Busologia, grupos e eventos: tudo sobre ônibus

busologia no brasil

Já pensou quantas empresas de ônibus você conhece? Cometa, Catarinense, 1001, Andorinha, Gontijo, Eucatur, Águia Branca, Guanabara e a lista continua. Se forem mais de 20, então você deve ser talvez um apaixonado por ônibus e busologia.

Aliás, a CheckMyBus: o portal líder em comparação de passagens de ônibus com mais de 3000 empresas de ônibus no mundo, mais de 300 só no Brasil, não poderia ficar fora dessa. Pois então, preparamos esse artigo com uma agenda de eventos para você ficar ligado no assunto.

Dica CheckMyBus: Baixe agora GRÁTIS o aplicativo CheckMyBus!

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

O que é Busologia?

o que é busologia?
A Busologia é vista não só como um hobby mas também por alguns como uma ciência. Apesar dessa discussão, o mais importante é que as pessoas que se dedicam à busologia amam de paixão os ônibus e assuntos relacionados a esse tipo de veículo.

Como surgiu a Busologia no Brasil?

pai da busologia
Derles Borges Pichoff em onibusbrasil.com

A Busologia surgiu no país por volta dos anos 70, mas ainda não era conhecida com esse nome. Nessa década em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória o Sr. Augusto Antônio dos Santos, que depois ficou conhecido como o “pai da busologia”, começou a fotografar, colecionar e arquivar fotos de vários tipos de ônibus.

Surpreendentemente hoje, só no Brasil a Busologia é seguida por volta de 400 mil pessoas direta ou indiretamente, o que não é de se admirar em um país que tem um dos maiores e mais modernos mercados no setor de transporte de passageiros. Ademais a busologia também tem vários adeptos no Paraguai, Chile, ArgentinaMéxico.

Busologia na internet

Busologia na internet

A Busologia é um hobby em franco crescimento e que está dominando as principais redes sociais na internet. Isto é, inúmeras páginas podem ser encontradas na net, formando um verdadeiro acervo para aqueles que se interessam pelo assunto dos ônibus.

Só para ilustrar, a Ônibus Brasil por exemplo, possui cerca de 10 milhões de fotos de mais de 45 mil empresas de ônibus de todo o globo. Por fim, é considerado o maior acervo fotográfico de ônibus do mundo.

onibusbrasil

Igualmente no Facebook várias páginas se dedicam ao assunto e publicam centenas de fotos todos os dias para a alegria dos seguidores.

Só para ilustrar, veja uma lista de algumas famosas:

  • Fanaticos Por Ônibus
  • UDO – Busologia Grupo
  • Busologia – Paixão por ônibus
  • Adoro ônibus
  • Todos loucos por ônibus
  • Ônibus, Minha Segunda Casa
  • Brasil Busologo

Além disso, no Instagram a hashtag busologia tem quase de 600 mil publicações e esse número só vem aumentando. Ao mesmo tempo, canais no Youtube trocam informações diversas sobre os veículos, acompanham notícias, novidades das companhias de ônibus e encontros de grupos e colecionadores de miniaturas de ônibus.

Por exemplo, a Rádio Ônibus conta com mais de 80 mil inscritos no Youtube. É uma rádio para interessados em ônibus, com músicas, entrevistas, notícias e vídeos.

Aliás, por falar em vídeos o “luciano retrô digital” (que nos escreveu aqui no comentários) tem mais de 46 mil inscritos é um canal que mostra muita informação sobre legais sobre as empresas e curiosidades das viagens do maior meio de transporte do país, o ônibus.

Então, ficou com vontade de viajar? 
Antes de tudo, baixe o aplicativo CheckMyBus GRÁTIS. Compare os preços de passagens de ônibus das maiores empresas  no seu smartphone. Você economiza e participa de mais encontros e eventos.

Grupos de Busólogos

Busólogo de Coração Encontro Águia Branca
Foto: Jonatha Diego/Busólogo de Coração: na garagem da Águia Branca em evento na capital capixaba

Curiosamente, os fãs dessa atividade muitas vezes se encontram em garagens de empresas de ônibus, perto de rodoviárias ou estradas, faça chuva ou faça sol, só para fotografar, filmar e conversar sobre os modelos de ônibus e as novidades das empresas. Dentre eles estão:

  • Busólogo de Coração: Projeto fundado por Jonatha Diego há cerca de 1 ano em Vitória, no Espirito Santo, o Busólogo de Coração organiza em parceria com empresas de ônibus como Viação Amarelinho, Águia Branca, Auto Viação Progresso, várias atividades para os amantes de ônibus com Passeio Turístico. Jonatha planeja no momento um encontro internacional em um dos países vizinhos do Brasil para 2021. Não percam!
  • Busólogos Unidos Brasil: o grupo posta muitas fotos de ônibus. Além disso, o grupo de busólogos organiza uma competição amigável e descontraída entre seus participantes, promovendo sorteios para aqueles que postarem as melhores fotos!
  • Busólogos Solidários: realizado anualmente desde 2013, esses busólogos uniram o hobby da Busologia com a ação solidária. Durante os eventos são feitas arrecadações para entidades carentes.

A busologia é uma paixão tão grande que existem busólogos organizados por todo o Brasil, alguns outros são: Busólogo do Sul, Busologia Moderna RJ, Busólogos de Petrolina, Busólogos de São Luís-Ma e muitos outros.

Agenda de eventos:

Sem dúvida, por causa da pandemia em todo o Brasil alguns poucos eventos foram feitos ultimamente.

Entretanto, abaixo veja alguns eventos marcados ou já em planejamento.

Evento
Encontro de Busólogos Guanabara
19 de Agosto/2023
Organização: Guanabara e Ônibus MSC
Local: Brasília – DF
Mais detalhes: Ônibus MSC
Evento
18ª BusBrasil Fest – Edição Barueri
26 de Agosto/2023
Organização: BusBrasil Fest
Local: Barueri – SP
Mais detalhes: Portal do ônibus
Evento
24º encontro de Admiradores de 2023
2 de Setembro/2023
Organização: Viação Garcia e Brasil Sul
Local: Maringá – PR
Mais detalhes: Viação Garcia

Para saber mais sobre o evento, por favor, entre em contato direto com os organizadores.

CheckMyBusDe fato, é fácil anunciar seu evento AQUI EM NOSSA AGENDA, basta escrever para info@checkmybus.com

Compartilhe este post:

6 Comments

  • Renato Menezes

    Olá, tudo bem? Eu também sou administrador de ônibus!.. Por gostar tanto de viagens de ônibus, eu criei um canal no YouTube onde eu mostro as minhas viagem que faço a bordo de um ônibus. Hoje o meu canal já conta com mais de 43 mil inscritos e crecendo cada vez mais. Convido a vocês a conhecer o meu canal no YouTube, Luciano retrô digital , ficarei muito feliz se em ter a sua presença lá no canal!! Grande abraço.

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Renato!
      É sempre bom receber mensagens do pessoal, que assim como nós é, apaixonado por ônibus!
      Confere no blog um dos seus videos e obrigado por nos escrever com essa dica. Acompanhe-nos também em nossas redes sociais!
      Temos o maior conteúdo da América do Sul em nossa pesquisa!
      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • cmbblogadmin

      Olá Anderson, tudo bem?
      Obrigado por sua mensagem!
      Que tipo de veículo você procura? Deixe a aqui mais detalhes.
      Tivemos que remover seu número de telefone para seguir as regras do nosso blog.
      Acredito que atravês do seu email, também poderam te contatar.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Fabricio,
      Obrigado pelo seu comentário.
      Nos adoramos ônibus também e com certeza escreveremos mais outros blogs sobre o assunto.
      Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.