Regra de etiqueta também é coisa de ônibus!

A regra de etiqueta ou etiqueta social é definida como um conjunto de regras de comportamento e boas maneiras a serem seguidas em diferentes situações dentro da sociedade.

Não apenas no ambiente familiar ou profissional, como também no ônibus. Sim, podemos tornar o dia de muitas pessoas, e o nosso próprio, ainda mais agradável com pequenos gestos.

Aqueles que viajam de ônibus com frequência, vivenciam várias experiências durante o trajeto pois estão normalmente acompanhados de outros passageiros com várias diversidades.

CheckMyBusCompare os preços de passagens de ônibus no Brasil e vários outros países. Então, baixe agora GRÁTIS o aplicativo CheckMyBus!

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

Por isso, nunca é demais repetir que bom comportamento e respeito ao espaço alheio sempre facilitam a viagem e acabam por torná-la muito mais tranquila.

Pensando nisso, que tal darmos uma boa olhada em algumas regras de etiqueta básicas para serem seguidas dentro dos ônibus?

Preparado? Aqui vão nossas dicas…

Regras de etiqueta no ônibus

Regras de etiqueta nas viagens de ônibus

💡 Sacola de compras numa mão e mochila nas costas? Carregue na mão, perto do corpo, e tente sair de perto das portas. Parece não ser importante, mas faz uma grande diferença no horário de pico.
✔️ Música no transporte público, só se for no fone de ouvido! Assim também, falar ao celular mantendo um tom de voz moderado.
💡 Mantenha distância. Dessa forma, para evitar mal-estar, a tática é usar o cotovelo ou a bolsa para criar um espaço entre o próprio corpo e de quem está encostando.
✔️ Embarque rápido: para acelerar o embarque e o desembarque, evite ficar parado em locais de passagem. Ou seja, nunca fique parado na porta se estiver longe da estação ou do ponto em que você vai descer. O ideal é aproximar-se um ou dois pontos ou estações antes. E, claro, não atropele nem empurre quem está tentando sair.
💡 Se acaso presenciar comportamentos que incomodem, use os canais de comunicação com o usuário para reportar o fato às concessionárias da linha de ônibus.
✔️ Vale a pena chamar a atenção do passageiro mal educado? Sim, desde que seja de forma educada, cortês e discreta.
💡 Atenção aos assentos prioritários: é frequente que gestantes, idosos, deficientes físicos e obesos sejam ignorados por outros usuários. Assim, fique atento e não ocupe estes espaços a não ser que passageiros com prioridade não embarquem no ônibus. Se acaso alguém embarcar, ceda o lugar imediatamente!
✔️ Jamais jogue lixo pela janela do ônibus! Aliás, se tiver lixo e o ônibus não tiver lixeira, guarde seu lixo até a próxima lixeira. Sobretudo, não vale jogar no chão nem esconder pelos cantos!
💡 Por fim, gentileza gera gentileza: é preferível ceder a vez a disputá-la a tapas. Da mesma forma, se estiver sentado, é gentil se oferecer para carregar bolsas e livros de quem está de pé ao seu lado.

Afinal, você viu agora que pequenos atos podem tornar nosso dia a dia muito mais agradável!

Então, você possui mais alguma dica de regra de etiqueta social? Se sim, compartilhe conosco escrevendo nos comentários!

Compartilhe este post:

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.