Informações gerais sobre o ônibus

informações gerais sobre ônibus

Você tem perguntas adicionais sobre a sua viagem de ônibus?

Está procurando mais informações gerais sobre ônibus? Tem ainda perguntas sobre um trecho de ônibus ou uma parada específica?

Encontre o ônibus perfeito com a CheckMyBus!

CheckMyBus Suporte Geral

Qual é o endereço da rodoviária e dos pontos de parada?

Logo após obter os resultados de pesquisa na CheckMyBus, você pode facilmente verificar o endereço das rodoviárias ou paradas de ônibus. Aliás, você encontrará também um mapa com a localização. Onde você pode encontrar esta informação? Muito simples. Basta clicar no símbolo “+” que você encontra na extremidade esquerda de cada resultado e obter todas as informações necessárias, tanto a rota quanto as paradas. Dessa forma, para mostrar o mapa das rodoviárias e paradas você só precisa clicar em “Ver mapa” – localizado no endereço das paradas.

E quando atrasa a partida do ônibus?

Quando atrasa a partida do ônibus

As empresas de transporte de passageiros não respondem aos atrasos que não são diretamente sua culpa, ou seja, produzidos por acidente ou cumprimento de exigências administrativas ou legais.

Aliás se a causa do atraso é responsabilidade da empresa, é necessário fazer uma queixa formal para exigir uma compensação adequada pelos danos que possam terem sido causados ao viajante.

Neste caso, o passageiro deve provar o dano e seu impacto econômico, apresentando todas as faturas e recibos, mostrando os custos relevantes.

Em caso de falha durante a viagem, a empresa de ônibus deve encontrar meios alternativos para o transporte do passageiro até seu destino final, o mais rápido possível, arcando com todos os custos extras.

Com qual antecedência deve-se chegar na rodoviária?

Naturalmente, existem diferentes fatores que afetam a quantidade de tempo necessária com a qual o viajante deve se encaminhar para a rodoviária ou ponto de partida do ônibus. No caso das viagens domésticas, com a passagem impressa e sem bagagem especial, geralmente 10 a 15 minutos antes do horário de partida do ônibus são suficientes. Já quando o passageiro tem alguma bagagem especial, recomendamos que você chegue na rodoviária com uma antecedência mínima de 30 minutos antes do horário de partida do ônibus.

Se você viaja com sua bicicleta, com um carrinho de bebê ou têm necessidades especiais para cobrir durante a viagem, as empresas de ônibus requerem que você se apresente pelo menos 30 minutos de tempo para evitar circunstâncias imprevistas, independentemente de se tratar de viagem nacional ou internacional.

Nossa recomendação: é sempre melhor ficar relaxado e com tempo de sobra do que chegar correndo ou até mesmo perder o ônibus se você chegar tarde demais.

O que fazer se perder o ônibus?

Caso tenha perdido o horário do ônibus, você tem até 1 ano para utilizar sua passagem. Assim sendo, caso a data da viagem já tenha passado, a empresa de ônibus pode cobrar até 20% do valor como taxa de reagendamento. Portanto, para remarcar sua passagem basta apresentar-se no guichê da empresa de ônibus com antecedência.

Caso a data e horário ainda não tenham passado, a mudança de datas não inclui taxas ou encargos extras.

Como um menor pode viajar desacompanhado?

crianca desacompanhada

De fato, menores de 12 anos de idade somente podem viajar sozinhos dentro de regiões metropolitanas. Em caso de viagens intermunicipais cujo itinerário inclua diferentes regiões metropolitanas, é preciso que o menor tenha autorização judicial. Ela tem que ser concedida pelo Posto do Juizado de Menores ou pelo Poder Judiciário da comarca local, e requerida pelos pais ou responsável legal.

Também é preciso notar que, desde de março de 2019, o Estatuto da Criança e do Adolescente alterou as regras para as viagens de adolescentes. Assim, atualmente adolescentes entre 12 e 16 anos de idade só podem viajar desacompanhados se apresentarem autorização judicial, também como no caso dos menores de 12 anos. A exceção é para cidades vizinhas ou, se o adolescente estiver com alguém da família, como avós e tios, também está dispensado da autorização judicial.

Para conseguir a autorização, é preciso ir a uma Vara da Infância e da Juventude. Os pais devem se programar com antecedência para os filhos não perderem a viagem. A autorização é gratuita. À partir dos 17 anos o adolescente pode viajar sozinho desde que apresente um documento de identificação original com foto atualizada.

Um menor pode viajar somente com a mãe ou com o pai?

Crianças menores de 12 anos podem viajar acompanhadas de um parente de até 3º grau (mãe, pai, avós, irmãos, tios ou sobrinhos maiores de 18 anos, guardião ou tutor legal), desde que estejam munidas de documentos de identidade originais com foto (RG) e apresentem uma autorização escrita pelo pai ou pela mãe da criança, com firma reconhecida contendo o nome do completo do acompanhante, e cidades de ida e de volta. Além disso, ter consigo uma cópia autenticada da identidade de quem autorizou a viagem e do documento da criança.

Obs.: Caso a criança possua o passaporte brasileiro, esta autorização já vem contida no mesmo. Por isso, para evitar ter mais trabalho, confira se o passaporte do seu filho já traz essa autorização explícita.

Mesmo que você ainda tenha mais dúvidas e ainda busca outras informações gerais sobre o ônibus, por favor esvreva -nos, nós estamos aqui para ajudar!

deixar uma mensagem

157 Comments

  • Layla Ribeiro

    Bom dia,
    Meu nome é Layla Ribeiro sou um cliente muito assídua de vocês.
    Nunca tive problema, mas hoje infelizmente aconteceu algo bem chato. Eu realizei ontem uma compra de duas passagens, paguei até um valor maior, pois estava em cima da hora. Hoje de manhã, ao entrar no ônibus, o motorista disse que eu só podia embarcar e que o outro lugar que comprei, meu companheiro não poderia usar. Talvez, seja um procedimento normal aqui em Portugal, mas eu nunca soube disso. Não agi de má fé, tanto é que não embarquei para não deixar meu companheiro só.
    Comprei outro bilhete (para duas pessoas), para o próximo ônibus. Gostaria de saber se posso ser reembolsada ou pelo menos recuperar está passagem para eu poder usar em alguma outra viagem. Vocês poderiam me ajudar nesse meu pequeno ocorrido ?

    • cmbblogadmin

      Bom dia Layla,
      por favor entre em contato direto com a empresa de ônibus com a qual você comprou o bilhete. A CheckMyBus somente compara as passagens de ônibus e mostra aquelas que são mais baratas. A compra é feita diretamente na página da empresa de ônibus. Se precisar de mais alguma informação, é só escrever novamente.
      Esperamos ter ajudado!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Soraia,
      por favor entre em contato direto com a empresa de ônibus com a qual você comprou o bilhete. A CheckMyBus somente compara as passagens de ônibus e mostra aquelas que são mais baratas. A compra é feita diretamente na página da empresa de ônibus. Se precisar de mais alguma informação, é só escrever novamente.
      Esperamos ter ajudado!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • cmbblogadmin

      Olá Monica,
      A CheckMyBus é o maior buscador de passagens de ônibus online com quase 10 mil destinos na América do Sul mas nós não operamos os ônibus.
      Entretanto temos uma dica: Você pode encontrar as empresas de ônibus que fazem os trajetos nacionais e internacionais que você precisa em nossa pesquisa, depois entrar em contato direto com ela para perguntar sobre envio de encomendas, e qual o preço por esse serviço. Nesse caso, para a Argentina a JBL Turismos poderá te ajudar pelo SAC:0800 648 4440; Telefone: + 55(51)3475-4440
      Para envios no Brasil, por favor entre em nossa página sobre encomendas para fazer uma cotação sem compromisso. É fácil e rápido!
      Obrigada por sua mensagem e pesquise passagens de ônibus com agente!
      Esperamos ter te ajudado – Serviço de atendimento ao cliente CheckMyBus

  • Lidia Carvalho de Souza

    Fiz a compra da passagem do ônibus Recife – Goiânia 23/11 as 07:45 da manhã foi debitado no meu cartão e não recebi nenhuma confirmação em e-mail. Como devo proceder?

    • cmbblogadmin

      Olá Lidia, bom dia.
      Primeiro de tudo, sugerimos que você olhe no “spam” em seus emails ou na caixa de emails indesejados pois pode ser que a confirmação esteja lá. Se tiver certeza que não a recebeu em nenhuma de suas contas de emails, pedimos que você entre em contato direto com a operadora com a qual você realizou a compra/reserva da passagem. Se não tiver certeza qual operadora, é só ver o nome do cobrador junto da cobrança feita em sua conta de banco.
      Espero que ajude e se precisar de algo mais, ficamos a disposição no email info@checkmybus.com, teremos o prazer de ajudá-la como pudermos.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • cmbblogadmin

      Bom dia Camila, tudo bem?
      Obrigado pelo seu comentário.
      As passagens para países vizinhos (Argentina, Uruguai, Peru etc…) que estão abrindo suas fronteiras, estarão automaticamente em nossas pesquisas assim que disponíveis para venda online.
      Por exemplo, hoje mesmo anunciamos no Facebook sobre as passagens de Porto Alegre para Montevidéu. Por favor, pesquise em nosso motor de busca ou acompanhe o nosso Facebook porque assim que as primeiras passagens para Buenos Aires estiverem para vendas, nos iremos anunciar.
      Se ainda tiver mais alguma pergunta, escreva-nos novamente.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Henrique Oliveira

    Boa tarde! Como estão as viagens com o paro / manifestações ocorrendo na Bolívia? Estamos planejando sair de La Paz no dia 15 com destino a Copacana.
    Obrigado

    • cmbblogadmin

      Boa tarde Henrique,
      É difícil te responder por ser uma ocorrência local.
      Entretanto, recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus que oferece a linha para se informar e evitar qualquer riscos na hora do embarque.
      Obrigada por sua mensagem e esperamos ter te ajudado.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • cmbblogadmin

      Olá Bruno,
      Note que a CheckMyBus é uma plataforma que busca e compara passagens de transporte online, um tipo de google para passagens.
      A compra da passagem e qualquer outra transação é feita diretamente na página das empresas que oferecem os bilhetes, por isso você precisa contatar a empresa na qual te vendeu a passagem.
      Para adicionar, normalmente o bilhete é enviado por email. Verifique em “spams” se não tiver recebido nada, aí então entre em contato com a empresa.
      Se precisar de mais algo, ficamos a disposição e teremos o prazer de ajudá-lo como pudermos.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • cmbblogadmin

      Olá Valter, Bom dia!
      Note que a CheckMyBus é uma plataforma que busca e compara passagens de transporte online para nossos usuários, um tipo de google para passagens.
      Depois que escolher a melhor oferta, nos te direcionamos para as empresas que oferecem os bilhetes como por exemplo, Quero Passagem, ClickBus, Bookaway, SkyScanner entre muitas outras.
      Geralmente você poderá encontrar e reservar as passagens com até 3 meses de antecedência.
      Entre em https://www.checkmybus.com.br/ e é só começar a sua pesquisa.

      Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • eldade

    Estou tentando fazer reserva do aeroporto de são paulo (guarulhos) para o rio de janeiro. Na hora de selecionar aparece como itinerário aeroporto guarulhos, mas na hora de comprar aparece rodoviária…. por quê isso????

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Bom dia Eldade,
      isso acontece porque não existe um ônibus que sai direto do Aeroporto de Guarulhos/SP até o Rio de Janeiro. Para fazer essa viagem você precisará pegar um ônibus local, ou outro meio de transporte, do Aeroporto de Guarulhos até a rodoviária de Guarulhos. Existem vários ônibus locais (circular) que fazem esse trecho. Chegando na rodoviária de Guarulhos você poderá embarcar no ônibus que vai para o Rio de Janeiro, da Viação Sampaio. Abaixo você encontra o link para reservar sua passagem. Você só precisará alterar a data da viagem.
      https://www.checkmybus.com.br/guarulhos-aeroporto/rio-de-janeiro
      Esperamos ter ajudado.
      Obrigado por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.