8 dicas importantes para viajar sozinha

8 dicas importantes para viajar sozinha!Você adora viajar mas seus amigos sempre tiram férias na hora errada? Sua amiga desistiu de viajar e desmarcou a viagem? Ou você simplesmente tem vontade de experimentar algo novo e viajar sozinha? Não tenha dúvidas, essa é uma idéia fantástica! Viajar é um direito universal. Consulte nossos dicas para fazer isso com a maior segurança e tranquilidade possível.

1. Mais que uma dica, uma obrigação: informe-se bem antes de sair!

 
1. Informe-se bem antes de sair! Antes de sair, esteja segura de ter anotado todas as informações necessárias? Se o destino for outro país: Qual a taxa de câmbio atual? Um visto é necessário? Existem vacinas obrigatórias? Não esqueça de preparar uma pequena lista com números de emergência e baixar os mapas das cidades que irá visitar pode ser muito útil, sobretudo nos momentos offline quando nosso querido smartphone nos abandona. Além disso, preste um pouco de atenção aos usos e costumes locais, você dimimuirá os riscos de passar por situações incomôdas (ou perigosas) ou ofender alguém. Quanto mais infomada você estiver antes de partir, mais segura e confortável você se sentirá durante a viagem. Consulte alguns blogs, compre um guia de viagem e, por que não, peça todas as informações que necessite em fóruns especializados de mulheres que viajam sozinhas como você!
 

2. Viaje leve

 
2. Viaje leveAlgumas pessoas preferem a mala com rodas e outras a mochila. Afinal é o mesmo, o importante é que você viaje o mais leve possível! Não carregue coisas inúteis, uma mala grande e pesada só vai te atrapalhar. Escolha a roupa certa para a viagem planejada, o mais importante é se sentir confortável durante a viagem. Se você planeja passar um longo período fora, basta colocar um pouco de sabão para lavar as roupas à mão, quando necessário. Se você estiver hospedado em hotéis ou albergues, esses quase sempre oferecem um serviço de lavanderia. Além disso, lembre-se de levar um pequeno kit de primeiros socorros, fotocópias de documentos importantes e um power bank para sempre ter o telefone carregado. Deixe em casa todas as jóias e objetos de valor que não são essenciais.
 

3. Escolha bem onde dormir

 
3. Escolha bem onde dormirSempre que você escolher áreas bem conectadas por transporte local ou bairros centrais, você poderá caminhar por toda parte. Se você viaja com um orçamento limitado, lembre-se de que, geralmente, pelo menos nas grandes cidades, os albergues oferecem quartos separados para homens e mulheres. Estes quartos compartilhados também são o lugar perfeito para conhecer outras mulheres que também viajam sozinhas como você! Se você finalmente se decidir por usar o Airbnb ou fazer coach surfing, lembre-se de sempre ler os comentários dos ex-hóspedes.
 

4. Planeje sua viagem

 
4. Planeje sua viagemMais uma vez, a regra número um é: organize e informe-se antes de sair! Se você viajar de avião, verifique em nossa ferramenta de busca quais são os ônibus para o aeroporto disponíveis. Dessa forma, você pode ir e vir do seu hotel da maneira mais rápida e econômica. Em geral, ônibus e táxis serão as melhores opções para chegar ao hotel. Se você viajar sem destinos fixos, poderá usar o aplicativo CheckMyBus, disponível para Android e iOS, para comparar todos os ônibus disponíveis desde seu ponto de partida.
 

5. Informe seu itinerário

 
5. Informe seu itinerárioMantenha amigos ou familiares informados sobre todas as alterações em suas viagens. Basta enviar um SMS ou escrever uma postagem no Facebook, talvez você possa até fazer isso enquanto viaja de ônibus. Se você estiver fora do Brasil por um longo período de tempo, pode ser conveniente notificar a Embaixada Brasileira (e, em qualquer caso, lembre-se de incluir números e endereços da embaixada na sua lista de números de emergência). Dependendo do seu destino, avalie se é conveniente contratar ou não um seguro de viagem. Em países como os Estados Unidos, onde os cuidados médicos não são garantidos, é absolutamente essencial ter um!
 

6. Seja flexível

 
6. Seja flexívelVocê planejou caminhar pela selva, visitar metade do Brasil pedindo carona e festejar até as seis da manhã no clube underground mais famoso de Berlim? Bem, às vezes nem tudo é possível! Quando chegar ao seu destino, verifique se o seu plano é razoável, caso contrário, altere-o. Viajar sozinha é a oportunidade perfeita para se deixar levar. Ouça os conselhos de outros viajantes (ou daqueles que o hospedam) e não fique presa ao plano inicial. Você tem a oportunidade de fazer literalmente o que deseja, sem precisar se preocupar com ninguém com alterações de última hora.
 

7. Faça amigos

 
7. Faça amigosVocê se surpreenderá com o número de viajantes “solitários” que vai encontrar ao longo do caminho. E você verá que há muitas mulheres como você que decidiram viajar sem medo e aproveitar a aventura de viajar ao máximo! Abra-se para conhecer novas pessoas e não tenha vergonha de se apresentar ou “se juntar” a outros viajantes se um dia você se sentir particularmente sozinha ou precisar dividir os custos de um táxi ou uma excursão.
 

8. Confie em seu instinto

 
8. Confie em seu instintoA mais óbvia das recomendações: confie no seu instinto! Se você não se sente confortável em uma rua escura, provavelmente tem todos os motivos para não estar! Seja em uma situação de perigo real ou simplesmente em uma que esteja simplesmente fora da sua zona de conforto, é importante ouvir e agir de acordo. A grande liberdade de viajar sozinho é poder fazer apenas e exclusivamente o que faz você se sentir bem. Então relaxe e divirta-se! Será uma experiência inesquecível.
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *