O que ver e fazer no Chile: 13 lugares imperdíveis (e como chegar lá)

Por que milhares de pessoas viajam todos os anos para o Chile para ver as suas paisagens?

De fato a resposta é simples: o Chile é único!

Seja sua conexão com a natureza, com as cores ou com a cosmopolita cidade de Santiago, o Chile oferece ao viajante infinitas possibilidades.

Ao longo de seus mais de 4000 km, você pode encontrar desde o deserto mais hostil do Atacama até as cavernas mais impressionantes de Torres del Paine.

No entanto, a vastidão do Chile – considerado o país mais longo do mundo – torna a sua viagem uma aventura e um desafio.

Dessa forma, a gestão do tempo durante a sua viagem é essencial se você quiser desfrutar de todas as maravilhas que o Chile tem para oferecer.

💡 Se você também está pensando em visitar outros lugares do continente, recomendamos que visite nosso guia Viajar Barato pela América do Sul.

Aqui você vai descobrir o que ver no Chile ao longo de 15 destinos obrigatórios de norte a sul e como chegar lá enquanto economiza o máximo possível ao viajar pelo país.

13 lugares essenciais que você deve ver no Chile

1. Santiago

Santiago

Independentemente do seu local de origem, uma de suas primeiras paradas quando você chega ao Chile é a capital, Santiago.

Embora considerado por muitos como um lugar de passagem, a diversidade de Santiago o torna um desses lugares que você não pode perder.

Sobretudo como pontos altos, recomendamos desfrutar do centro histórico da Plaza de Armas e do bairro de Paris-Londres, ao estilo europeu.

Para vistas incríveis da cidade, San Cristóbal Hill é obrigatório.

2. Viña del Mar e Valparaíso

Viña del Mar

Se você decidir embarcar na sua aventura chilena no norte, Viña del Mar e Valparaíso não podem faltar na sua segunda parada.

Ao contrário de Santiago, ambas as cidades estão muito bem conectadas, portanto você poderá ver os pontos turísticos mais importantes em apenas alguns dias.

O que ver em Viña del Mar

  • O palácio de estilo neo-gótico veneziano: convertido em Museu de Belas Artes, você pode ver pinturas e telas espanholas e italianas dos séculos XVI e XVII.
  • O Relógio das Flores.
  • Palácio Carrasco: aloja o arquivo histórico do Chile.

Mas se você está realmente procurando apreciar a essência de Viña del Mar, é melhor visitar a orla marítima e a praia esportiva.

Valparaíso

O que ver em Valparaíso

    • Cerro Alegre: aqui você encontrará os melhores murais e ruas coloridas de todo o país.
    • Elevadores: você pode subir até o topo da cidade para ter uma vista incrível da cidade.
    • A casa do poeta Pablo Neruda

3. Salar de Marincua

Salar de Marincua

Lá se vai o nosso itinerário “calmo” para viajar no Chile. Afinal está na hora de começar a verdadeira aventura rumo ao norte. Próxima parada: El Salar de Marincua.

Localizado a pouco mais de 100 km da cidade de Copiapó, este é um pequeno “oásis” no meio do Deserto do Atacama.

Marincua inclui múltiplas atividades de montanhismo, ciclismo de montanha e caminhadas. Mas se a vida selvagem e a fotografia são mais a sua preferência, não perca a reserva natural do Parque Nevado Tres Cruces e os passeios 4×4.

4. Antofagasta

Antofagasta

Em geral, para a maioria dos viajantes Antofagasta é simplesmente um lugar de passagem no seu caminho para San Pedro de Atacama. Mas nada poderia estar mais longe da verdade.

Antofagasta é a combinação perfeita da velha cidade colonial e do passado ferroviário. Na sua visita recomendamos que veja a Plaza de Colón e na costa as praias “La Rinconada” e Caleta Juan López.

Entretanto, a verdadeira atração de Antofagasta são as Runias de Huanchaca.

Declaradas Património Mundial, estas ruínas são antigos vestígios da fundição da prata boliviana em 1888. O passeio é gratuito e por uma pequena taxa você pode visitar o “Museo del Desierto” onde você descobrirá mais sobre a mineração e extração de cobre na região.

5. Vale da Lua

Vale da Lua

Vale a pena pegar um ônibus durante horas para ver um deserto? A resposta dos viajantes é clara: é inquestionável.

O Vale da Lua no Atacama é, junto com Torres del Paine, um lugar imperdível no Chile. O lugar mais seco do mundo também lhe apresentará muitos desafios: temperaturas extremas, pouca eletricidade e nenhuma recepção em muitos lugares – esteja preparado.

Fiel ao seu nome, este vale é o mais perto que se pode chegar de pisar na lua. Na sua visita, encontrará géiseres, grutas, areia e sal. Você pode desfrutar de passeios fotográficos, bem como visitar as lagoas escondidas de Baltinache e descobrir esta paisagem colorida no meio do deserto.

Também não pode faltar um passeio pelos géisers Tatio e Baño de Puritama e pelo Salar de Atacama. Finalmente, aprecie a cultura local com uma visita às aldeias andinas de Toconao, Socaire e Machuca.

💡 Não perca uma visita à Reserva Nacional do Flamingo e o Atacama photo tour à noite.

6. Lagoa Parinacota

Se você conseguiu chegar até aqui, parabéns! Você já visitou praticamente toda a parte norte do Chile.

A meio caminho entre as cidades de Iquique e Arica, encontra-se Parinacota. Conhecida como a “Lagoa Vermelha”, as altas temperaturas da água (entre 40 e 50ºC) significam que apesar de ser de água doce, nenhum animal pode estar em suas águas. Se você tiver tempo livre, vale bem a pena fazer uma viagem de um dia.

Ônibus

O que ver no sul do Chile: de Valdivia até Torres del Paine

Aliás, a diversidade do Chile faz dele um lugar único para se viajar. Já mostramos a parte mais ao norte, onde predomina o deserto.

Nesta parte do nosso guia vamos viajar através do sul do Chile. Cachoeiras, florestas exuberantes e, claro, os glaciares de Torres del Paine esperam por você aqui.

7. Parque Nacional Huerquehue

Parque Nacional Huerquehue

A caminho de Torres del Paine, sua primeira parada é o Parque Nacional Huerquehue, não muito longe da cidade de Temuco.

Em Huerquehue, mais de 12.500 hectares de floresta com numerosos lagos e lagoas de águas cristalinas esperam por você.

💡 Nosso conselho é visitar essa região no verão, pois o acesso é mais fácil e você pode fazer mais atividades esportivas, como rafting e caminhadas.

Muitos chilenos visitam frequentemente Huerquehue para desfrutar de incríveis vistas do vale do rio Pucón e do vulcão Villarica. Sem dúvida um espetáculo para os olhos que você pode desfrutar de colinas como Quinchol e Aracuno com mais de 1.800 metros acima do nível do mar.

8. Valdivia

Valdivia

Entre os chilenos, Valdivia é considerada uma das cidades mais turísticas de todo o país.

O que torna Valdivia tão interessante? Visto que a maior parte da beleza desta cidade reside no fato de estar localizada no meio da zona costeira e também estar rodeada por 3 rios.

Entre outros lugares em Valdivia, recomendamos uma visita ao mercado fluvial para provar a melhor cozinha local. É fã de cerveja? Então vá até o cervejaria-museu Kunstmann.

Oncol Park é o destino preferido de muitas famílias em Valdivia, onde você pode relaxar após uma longa viagem. No entanto, nosso conselho é passar a noite em Valdivia e desfrutar de uma das melhores áreas de lazer de todo o Chile.

9. Osorno

Osorno

Se você foi surpreendido pelo Atacama por ser uma cidade puramente criada no deserto, Osorno é exatamente o oposto.

Osorno é considerada a cidade de maior longevidade do Chile, assim como a mais amigável ao turismo. Como atração principal, recomendamos o Puyehue National Park.

Sem dúvida, Puyehue tornou-se recentemente uma grande atração graças a suas belas florestas, lagos antigos, reservas naturais e, especialmente, suas famosas fontes termais aos pés do vulcão Osorno.

Também em Osorno, sua praça central e sua catedral são o plano perfeito para completar sua lista de verificação em sua visita a esta cidade do sul do Chile.

10. Cachoeiras do Rio Petrohué

Cachoeiras do Rio Petrohué

Sua natureza deslumbrante fez da terra dos lagos e dos Satos del Río Petrohué um lugar obrigatório para os turistas. Bem como, é o lugar ideal para uma excursão e um passeio e está ao alcance de cidades próximas como Puerto Montt e Puerto Varas.

Se você está viajando, não se esqueça de trazer pesos chilenos e dinheiro, já que muitos estabelecimentos não aceitam cartões de crédito.

11. Chiloé

Chiloé

De todos os destinos a ver no Chile, Chiloé é o único que está localizado em uma ilha. Contudo a melhor maneira de chegar aqui é viajar de ônibus saindo de Puerto Montt.

Apesar de fazer parte da Patagônia chilena, não espere montanhas, geleiras ou picos cobertos de neve. Embora muito mais parecido com as Ilhas Britânicas, Chiloé permaneceu “virgem” até o século XIX. Então não é de se admirar que ainda seja um lugar a explorar, cheio de lendas.

O que você pode ver em Chiloé?

  • Rota da Igreja: Chiloé tem mais de 60 igrejas de madeira, 16 das quais são Património Mundial.
  • Palafitos de Castro: não perca as casas flutuantes coloridas, um vestígio do passado de emigrantes e pescadores da região.
  • Tour até a colônia mista de pinguins de Humboldt e Magalhães.

12. Parque Nacional Queulat

Em seguida, o penúltimo dos nossos destinos antes de chegar a Torres del Paine. Como mencionamos, o sul do Chile é a essência pura das florestas, da natureza selvagem e dos parques naturais.

Se você tiver tempo recomendamos uma visita ao Parque Nacional Queulat. De fato aqui você vai ver pela primeira vez algumas das geleiras ao longo da sua viagem pelo Chile.

💡 Visto que esse é um dos lugares preferidos dos turistas chilenos, não perca o bosque encantado Saltos del Padre García e El Cóndor.

13. Torres del Paine

Torres del Paine

O último destino, mas certamente um dos mais importantes. Junto com o Deserto do Atacama, Torres del Paine é um dos lugares imperdíveis do Chile. O ponto mais próximo do sul é Punta Arenas.

Mas para aproveitar ao máximo do parque, recomenda-se que se passe entre 2 a 3 dias. Em resumo, mostramos aqui as atividades que podem ser feitas nesse lugar impressionante:

  • Trekking “W Circuit”: um dos favoritos dos montanhistas de todo o mundo.
  • Visite o glaciar “Grey”: o acesso é feito por barco ou Kayak. É a parte mais importante da sua visita a Torres del Paine e um dos poucos glaciares do mundo que ainda pode ser visitado.
  • Visite a Ponte Negra: de lá você terá vistas para suas fotos de tirar o fôlego.
  • Lake Pehoe e Nordenskjöld.

💡 Uma vez que as temperaturas variam muito no parque, a melhor opção é trazer roupa quente e de montanha. A melhor época para visitar o parque é a partir de dezembro, com temperaturas máximas de 17 graus e pouca chuva.

Afinal, quer encontrar todos os ônibus com preços e horários no Chile?

Baixe agora GRÁTIS o aplicativo CheckMyBus!

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.