Informações gerais sobre o ônibus

informações gerais sobre ônibus

Você tem perguntas adicionais sobre a sua viagem de ônibus?

Está procurando mais informações gerais sobre ônibus? Tem ainda perguntas sobre um trecho de ônibus ou uma parada específica?

Encontre o ônibus perfeito com a CheckMyBus!

CheckMyBus Suporte Geral

Qual é o endereço da rodoviária e dos pontos de parada?

Logo após obter os resultados de pesquisa na CheckMyBus, você pode facilmente verificar o endereço das rodoviárias ou paradas de ônibus. Aliás, você encontrará também um mapa com a localização. Onde você pode encontrar esta informação? Muito simples. Basta clicar no símbolo “+” que você encontra na extremidade esquerda de cada resultado e obter todas as informações necessárias, tanto a rota quanto as paradas. Dessa forma, para mostrar o mapa das rodoviárias e paradas você só precisa clicar em “Ver mapa” – localizado no endereço das paradas.

E quando atrasa a partida do ônibus?

Quando atrasa a partida do ônibus

As empresas de transporte de passageiros não respondem aos atrasos que não são diretamente sua culpa, ou seja, produzidos por acidente ou cumprimento de exigências administrativas ou legais.

Aliás se a causa do atraso é responsabilidade da empresa, é necessário fazer uma queixa formal para exigir uma compensação adequada pelos danos que possam terem sido causados ao viajante.

Neste caso, o passageiro deve provar o dano e seu impacto econômico, apresentando todas as faturas e recibos, mostrando os custos relevantes.

Em caso de falha durante a viagem, a empresa de ônibus deve encontrar meios alternativos para o transporte do passageiro até seu destino final, o mais rápido possível, arcando com todos os custos extras.

Com qual antecedência deve-se chegar na rodoviária?

Naturalmente, existem diferentes fatores que afetam a quantidade de tempo necessária com a qual o viajante deve se encaminhar para a rodoviária ou ponto de partida do ônibus. No caso das viagens domésticas, com a passagem impressa e sem bagagem especial, geralmente 10 a 15 minutos antes do horário de partida do ônibus são suficientes. Já quando o passageiro tem alguma bagagem especial, recomendamos que você chegue na rodoviária com uma antecedência mínima de 30 minutos antes do horário de partida do ônibus.

Se você viaja com sua bicicleta, com um carrinho de bebê ou têm necessidades especiais para cobrir durante a viagem, as empresas de ônibus requerem que você se apresente pelo menos 30 minutos de tempo para evitar circunstâncias imprevistas, independentemente de se tratar de viagem nacional ou internacional.

Nossa recomendação: é sempre melhor ficar relaxado e com tempo de sobra do que chegar correndo ou até mesmo perder o ônibus se você chegar tarde demais.

O que fazer se perder o ônibus?

Caso tenha perdido o horário do ônibus, você tem até 1 ano para utilizar sua passagem. Assim sendo, caso a data da viagem já tenha passado, a empresa de ônibus pode cobrar até 20% do valor como taxa de reagendamento. Portanto, para remarcar sua passagem basta apresentar-se no guichê da empresa de ônibus com antecedência.

Caso a data e horário ainda não tenham passado, a mudança de datas não inclui taxas ou encargos extras.

Como um menor pode viajar desacompanhado?

crianca desacompanhada

De fato, menores de 12 anos de idade somente podem viajar sozinhos dentro de regiões metropolitanas. Em caso de viagens intermunicipais cujo itinerário inclua diferentes regiões metropolitanas, é preciso que o menor tenha autorização judicial. Ela tem que ser concedida pelo Posto do Juizado de Menores ou pelo Poder Judiciário da comarca local, e requerida pelos pais ou responsável legal.

Também é preciso notar que, desde de março de 2019, o Estatuto da Criança e do Adolescente alterou as regras para as viagens de adolescentes. Assim, atualmente adolescentes entre 12 e 16 anos de idade só podem viajar desacompanhados se apresentarem autorização judicial, também como no caso dos menores de 12 anos. A exceção é para cidades vizinhas ou, se o adolescente estiver com alguém da família, como avós e tios, também está dispensado da autorização judicial.

Para conseguir a autorização, é preciso ir a uma Vara da Infância e da Juventude. Os pais devem se programar com antecedência para os filhos não perderem a viagem. A autorização é gratuita. À partir dos 17 anos o adolescente pode viajar sozinho desde que apresente um documento de identificação original com foto atualizada.

Um menor pode viajar somente com a mãe ou com o pai?

Crianças menores de 12 anos podem viajar acompanhadas de um parente de até 3º grau (mãe, pai, avós, irmãos, tios ou sobrinhos maiores de 18 anos, guardião ou tutor legal), desde que estejam munidas de documentos de identidade originais com foto (RG) e apresentem uma autorização escrita pelo pai ou pela mãe da criança, com firma reconhecida contendo o nome do completo do acompanhante, e cidades de ida e de volta. Além disso, ter consigo uma cópia autenticada da identidade de quem autorizou a viagem e do documento da criança.

Obs.: Caso a criança possua o passaporte brasileiro, esta autorização já vem contida no mesmo. Por isso, para evitar ter mais trabalho, confira se o passaporte do seu filho já traz essa autorização explícita.

Mesmo que você ainda tenha mais dúvidas e ainda busca outras informações gerais sobre o ônibus, por favor esvreva -nos, nós estamos aqui para ajudar!

deixar uma mensagem

157 Comments

  • Paula

    Por gentileza, ajustar endereço da rodoviária de São Bernardo do Campo – SP. Acabamos indo para o endereço errado pois houve uma recente mudança. Agradeço.

    • cmbblogadmin

      Olá Paula, Bom dia!
      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Iremos com toda certeza verificar sobre endereço da rodoviária de São Bernardo do Campo em nossa busca.
      Normalmente, essa informação é sincronizada com os sistemas que oferecem as passagens online. Entretanto, esse tipo de situação raramente podem ocorrer infelizmente além do mais se a passagem for reservada com meses de antecedência.
      Agradecemos imenso sua colaboração e lamentamos se houve qualquer transtorno.
      Se precisares nos escreva novamente, estamos aqui para atendê-la.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

        • cmbblogadmin

          Bom dia Gracieli,

          Obrigado pela sua mensagem.
          Por favor, note que CheckMyBus é uma plataforma que pesquisa e compara bilhetes online, mas não vende os bilhetes.

          Se o seu pagamento já tiver sido aprovado, mas não tiver recebido a sua confirmação de compra por correio electrónico, basta fazer o seguinte:

          a – Verifique todas as suas caixas de correio electrónico, incluindo correio não solicitado e Spam (infelizmente muitos e-mails da Microsoft, como o Hotmail e o Outlook, são direccionados para este local)

          b – Se realmente não recebeu nenhum e-mail ou bilhete de confirmação, contacte diretamente o Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa de ônibus com a qual comprou o bilhete. Eles têm esta informação e poderão verificar a sua reserva. Para o fazer, basta entrar no website da empresa de ônibus em questão.

          Se não se lembra ou não sabe com qual empresa reservou o bilhete, verifique o seu extrato bancário ou recibo de transação para saber a quem foi efetuado o pagamento.

          Muito obrigado e espero que ajude.

          Se precisar de alguma informação, por favor, escreva-nos novamente.

          CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • cmbblogadmin

      Oi Carlos,
      até 5 anos crianças não pagam passagem, mas também não podem ocupar uma poltrona sozinha. Ou seja, elas têm que viajar no colo do responsável. À partir de 6 anos elas pagam passagem normalmente e podem ocupar uma poltrona como qualquer outro passageiro.
      Espero que vocês tenha uma ótima viagem bem tranquila!
      Também siga-nos no Facebook e qualquer coisa, por favor basta nos escrever.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • cmbblogadmin

      Bom dia Maria Heloiza e obrigado por nos escrever!
      Correto, crianças com mais de 6 anos já pagam a tarifa normal porque já são grandinhas e precisam ocupar um assento no ônibus. Desta forma todos, responsáveis e filhos, têm todo o conforto e principalmente segurança durante a viagem.
      Tente pesquisar pelos melhores preços de passagens em nossa busca, temos todas as principais empresas online para comparar em um só lugar (ClickBus, DeÔnibus, Buson, Quero Passagem, Embarca, Buser, wemobi e muitas outras…)
      Espero que vocês tenha uma ótima viagem bem tranquila!
      Também siga-nos no Facebook e qualquer coisa, por favor basta nos escrever.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • cmbblogadmin

      Olá Ivina,

      A política funciona assim: somente se você desistir da viagem, você só será reembolsada de uma parte da tarifa, de acordo com a antecipação com a qual você devolveu o bilhete pois assim a empresa pode oferecer o bilhete a um novo passageiro.
      Se perdeu o horário do ônibus, acredito que o passageiro não tem direito a reembolso. Isso depende muita da política de reembolso de cada companhia de ônibus.

      Entretanto, note que a CheckMyBus é uma plataforma que busca e compara passagens online das maiores empresas do mercado, mas nós não operamos as linhas ou vendemos os bilhetes. O tema de reembolso e cancelamento de passagens deve ser tratado direto com a companhia com a qual você comprou a sua passagem. Isso dito, recomendamos que você entre em contato com a empresa com a qual efetuou a compra da sua passagem para que eles possam te ajudar com esse tema.

      Atenciosamente,
      Equipe de Suporte da CheckMyBus

  • Nicole

    Gostaria de saber por qual e-mail posso pedir o reembolso da passagem que eu cancelei dentro do prazo. Entrei em contato com a empresa que faria a viagem mas me informaram que o reembolso seria feito por vocês.

    Aguardo a resposta, obrigada!

    • cmbblogadmin

      Olá Nicole, tudo bem?
      Obrigado por nos escrever.

      Note que a CheckMyBus encontra e compara as melhores ofertas de passagens online mas não vende ou faz a reserva das passagens portanto não temos quaisquer dados nesse sentido.

      Mas não se preocupe que poderemos te ajudar nesse pois temos em nossa pesquisas os maiores sites de passagens do mercado, como por exemplo, ClickBus, Quero Passagem, Buson, SkyScanner entre muitas outras.

      Por favor, somente precisamos que nos informe mais detalhes (destino e origem da viagem e qual empresa de ônibus) pelo email info@checkmybus.com e podemos dar seguimento no assunto.
      Obrigado e ficamos no aguardo! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • cmbblogadmin

      Bom dia Gilberto,
      Obrigado por nos escrever.

      A CheckMyBus é uma página que pesquisa e compara as ofertas de passagens de ônibus online mas não opera as linhas ou vende as passagens que estão nas buscas.

      Por isso, para todas as solicitações relacionadas à aquisição, processo de pagamento, cancelamentos, entregas e reembolso do bilhete de passagem, bem como a cobertura das viagens e o transporte dos passageiros e respectivas bagagens, convidamos os nossos usuários a consultar a empresa com a qual o bilhete foi adquirido.

      Para saber qual empresa contactar, verifique o email de confirmação da sua reserva, seu extrato bancário ou comprovante da transação.

      Se tiver qualquer outra dúvida, estamos a disposição no info@checkmybus.com

      Grande abraço,
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • cmbblogadmin

      Olá Brian,

      Geralmente é possível transportar sem problemas animais de estimação, mas algumas regras devem ser seguidas.
      Colocamos as regras abaixo e recomendamos que você entre em contato direto com a empresa com a qual você irá viajar para não correr riscos, já que algumas condições de transporte podem variar de empresa para empresa.
      No geral, apenas têm autorização para o embarque cães e gatos de pequeno e médio porte: Os documentos necessários são:
      – Vacina contra raiva (deve estar na validade, com aplicação de no mínimo 15 dias, antes da emissão do Atestado de Saúde do Animal)
      – Carteira de Vacinação, com todos os dados do cachorro e do tutor.
      – Aplicação de antiparasitários interno e externo, pelo Médico Veterinário, com no máximo 15 dias anterior à emissão do CVI.
      – Atestado de Saúde do Animal, emitido com no máximo 15 dias anteriores a emissão do CVI
      – e-CVI – Certificado Veterinário Internacional;
      O transporte deve ser feito em contêiner feito de fibra de vidro ou similar, garantindo as condições de higiene, segurança e conforto do animal; o contêiner deverá ficar no assoalho do ônibus, próximo ao passageiro, não ocupando o espaço físico de outras poltronas ou corredor; se a empresa assim desejar, poderá ser cobrada tarifa pelo assento a mais utilizado para o transporte de animal.

      Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.

      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Mariluzio Pereira dos Santos

    Como posso buscar confirmação de uma viagem?
    Quando tento agendar uma viagem para 29/08 o calendário não aceita e marca 28/08!

    • cmbblogadmin

      Bom dia Mariluzio,
      Que rota você está tentando reservar? Pode ser que para esta data a informação ainda não tenha sido liberada pela empresa de ônibus. Escreva-nos novamente com a rota que você deseja viajar e nós seremos capazes de ajudá-lo melhor.
      Obrigado por sua mensagem.
      CheckMyBus – Serviço ao cliente

    • cmbblogadmin

      Olá Sheila,
      Obrigado pela sua mensagem.
      Em nosso site você pode encontrar todos os bilhetes disponíveis, bastando digitar a origem, destino e data e mostraremos os ônibus disponíveis para essa viagem, se houver. http://www.checkmybus.com.br
      Aqui o link para Embu das Artes
      – Para São Paulo
      Observe que o CheckMyBus é um portal de comparação de preços de ônibus intermunicipais, uma espécie de Google para passagens, porém não opera os ônibus.
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento ao Cliente CheckMyBus

    • cmbblogadmin

      Olá Élio, Bom dia!
      CheckMyBus é o melhor portal para pesquisar e comparar passagens de ônibus, mas não opera os veículos.
      Sabemos que alguns veículos têm acesso para cadeiras de rodas, mas é preciso verificar diretamente com a empresa de ônibus para saber se o trecho é servido por um.
      Recomendamos que você procure em nossa pesquisa de ônibus para encontrar a qual linha oferece o que você precisa e depois entre em contato diretamente com a empresa de ônibus.
      Se você precisar de mais assistência, escreva-nos para info@checkmybus.com.
      Obrigado por sua mensagem!
      CheckMyBus – Atendimento ao cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.