Informações gerais sobre o ônibus

informações gerais sobre ônibus

Você tem perguntas adicionais sobre a sua viagem de ônibus?

Está procurando mais informações gerais sobre ônibus? Tem ainda perguntas sobre um trecho de ônibus ou uma parada específica?

Encontre o ônibus perfeito com a CheckMyBus!

CheckMyBus Suporte Geral

Qual é o endereço da rodoviária e dos pontos de parada?

Logo após obter os resultados de pesquisa na CheckMyBus, você pode facilmente verificar o endereço das rodoviárias ou paradas de ônibus. Aliás, você encontrará também um mapa com a localização. Onde você pode encontrar esta informação? Muito simples. Basta clicar no símbolo “+” que você encontra na extremidade esquerda de cada resultado e obter todas as informações necessárias, tanto a rota quanto as paradas. Dessa forma, para mostrar o mapa das rodoviárias e paradas você só precisa clicar em “Ver mapa” – localizado no endereço das paradas.

E quando atrasa a partida do ônibus?

Quando atrasa a partida do ônibus

As empresas de transporte de passageiros não respondem aos atrasos que não são diretamente sua culpa, ou seja, produzidos por acidente ou cumprimento de exigências administrativas ou legais.

Aliás se a causa do atraso é responsabilidade da empresa, é necessário fazer uma queixa formal para exigir uma compensação adequada pelos danos que possam terem sido causados ao viajante.

Neste caso, o passageiro deve provar o dano e seu impacto econômico, apresentando todas as faturas e recibos, mostrando os custos relevantes.

Em caso de falha durante a viagem, a empresa de ônibus deve encontrar meios alternativos para o transporte do passageiro até seu destino final, o mais rápido possível, arcando com todos os custos extras.

Com qual antecedência deve-se chegar na rodoviária?

Naturalmente, existem diferentes fatores que afetam a quantidade de tempo necessária com a qual o viajante deve se encaminhar para a rodoviária ou ponto de partida do ônibus. No caso das viagens domésticas, com a passagem impressa e sem bagagem especial, geralmente 10 a 15 minutos antes do horário de partida do ônibus são suficientes. Já quando o passageiro tem alguma bagagem especial, recomendamos que você chegue na rodoviária com uma antecedência mínima de 30 minutos antes do horário de partida do ônibus.

Se você viaja com sua bicicleta, com um carrinho de bebê ou têm necessidades especiais para cobrir durante a viagem, as empresas de ônibus requerem que você se apresente pelo menos 30 minutos de tempo para evitar circunstâncias imprevistas, independentemente de se tratar de viagem nacional ou internacional.

Nossa recomendação: é sempre melhor ficar relaxado e com tempo de sobra do que chegar correndo ou até mesmo perder o ônibus se você chegar tarde demais.

O que fazer se perder o ônibus?

Caso tenha perdido o horário do ônibus, você tem até 1 ano para utilizar sua passagem. Assim sendo, caso a data da viagem já tenha passado, a empresa de ônibus pode cobrar até 20% do valor como taxa de reagendamento. Portanto, para remarcar sua passagem basta apresentar-se no guichê da empresa de ônibus com antecedência.

Caso a data e horário ainda não tenham passado, a mudança de datas não inclui taxas ou encargos extras.

Como um menor pode viajar desacompanhado?

crianca desacompanhada

De fato, menores de 12 anos de idade somente podem viajar sozinhos dentro de regiões metropolitanas. Em caso de viagens intermunicipais cujo itinerário inclua diferentes regiões metropolitanas, é preciso que o menor tenha autorização judicial. Ela tem que ser concedida pelo Posto do Juizado de Menores ou pelo Poder Judiciário da comarca local, e requerida pelos pais ou responsável legal.

Também é preciso notar que, desde de março de 2019, o Estatuto da Criança e do Adolescente alterou as regras para as viagens de adolescentes. Assim, atualmente adolescentes entre 12 e 16 anos de idade só podem viajar desacompanhados se apresentarem autorização judicial, também como no caso dos menores de 12 anos. A exceção é para cidades vizinhas ou, se o adolescente estiver com alguém da família, como avós e tios, também está dispensado da autorização judicial.

Para conseguir a autorização, é preciso ir a uma Vara da Infância e da Juventude. Os pais devem se programar com antecedência para os filhos não perderem a viagem. A autorização é gratuita. À partir dos 17 anos o adolescente pode viajar sozinho desde que apresente um documento de identificação original com foto atualizada.

Um menor pode viajar somente com a mãe ou com o pai?

Crianças menores de 12 anos podem viajar acompanhadas de um parente de até 3º grau (mãe, pai, avós, irmãos, tios ou sobrinhos maiores de 18 anos, guardião ou tutor legal), desde que estejam munidas de documentos de identidade originais com foto (RG) e apresentem uma autorização escrita pelo pai ou pela mãe da criança, com firma reconhecida contendo o nome do completo do acompanhante, e cidades de ida e de volta. Além disso, ter consigo uma cópia autenticada da identidade de quem autorizou a viagem e do documento da criança.

Obs.: Caso a criança possua o passaporte brasileiro, esta autorização já vem contida no mesmo. Por isso, para evitar ter mais trabalho, confira se o passaporte do seu filho já traz essa autorização explícita.

Mesmo que você ainda tenha mais dúvidas e ainda busca outras informações gerais sobre o ônibus, por favor esvreva -nos, nós estamos aqui para ajudar!

deixar uma mensagem

159 Comments

  • Robson Melo

    Boa tarde..sou de SC e pretendo viajar a são paulo..porem são paulo capital não é meu destino final e sim a cidade de Lorena. Efetuei uma busca afim de encontrar horarios de Sao Paulo (Tiete) a Lorena no proprio site e este me expos os horários disponíveis bem como suas respectivas empresas de onibus. Dentre esses escolhi o horario das 20 do dia 15_07_22, mas a linha q aparece é Sao Paulo X Guaratingueta e por sequencia a cidade de lorena. Gostaria de confirmar se este onibus de fato vai até Lorena, e isso não ficou claro…para poder efetuar a compra da passagem.m consulta dos horário…desde já agradeço e fico no aguardo

    • cmbblogadmin

      Olá Robson,
      Obrigado pela sua mensagem.
      Com relação à sua dúvida, o ônibus escolhido por você, tem como destino final a cidade de Guaratingueta, logo depois o traço pontilhado te mostra a distância da parada final até o teu destino. Esse trecho deve ser feito por conta própria. Há também algumas opções que chegam direto até Lorena, por favor, confira nesse link.

      Estamos a sua disposição em caso de alguma outra dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe de Suporte ao Cliente CheckMyBus

  • CAMILA MELO

    Bom dia, fiquei um pouco confusa com a classificação das tarifas:
    VIP, ECONOCIVA, EXCLUCIVA, CONVECIONAL.
    Teria como vocês explicarem como funciona cada uma?

    • cmbblogadmin

      Bom dia Camila,
      Obrigado por sua mensagem!
      Essa classificação de tarifa é da empresa Civa e referente ao tipo de poltronas no ônibus.
      Por favor, entre em serviços na pagina da Civa para ver os detalhes de cada.
      Em nossa busca, é possível ver qual categoria de serviço a passagem é referente e escolher entre várias.
      Espero que seja de ajuda e que continue pesquisando os melhores preços com a CheckMyBus.
      CheckMyBus – Serviço de Atendimento ao Cliente

  • Carolina

    Ola. Sou da Bahia e n entendo mto as rotas. Tem onibus que sai diretamente do aeroporto de congonhas? E caso sim, onde fica o ponto de saída do onibus.

    Att

    Carol

    • cmbblogadmin

      Bom dia Carolina,

      Obrigado pela sua mensagem.
      Em nosso site você pode encontrar todos os bilhetes disponíveis, bastando digitar a origem, destino e data e mostraremos os ônibus disponíveis para essa viagem, se houver. http://www.checkmybus.com.br
      Observe que o CheckMyBus é um portal de comparação de preços de ônibus intermunicipais, uma espécie de Google para passagens, porém não opera os ônibus.
      No caso do aeroporto de congonhas, as empresas de ônibus tem os pontos de saída em diferentes estacoes do lado de fora, favor contatar a companhia elegida por você para que eles possam lhe indicar ponto de saída correto.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento ao Cliente CheckMyBus

  • Marta Costa

    Olá, efetuei uma compra de 3 passagens pela empresa ALSA no trecho SANTIAGO DE COMPOSTELA ao AEROPORTO DO PORTO, para o dia 25 de MAIO DE 2022.

    Até o momento não recebi o e-mail de confirmação, assim como não foi cobrado no meu cartão de crédito.

    Fiz todo o processo e me pareceu que estava tudo certo.

    Gostaria de saber qual o status da compr.

    Aguardo, Grata

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Bom dia Marta,
      a CheckMyBus é um comparador de passagens de ônibus, trens, caronas e voos. Por isso a compra da passagem é feita diretamente na página da empresa. Recomendamos que você entre direto em contato com a ALSA para conferir as informação exata sobre a compra e pagamento. Caso você precise do contato deles é só escrever novamente. Procure também o email de confirmação na sua caixa de spam (ou emails indesejados). Muitas vezes os emails acabam indo para essa caixa. Como dissemos, se precisar de mais alguma informação ou ainda estiver encontrando alguma dificuldade, por favor, entre em contato novamente.
      Obrigado por sua mensagem.
      CheckMyBus – Serviço de Atendimento ao Cliente

    • cmbblogadmin

      Olá Audelinis,

      Obrigado pela sua mensagem. Note que a CheckMyBus é uma plataforma online que busca e compara passagens, um tipo de google para passagens.
      A compra da passagem e qualquer outra transação é feita diretamente na página das empresas que oferecem as passagens, por isso você precisa contatar a empresa da qual você comprou passagem para tratar do assunto do cancelamento.

      Qualquer outra dúvida, estamos a sua disposição.

      CheckMyBus – Serviço de Atendimento ao Cliente

  • TASSIA FREITAS

    BOA TARDE.
    PRECISO IR DO AEROPORTO CAMPINAS PARA PIRACICABA. ESSE ÔNIBUS SAI DO PRÓPRIO AEROPORTO?
    E NA VOLTA, PODE SER DEIXADO NO AEROPORTO TAMBÉM?

    QUANDO ELE DEIXA EM PIRACICABA É NA RODOVIÁRIA? É SEGURA ESSA VIAGEM?

    ATENCIOSAMENTE.

    • cmbblogadmin

      Olá Tassia, Bom dia!
      O resultado de nossa pesquisa mostra sempre, se não houver um ônibus exatamente ao local desejado, a alternativa mais próxima.
      Nesse caso, não há um ônibus que sai do Aeroporto Campinas no momento por isso a pesquisa mostra a distância do Aeroporto até a Rodoviaria (13km) e então para Piracicaba.
      Portanto, existem ônibus de Campinas-Piracicaba (ambos sentidos da VR Turismo com trocas) mas esses 13km até o aeroporto devem ser feitos com outro transporte.
      Obrigada pela mensagem! Espero que te ajude e tenha uma otima viagem.
      Equipe CheckMyBus – O maior conteúdo online de ônibus

  • Karolynne Almeida

    Gostaria de saber como funciona para viajar com caes, nao encontrei nada no site referente a isso. Tenho um lhasa de quatro meses que pesa 4,5 kg, tem a caixa transportadora e quero que ele viaje ao meu lado, o valor da passagem seria de criança, ou de adulto?

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Karolynne!
      Para conferir todas as informações necessárias para viajar com seu pet é só clicar aqui!
      Conferindo nosso blog você também pode dar uma olhada em outras dicas importantes antes da viagem. Esperamos que você goste!
      Obrigado por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de Atendimento ao Cliente

  • Milene Maria Oliveira Silva

    Boa noite, gostaria de saber como funciona o pagamento da passagem da criança de colo, eu devo adicioná-lo na hora da compra ou não é necessário, a criança tem 4 meses apenas

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Milene!
      Crianças com até 5 anos de idade viagem gratuitamente no colo. Somente se você for levar seu bebê no banco ao lado, em um bebê conforto, será preciso pagar a passagem. Ainda assim, recomendamos que você entre em contato com a empresa de ônibus para evitar qualquer imprevisto. Confira também os documentos necessários para viajar com seu bebê.
      Esperamos ter ajudado!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.