Wi-Fi para todos! Como as conexões Wi-Fi de ônibus funcionam

wifi no onibus

Hoje em dia, os ônibus estão cheios de recursos on-board e regalias: assentos confortáveis, espaço extra, reservas on-line e portas USB para carregar seus dispositivos eletrônicos. No entanto,um dos recursos mais interessantes não é outro senão o poderoso ônibus com acesso Wi-Fi.

Wi-Fi gratuito em ônibus tornou-se uma tendência, e por uma boa razão: os preços e as longas distâncias para se viajar de ônibus na América não eram suficientemente atrativos para que as pessoas, em viagens mais longas, deixassem de usar o avião. E já que não podemos mudar o tempo gasto na estrada, por que não dar às pessoas uma maneira de gastar esse tempo de forma mais sensata? Agora você pode verificar seus e-mails, blogar sua rota ou postar fotos de sua viagem praticamente no mesmo instante que isso acontece.

Aliás, baixe nosso aplicativo CheckMyBus para Android e iOS, para poder comparar todos os ônibus e outros transportes em vários países.

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

Algumas pessoas ainda duvidam que isso possa realmente funcionar. Mas você acredite ou não, Wi-Fi a bordo dos ônibus simplesmente funciona.

Como isso é possível? Que tecnologia está por trás do Wi-Fi do seu ônibus e por que temos até os inevitáveis “buracos Wi-Fi” durante nossas viagens?

Veja algumas empresas de ônibus que oferecem Wi-Fi grátis

  • Viação 1001
  • Viação Cometa
  • Kaissara
  • Expresso Federal
  • Viação Águia Branca
  • Catarinense

Aproveite para surfar na internet também no celular!

apps no celular

O Wi-Fi no ônibus não é o mesmo Wi-Fi que você tem em casa. A conexão dele é mais parecida com a internet móvel: o sinal chega aos transmissores móveis e é então enviado para roteadores que, por sua vez, são responsáveis por redirecionar o sinal. A cada milha ou kilômetro conduzido, o ônibus pega os sinais dos transmissores móveis mais próximos e, em seguida, encaminha o sinal de volta para celulares e tablets.

Para ter acesso, você tem que selecionar o roteador e ativar sua conta no site da empresa de ônibus que, geralmente, aparece de forma automática depois de selecionar o roteador do ônibus. Você só vai ter que aceitar os termos e condições e voilà! Você está online!

Pegue todas as dicas antes da sua viagem

internet no onibus

Claro, você será capaz de tweetar sua rota, postar atualizações no Facebook, ler e enviar e-mails, mas, infelizmente, a largura de banda não é ilimitada. Isso significa que você estará compartilhando sua conexão Wi-Fi com seus companheiros de viagem. Agora, imagine que a última temporada do Game of Thrones acabou de começar e ninguém quer peder a primeira parte…

Fique por dentroFique por dentro: Quer saber onde comprar passagens de ônibus? A CheckMyBus compara todos os precos de passagens para você. Aí, é só escolher e fazer a reserva. Viajar agora está mais barato e por um clique.

Embora muitas empresas de ônibus usem mais de um roteador para lidar com a carga de largura de banda, em um caso como esse deve occorrer a sobrecarga da rede, aí você não conseguirá assistir nem ao primeiro minuto do vídeo. Por isso, se possível use o download para assistir o que você quiser offline.

Como a maioria dos ônibus modernos têm uma bandeja, petiscos e portas USB, você vai ser capaz de surfar no seu celular enquanto, ao mesmo tempo, percorre sua rota!

Compartilhe este post:

35 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.