8 dicas importantes para viajar sozinha

8 dicas importantes para viajar sozinha!

Você adora viajar mas seus amigos sempre tiram férias na hora errada? Sua amiga desistiu e desmarcou a viagem? Ou você apenas tem vontade de experimentar algo novo e viajar sozinha? Não tenha dúvidas, essa é uma idéia fantástica! Bem como viajar é um direito de todos. Consulte nossos dicas para fazer isso com a maior segurança e tranquilidade possível.

1. Informe-se bem antes de sair!

1. Informe-se bem antes de sair!

Afinal, esteja segura de ter anotado todas as informações necessárias antes de sair. Não esqueça de preparar uma pequena lista com números de emergência e baixar os mapas das cidades que irá visitar pode ser muito útil, sobretudo nos momentos offline quando nosso querido smartphone nos abandona.

Além disso, preste um pouco de atenção aos usos e costumes locais, você dimimuirá os riscos de passar por situações estranhas (ou perigosas) de ofender alguém. Quanto mais infomada você estiver antes de partir, mais segura e agradável será viajar sozinha. Consulte alguns blogs, compre um guia de viagem e, por que não, peça todas as informações que necessite em fóruns especializados de mulheres que viajam sozinhas como você!

2. Viaje leve

2. Viaje leve

Algumas pessoas preferem a mala com rodas e outras a mochila. Afinal é o mesmo, o importante é que você viaje o mais leve possível! Não carregue coisas inúteis, uma mala grande e pesada só vai te atrapalhar. Escolha a roupa certa para a viagem planejada, o mais importante é se sentir confortável durante a viagem. Se você planeja passar um longo período fora, basta colocar um pouco de sabão para lavar as roupas à mão, quando necessário.

Se você estiver hospedado em hotéis ou albergues, esses quase sempre oferecem um serviço de lavanderia. Além disso, lembre-se de levar um pequeno kit de primeiros socorros, fotocópias de documentos importantes e um power bank para sempre ter o telefone carregado. Deixe em casa todas as jóias e objetos de valor que não são essenciais.

3. Escolha bem onde dormir

3. Escolha bem onde dormir

Certamente, sempre que você escolher áreas bem conectadas por transporte local ou bairros centrais, você poderá caminhar por toda parte. Se você viaja com um orçamento limitado, lembre-se de que, pelo menos nas grandes cidades, os albergues oferecem quartos separados para homens e mulheres.

Além disso, quartos compartilhados também são o lugar perfeito para conhecer outras mulheres que também viajam sozinhas como você! Se você finalmente se decidir por usar o booking.com, Airbnb ou fazer coach surfing, lembre-se de sempre ler os comentários dos ex-hóspedes.

4. Planeje sua viagem

4. Planeje sua viagem

De fato, a regra número um é: organize e informe-se antes de sair! Se você viajar de avião, verifique em nossa ferramenta de busca quais são os ônibus para o aeroporto disponíveis. Dessa forma, você pode ir e vir do seu hotel da maneira mais rápida e econômica.

Se você viajar sem destinos fixos, poderá usar o aplicativo CheckMyBus para Android e iOS, para poder comparar passagens de ônibus, avião, trens e carona em vários países direto do seu celular.

5. Informe seu itinerário

5. Informe seu itinerário

Mantenha amigos ou familiares informados sobre mudanças de planos em suas viagem. Basta enviar uma mensagens pelo WhatsApp ou escrever no post do Facebook, talvez você possa até fazer isso enquanto viaja de ônibus. Se você estiver fora do Brasil por um longo período de tempo, pode ser conveniente notificar a Embaixada Brasileira (em qualquer caso, lembre-se de incluir números da embaixada na sua lista de números).

Dependendo do seu destino, avalie se é melhor pagar ou não um seguro de viagem. Sobretudo, em países como os Estados Unidos, onde os cuidados médicos não são garantidos, é absolutamente essencial ter um!

6. Seja flexível

6. Seja flexível

Você planejou caminhar pela selva, visitar metade do Brasil pedindo carona e festejar até as seis da manhã no clube mais famoso de Florianópolis? Bem, às vezes nem tudo é possível! Quando chegar ao seu destino, verifique se o seu plano é razoável, caso contrário, mude.

Viajar sozinha é a chance perfeita para se deixar levar. Portanto, ouça também as dicas de outros viajantes (ou daqueles que o hospedam) e não fique presa ao plano inicial. Você tem a chance de fazer o que deseja, sem precisar se preocupar com ninguém e com mudanças de última hora.

7. Faça amigos

7. Faça amigos

Você ficará maravilhado com o número de viajantes “solitários” que você vai encontrar ao longo do caminho. Você também verá que há muitas mulheres como você que decidiram viajar sem medo e aproveitar ao máximo a aventura de viajar!

Abra-se para conhecer novas pessoas e não tenha vergonha de se apresentar ou “se juntar” a outros viajantes se um dia você se sentir sozinho ou precisar dividir os custos de um táxi ou de um tour.

8. Confie em seu instinto

8. Confie em seu instinto

Aliás, a dica mais óbvia: confie no seu instinto! Se você não se sente confortável em uma rua escura, provavelmente tem todos os motivos para não estar! Seja em uma situação de perigo real ou em uma que esteja somente fora da sua zona de conforto, para viajar sozinha é importante ouvir e agir de acordo. A grande liberdade de viajar sozinho é poder fazer apenas o que faz você se sentir bem.

Se o destino for outro país. lembre-se de saber o seguinte:  Qual a taxa de câmbio atual? Se visto é necessário? Existem vacinas obrigatórias?

Então relaxe e divirta-se! Viajar sozinha será uma experiência inesquecível.

Compartilhe este post:

2 Comments

  • Viagens Tiger

    Adorei o conteúdo, sem dúvidas, suas dicas vão ajudar bastante quem pretende passar pela experiência de viajar sozinho, porém possui muito receio de algo da errado e por isso nunca tentam. Abraços e parabéns pelo artigo!

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Viagens Tiger,
      Muito obrigado pelo seu comentário, ele é muito importante para nós aqui na CheckMyBus.
      Estamos sempre tentando buscar assuntos e temas que sejam interessantes e úteis aos nossos usuários.
      Para saber sempre o que publicamos em nosso blog, é só nos seguir no Facebook.
      Um grande abraço e tenha uma ótima semana.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.