madri, partindo de Segovia, recomendamos que você entre em contato direto com a empresa para esclarecer a situação. Qualquer outra dúvida é só nos escrever.

      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  10. Ola,

    Conprei uma passagem de ida e volta para Segovia no dia 14/03 .
    A volta esta programada para as 21:30.
    Posso reformat mais cedo caso quiera ?
    Obrigada

    1. Oi Richard, bom dia.

      Conforme explicamos na mensagem anterior que você nos enviou, a CheckMyBus compara os preços das passagens de ônibus e mostra aquelas que têm o melhor preço, ou seja, as mais baratas. Mas a compra da passagem é feita diretamente no site da companhia de ônibus que você escolheu.

      Por isso, para podermos te ajudar, precisamos saber qual foi a empresa de ônibus escolhida por você e te enviarmos o telefone de contato da empresa de ônibus.

      Com essa informação em mãos você poderá ligar para eles diretamente e resolver o problema da dupla cobrança. Continuamos aqui aguardando sua resposta para podermos te ajudar.

      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  11. Boa Noite,
    Comprei uma passagem de ônibus saindo de Cracóvia (Polônia) dia 01/08 com destino a Roma (Itália) chegando dia 02/08. No ticket emitido a saída de Cracóvia será desse endereço – STACJA BENZYNOWA ARGE UL. PASTERNIK .
    Fui pesquisar o endereço no Google Maps e o que mostra é um posto de gasolina.Estou preoucupado,o ônibus sairá do posto??Pesquisei e vi que existe um terminal de ônibus lá,mas não é esse terminal que aparece no ticket.
    Peço explicações!
    Obrigado.

    1. Olá Lucas Miguel,

      A CheckMyBus é o portal internacional de busca de ônibus, onde você pode comparar os menores preços de passagens de ônibus e pesquisar qual itinerário é oferecido pela companhia.

      Verificamos para você o endereço com a empresa de ônibus e tudo parece estar correto. Você não deve se preocupar. Aqui na Europa é bastante comum que os ônibus partam de postos de gasolina.

      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    1. Olá Sr. Bertilo,

      Sim, você pode comprar as passagens aí no Brasil. Para isso basta pesquisar na nossa Home as cidades de origem e destino da viagem, no caso Frankfurt e Amsterdam, e a data escolhida. Logo em seguida você verá uma lista com todas as passagens, de diferentes companhias, disponíveis nesta data. Clicando em “Ver Oferta” você será redirecionado automaticamente para a página da empresa de ônibus e, assim, poderá comprar sua passagem. A partir daí é só arrumar as malas!

      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *